Pronunciamento de Ronaldo Caiado em 17/11/2015
Questão de Ordem durante a 27ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional
Questão de ordem sobre a prioridade de votação de destaques referentes a matérias votadas em sessão anterior, sobre as matérias da sessão em curso.
- Autor
- Ronaldo Caiado (DEM - Democratas/GO)
- Nome completo: Ronaldo Ramos Caiado
- Casa
- Congresso Nacional
- Tipo
- Questão de Ordem
- Resumo por assunto
-
CONGRESSO NACIONAL.:
- Questão de ordem sobre a prioridade de votação de destaques referentes a matérias votadas em sessão anterior, sobre as matérias da sessão em curso.
- Publicação
- Publicação no DCN de 18/11/2015 - Página 31
- Assunto
- Outros > CONGRESSO NACIONAL.
- Indexação
-
- APRESENTAÇÃO, QUESTÃO DE ORDEM, ASSUNTO, DEFESA, PRIORIDADE, VOTAÇÃO, DESTAQUE, VETO (VET), SESSÃO, ANTERIORIDADE, REFERENCIA, DELIBERAÇÃO, PAUTA, ATUALIDADE, SESSÃO ORDINARIA.
O SR. RONALDO CAIADO (Bloco/DEM - GO. Para uma questão de ordem. Sem revisão do orador.) - Sr.
Presidente, eu quero formular a V. Exª e à Mesa uma questão de ordem em relação à votação dos vetos da Presidente da República.
Na anterior, todos os destacados não foram votados. Não foram. A Mesa convocou uma nova sessão do Congresso para votar em separado, no painel, e não ocorreu a sessão do Congresso Nacional. V. Exª volta todos aqueles vetos para a pauta novamente no dia de hoje.
Sr. Presidente, o que eu pondero com V. Exª é que nós votaremos hoje a cédula. Ao votarmos a cédula, o que vai acontecer? Ficarão exatamente os destaques. As destacadas sofrerão exatamente o risco de não terem, na hora da votação, quórum suficiente. Ora, nós vamos ficar eternamente com um residual.
A questão que faço é se não seria compatível V. Exª ordenar que aqueles que ficaram na sessão anterior e foram reincorporados na cédula tivessem a prioridade de ser votados primeiro. Senão nós vamos ficar com um acúmulo. E nós não sabemos em que dia esses vetos serão votados, ou seja, nós ficaremos apenas votando a cédula e amanhã uma estratégia da base do Governo recua o número de Parlamentares, nós não temos quórum e a votação não é feita. É exatamente uma... É uma questão que apresento à Mesa. Eu acho que é um assunto sobre o qual nós precisamos chegar a um entendimento e essa é a minha proposta a V. Exª.
Muito obrigado pelo tempo que me foi concedido, Sr. Presidente.