Discurso durante a 204ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar o 156º aniversário da Igreja Presbiteriana do Brasil e 145º aniversário da Instituição Mackenzie.

Autor
Hélio José (PSD - Partido Social Democrático/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a comemorar o 156º aniversário da Igreja Presbiteriana do Brasil e 145º aniversário da Instituição Mackenzie.
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
MINAS E ENERGIA:
Publicação
Publicação no DSF de 02/12/2015 - Página 28
Assuntos
Outros > HOMENAGEM
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Outros > MINAS E ENERGIA
Indexação
  • HOMENAGEM, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, IGREJA EVANGELICA, BRASIL, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, VINCULAÇÃO, IGREJA, ELOGIO, IMPORTANCIA, ATIVIDADE, INSTITUIÇÃO RELIGIOSA, PAIS.
  • COMENTARIO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, MOTIVO, ATENTADO, TERRORISTA, LOCAL, CIDADE, PARIS, REPUDIO, TERRORISMO.
  • DEFESA, NECESSIDADE, INVESTIMENTO, ENERGIA RENOVAVEL, ENFASE, DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL, OBJETIVO, INOVAÇÃO, SISTEMA DE GERAÇÃO, ENERGIA ELETRICA.

    O SR. HÉLIO JOSÉ (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Quero cumprimentar todos e parabenizar o nosso querido Senador José Medeiros, signatário desta sessão solene tão importante. Os 156 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil e os 145 da Mackenzie têm de ser comemorados, Medeiros. Você está de parabéns! Você representa muito bem o seu Estado de Mato Grosso. Tive a oportunidade de falar isso pessoalmente para o Pedro Taques, na semana passada. Este ato aqui só mostra o quanto você é preocupado com o nosso Brasil, com as suas instituições e com os bons encaminhamentos nesta Casa. Parabéns a você! Estou aqui, além da consideração aos presbiterianos e ao Mackenzie, também em consideração a você, pelo importante ato que você realiza.

    Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Senador José Medeiros, autor do requerimento, meu abraço e toda a minha deferência; Sr. Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, Reverendo Roberto Brasileiro Silva, muito prazer, é com muita alegria que o cumprimento; Presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Presbiteriano Mackenzie, José Inácio Ramos, prazer, seja muito bem-vindo;

    Presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie, Maurício Melo de Menezes, parabéns! Eu o aguardo no meu gabinete para podermos dialogar sobre Brasília, sobre o Mackenzie, sobre essa importante instituição.

    Sr. Reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Benedito Guimarães Aguiar Neto, seja muito bem-vindo! Tive a notícia de que, em breve, teremos a universidade no Distrito Federal. Isso é muito importante para nós. Vocês têm sociedade com a Upis? Acho que é Upis mesmo, União Pioneira da Integração Social, aqui no DF; pelo menos fiquei sabendo disso.

    Sr. Chanceler da UPM, Reverendo Davi Charles Gomes, bem-vindo.

    Eu não havia cumprimentado aqui o Secretário Executivo da Igreja Presbiteriana do Brasil, Sr. Reverendo Juarez Marcondes Filho. Tudo bem com o senhor?

    Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, o Sr. Cid Marconi. Muito bem-vindo a esta Casa!

    Presidente dos estabelecimentos particulares de ensino do Distrito Federal (Sinepe), Sr. Álvaro Moreira Domingues Júnior. Seja bem-vindo também a esta Casa!

    O diretor do Mackenzie Brasília, Sr. Walter Ribeiro. Bem-vindo, Walter! Convidei o nosso querido diretor-geral do Mackenzie e você também, para darem uma chegada ao gabinete, a fim de dialogarmos, conversarmos, afinal, representando Brasília, é muito importante dialogar com vocês.

    Senhores integrantes do Quarteto Gideões. Essa música linda que acabaram de cantar aqui só demonstra para nós o quanto são preparados.

    Vamos às palavras.

    A Igreja está em júbilo, um século e meio de prioridade máxima à evangelização, em que fundadores da Igreja Presbiteriana do Brasil se dedicaram a encontrar soluções para os problemas do presente, principalmente no que diz respeito à educação e à cultura - muito importante a presença de vocês no nosso meio.

    A Instituição Mackenzie, ao longo desses anos, consolidou-se como uma das universidades mais renomadas do País. Atualmente, o Mackenzie possui cerca de 45 mil alunos, desde o Jardim de Infância até o nível de doutores e pós-doutores, e aproximadamente 20 mil alunos desfrutam de algum tipo de bolsa de estudo, igual ao meu amigo, meu querido colega Senador Roberto Rocha.

    Tudo isso só foi possível graças à preparação dos obreiros, porque existe realmente um corpo bem preparado. Os reformados sempre se preocuparam, desde o século XVI, com um ministério bem preparado. Por isso, desde Calvino, da Reforma, todos têm um respeito muito grande pela Igreja Presbiteriana.

