Fala da Presidência durante a 26ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Sessão solene destinada a homenagear o centenário de nascimento de Djalma Maranhão.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • Sessão solene destinada a homenagear o centenário de nascimento de Djalma Maranhão.
Publicação
Publicação no DCN de 17/11/2015 - Página 25
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • REGISTRO, LANÇAMENTO, DOCUMENTO, OBJETIVO, ALFABETIZAÇÃO, AUTORIA, POLITICO, ORIGEM, MUNICIPIO, NATAL (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN).

     A SRª PRESIDENTE (Senadora Fátima Bezerra. Bloco Apoio Governo/PT-RN) - Nós queremos, antes de encerrar a sessão, mais uma vez, agradecer a todas as autoridades, a todos de modo geral que aqui nos honraram com suas presenças.

     Hoje, Senador Garibaldi Alves Filho, o plenário do Senado Federal, para a nossa alegria, foi ocupado pela delegação do Rio Grande do Norte.

     Bom, vamos encerrar a presente sessão e, agora, no ato de encerramento, queremos fazer o registro do lançamento da cartilha De Pé no Chão Também se Aprende a Ler, que, repito, era a cartilha utilizada na época para ensinar milhares de potiguares a ler e a escrever. Ou seja, a cartilha, na verdade, não só ensinava a ler e a

escrever, mas preparava as pessoas para a vida, inclusive para o mundo do trabalho.

     Então, no momento em que aqui estamos fazendo o lançamento da edição desta cartilha -- quero agradecer aos servidores do Senado --, quero dizer que esperamos que as reflexões nela propostas, embora singelas, sejam capazes de motivar e impulsionar cada vez mais aqueles que lutam pela erradicação do analfabetismo e em defesa da educação pública.

     Esse era o sonho de Djalma, que é o nosso também. Para que possamos realizar os sonhos de Djalma e de Paulo Freire, esperamos que o novo Plano Nacional de Educação seja esse instrumento, propiciando uma educação inclusiva e livre de amarras, que permita a emancipação política, social e cultural da nossa sociedade.

     Vamos ouvir agora a canção Baião de Pé no Chão, letra e música de Oscar Homem de Siqueira Sobrinho, e, em seguida, a canção Chiado da Botina, ambas interpretadas pelo cantor norte-rio-grandense Fernando Tovar.

     (É entoada a música Baião de Pé no Chão. Palmas.)

     A SRª PRESIDENTE (Fátima Bezerra. Bloco Apoio Governo/PT-RN) - Agora, dando sequência, vamos ouvir a música Chiado da Botina, mais uma vez interpretada pela bela voz do norte-rio-grandense Fernando Tovar.

     (É entoada a música Chiado da Botina.)

     O SR. FERNANDO TOV AR - Comandos populares, Djalma Maranhão! Obrigado. (Palmas.)

     A SRª PRESIDENTE (Fátima Bezerra. Bloco Apoio Governo/PT-RN) - Viva Djalma Maranhão! Viva Natal! Vivam todos aqueles e aquelas que não desistem de sonhar e, portanto, de continuar lutando pelo Brasil inclusivo,

generoso e democrático!

     Muito obrigada a todos. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DCN de 17/11/2015 - Página 25