Pronunciamento de Ana Amélia em 10/11/2015
Fala da Presidência durante a 200ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
* Solicita à Mesa Diretora a viabilização do acesso de visitantes ao Senado Federal.
- Autor
- Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
- Nome completo: Ana Amélia de Lemos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
SENADO:
- * Solicita à Mesa Diretora a viabilização do acesso de visitantes ao Senado Federal.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/11/2015 - Página 118
- Assunto
- Outros > SENADO
- Indexação
-
- SOLICITAÇÃO, MESA DIRETORA, LIBERAÇÃO, VISITA, PESSOAS, SENADO.
A SRª PRESIDENTE (Ana Amélia. Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) - Não há mais oradores inscritos - aliás, há oradores inscritos, mas não estão presentes no plenário. Há uma reunião das Lideranças com o Presidente Renan Calheiros, então vamos suspender a sessão. E, tão logo encerre a reunião das Lideranças, nosso expediente da Ordem do Dia vai ser retomado, com as matérias que poderão ser examinadas.
Gostaria também, aproveitando a presença do Senador João Alberto, de reforçar aqui aquela manifestação feita, há pouco, na tribuna, pelo Senador Telmário Mota, de que a Mesa se encarregue de viabilizar o acesso de visitantes que vêm ao Senado Federal, para conhecer a nossa biblioteca, o nosso museu, para conhecer o plenário do Senado.
Veja que, no ano de 2014, 150 mil visitantes estiveram no Congresso Nacional. Para nós, Parlamentares, é uma grande honra que os brasileiros e estrangeiros que estejam em Brasília, e que queiram, venham visitar a nossa Casa. É aqui que trabalhamos.
Neste ano de 2015, até agora, já visitaram o Congresso Nacional, o Senado Federal, 117 mil visitantes. E é exatamente por isso que imaginamos que seja importante que as pessoas que assistem todos os dias à TV Sena- do e que vêm aqui façam uma visita pessoal, não virtual, conhecendo, sentindo, conversando com servidores.
Em março deste ano, o programa de visitas recebeu três estrelas, a melhor classificação do Guia Michelin, conhecido por suas listagens de melhores restaurantes do mundo. A premiação aconteceu na categoria “Atrações Turísticas - Lugares para ver e o que fazer”.
A publicação internacional é especializada em turismo e realiza as visitas aos estabelecimentos de forma anônima. Então, estar no Guia Michelin é também uma deferência para a nossa Casa, o Congresso Nacional.
As visitas ao Congresso são gratuitas, abertas ao público e podem ser feitas todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 8h30 às 17h30. De terças a quintas, são atendidos apenas grupos agendados.
Durante o percurso, os visitantes são conduzidos por monitores do Senado Federal e da Câmara, que explicam o funcionamento das duas Casas do Poder Legislativo brasileiro. A equipe é composta por 55 pessoas. São oferecidas ainda visitas guiadas em espanhol, inglês e francês. O agendamento pode ser feito no site www.congressonacional.leg.br/visite.
Então, estão feitos o convite e o pedido para que a Mesa do Senado possa assim fazer.
Se V. Exª quiser presidir, Senador João Alberto, dou continuidade a uma manifestação que havia inicia-
do na tribuna.