    A Academia de Genebra, fundada por Calvino, é um exemplo claro da preocupação na formação de pastores para as igrejas reformadas da França.

    E, por falar em França, que tragédia! Aqui fica o nosso repúdio às atitudes de terrorismo, às atitudes extremistas, que não levam a lugar nenhum; à intolerância, que não leva a lugar nenhum. Eu acho que o grande ponto de respeito e de trabalho que os presbiterianos nos dão é exatamente a questão da tolerância, a questão da harmonia, a questão da formação. Isso tudo me faz aqui falar algumas palavras no momento importante desta comemoração. Portanto, a nossa solidariedade aos franceses, também aos nossos mineiros, aos nossos capixabas, devido à grande tragédia ocorrida em Mariana.

    Outras instituições de ponta, como Harvard, Yale e Princeton, entre tantas, foram fundadas pelos calvinistas norte-americanos nos séculos XVII e XVIII.

    Fiquei sabendo, pelo nosso diretor, o porquê do nome "Mackenzie". Foi John Mackenzie que, anos atrás, fez uma doação significativa para a construção de uma instituição de ensino aqui no País, mas lamentavelmente ele se foi, inclusive sem conhecer o nosso País. E, de forma muito justa e muito adequada, os presbiterianos batizaram a escola de Mackenzie, que hoje é esse exemplo de escola e de universidade também.

    Os homens e as mulheres que vieram para o Brasil como missionários, no século XIX, eram herdeiros desta nobre tradição: educação de excelência, com a preocupação, desde o início, de formar líderes bem treinados para a Igreja nascente.

    A Igreja Presbiteriana se destaca por dar ênfase aos valores morais e éticos e pela permanente defesa dos direitos. Tem sido fundamental sua presença no Brasil na área de educação e também na formação de muitos humanistas e pensadores sociais.

    Eu queria, com essas poucas palavras, nobre Senador Medeiros - fiz questão de fazer um discurso rápido, porque o importante é ouvirmos aqui a diretoria e os representantes do Mackenzie - saudar este importante evento, esta importante sessão solene, e dizer aos colegas do Mackenzie, aos colegas presbiterianos, à família cristã, que estou nesta Casa para defender os valores da família. Eu acho que os valores da família já enfrentam tantas complicações que, quanto mais pudermos defendê-los, melhor.

    O meu mandato nesta Casa tem algumas premissas, e uma premissa básica é defender os valores da família, tão atingidos por uma série de questões. Sei quanto as instituições, tanto o Mackenzie quanto a instituição presbiteriana, prezam os valores da família. Então, como cristão que sou, quero deixar claro para os senhores, que representam na essência o valor da família na palavra que pregam diuturnamente, que o meu gabinete está à disposição para encaminhar e defender os assuntos relativos à defesa da família, que é a mola mestra, para mim, de qualquer sociedade.

    Além disso, defendo aqui de forma intransigente...

(Soa a campainha.)

    O SR. HÉLIO JOSÉ (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - DF) - ... políticas públicas adequadas para a saúde, para a educação, para o transporte e para a segurança. Sem saúde, sem educação, sem transporte e sem segurança não há como ir para frente.

    Defendo também a política pública que dá ênfase à habitação, porque o cidadão sem uma habitação não tem identidade. Defendo o setor produtivo como aquele que gera oportunidade, que gera emprego, e defendo os servidores públicos, porque sou um servidor público concursado.

    Eu sei da importância do servidor público para fazer a interface entre o público e o privado, entre o Estado e o povo e entre as instituições sérias, como é o Mackenzie e como é a Igreja Presbiteriana, e o Estado. Nós precisamos ter servidores públicos em situação adequada para prestar um bom serviço. Por isso eu os defendo aqui, inclusive porque eu também sou um servidor público concursado - graças a Deus, sempre fui servidor público concursado.

    Para fechar, defendo a energia: a energia alternativa, a energia limpa, a energia não poluente, a energia solar, a energia da biomassa, a energia da vida, a energia que possa propiciar o desenvolvimento social.

    Então, essa é a essência do meu mandato aqui nesta Casa, começando pela família e terminando na energia, passando por esses setores todos. Estou à disposição de vocês para ajudá-los no que eu puder. Podem me procurar no Gabinete 22 da Ala Teotônio Vilela.

    Quero mandar um grande abraço ao meu amigo Medeiros e a todos dessa Mesa.

    Vou pegar as notas taquigráficas para ver o que foi aqui colocado. Eu tenho que me retirar porque sou membro da CMO, da Comissão Mista de Orçamento, e tenho também uma série de outras questões a tratar.

    Deixo um abraço a todos. Muito obrigado por terem me ouvido.

    Não é qualquer coisa comemorar 156 anos no País - uma instituição tão séria como é a Presbiteriana - não é qualquer escola que comemora 145 anos de excelência, como o faz o Mackenzie. Parabéns a todos!

    Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/12/2015 - Página 28