Discurso durante a 204ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão especial destinada a comemorar o 156º aniversário da Igreja Presbiteriana do Brasil e 145º aniversário da Instituição Mackenzie.

Autor
MAURÍCIO MELO DE MENESES
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão especial destinada a comemorar o 156º aniversário da Igreja Presbiteriana do Brasil e 145º aniversário da Instituição Mackenzie.
Publicação
Publicação no DSF de 02/12/2015 - Página 29
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, IGREJA EVANGELICA, BRASIL, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, VINCULAÇÃO, IGREJA, ELOGIO, IMPORTANCIA, ATIVIDADE, INSTITUIÇÃO RELIGIOSA, PAIS, COMENTARIO, REALIZAÇÃO, INVESTIMENTO, OBJETIVO, EXPANSÃO, REDE ESCOLAR, PROPOSTA, CRIAÇÃO, CURSO DE GRADUAÇÃO, MEDICINA.

    O SR. MAURÍCIO MELO DE MENESES - Saúdo o caríssimo Senador José Medeiros, que propôs esta homenagem à Igreja Presbiteriana do Brasil e também ao Instituto Presbiteriano Mackenzie.

    Saúdo também o nosso Presidente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil, Reverendo Roberto Brasileiro, e, em seu nome, cumprimento todos os membros da Mesa já nominados.

    Saudamos também os Senadores Roberto Rocha e Hélio José, assim como os demais membros desta Casa de Leis.

    A nossa saudação aos queridos amigos que estão aqui nos visitando, da Igreja Presbiteriana do Brasil, do Mackenzie, de vários lugares do Brasil, nós queremos saudá-los em nome da nossa Instituição.

    O sonho Mackenzie surgiu há muitos anos no coração do casal de missionários americanos George e Mary Ann Chamberlain, já citados aqui pelo nosso Chanceler, Dr. Davi. Eles aportaram em São Paulo quando esse Estado tinha 30 mil habitantes somente, em 1870. Chegaram em terras brasileiras, e ele começou sua missão de divulgar o Evangelho através da Igreja Presbiteriana Norte-Americana. E enquanto ele saía para cumprir essa missão, sua esposa Mary começava a Escola Americana - como já dito também, no início havia três alunos somente, dois meninos e uma menina.

    Essa história cresceu, ficou famosa. Dom Pedro II, sabendo do que acontecia no Mackenzie, na Escola Americana ainda, foi até lá conhecer o nosso sistema educacional e colocou todo esse sistema para funcionar no Estado de São Paulo. Era um sistema diferenciado: como já foi dito, abria oportunidades tanto para os filhos dos magnatas - na época, os barões do café - como para os filhos dos escravos e para aqueles menos afortunados. Essa foi a história do Mackenzie, a história que começou lá atrás, muito bonita. Nós louvamos a Deus por esses homens que iniciaram essa história!

    Ao longo dos anos subsequentes diversas mudanças foram empreendidas em nosso Colégio. A consolidação se deu ao longo do século passado. O Mackenzie passou a ser considerada uma entidade com prestígio forte no Estado de São Paulo, prestígio decorrente do fato de sempre ter buscado uma educação de alta qualidade.

    Depois disso, recentemente, expandiu-se para todo o território nacional. Hoje nós estamos presentes através do Sistema Mackenzie de Ensino, em mais de 240 escolas e com 40 mil alunos estudando no nosso sistema - único sistema confessional do mundo, sistema completo é o do Mackenzie, para honra e glória de Deus!

    Existem muitos fascículos de outras instituições internacionais, mas o sistema completo, Deus permitiu que o Mackenzie pudesse fazê-lo e, com ele, abençoar o Brasil.

    E não só o Brasil. Semana passada, Reverendo Roberto, Senador José Medeiros, nós terminamos de traduzir o nosso sistema para o espanhol e, agora, nós vamos abençoar a Igreja Presbiteriana Mexicana. É uma igreja que enfrenta muitas dificuldades, e o Mackenzie, gratuitamente, cedeu o seu sistema para abençoar nossos irmãos do México. Para o próximo ano: estamos em final de negociação para abençoar também a África, seus países de língua portuguesa. Se Deus permitir, o Sistema Mackenzie de Ensino estará abençoando vários países com os quais nós já estamos mantendo contato.

    Então, essa é a história do Mackenzie, uma escola que tem como objetivo educar com as ciências divinas e humanas - e jamais mudou esse foco seu.

    Nós estamos convidando todos para, no dia 2 de março do próximo ano - Senador Medeiros e Senador Hélio, já coloquem em suas agendas, na agenda do Senado - inaugurarmos o maior centro de pesquisa em grafeno da América Latina - o único.

    Nós acabamos de chegar, neste final de semana, da Universidade Rice, de Houston, no Texas, onde firmamos um convênio com aquela excelente universidade, fundada também por presbiterianos, firmada nos mesmos alicerces - segundo disse seu presidente a mim e ao Reitor Benedito, que aqui está. Também firmamos esse convênio relativo ao grafeno.

    Firmamos convênio com a Universidade de Singapura já há mais de três anos, uma das 20 melhores universidades do mundo. Recentemente, neste início de mês, estivemos em Manchester, na Inglaterra, e em Oxford, também firmando convênio relativo a esse produto que começa a ser testado no mundo inteiro, que é o grafeno.

    O Mackenzie está investindo em torno de 100 milhões até 2018, e 85% desses recursos são oriundos do nosso caixa.

    Nós louvamos a Deus por isso, porque muitas empresas, muitas indústrias serão beneficiadas com o nosso Centro de Pesquisa em Grafeno. É o Mackenzie, mais uma vez, colocando-se como uma universidade de vanguarda.

    Neste dia 2 de março do ano que vem, vamos inaugurar nosso Centro e, no dia 3, nós vamos receber o Prêmio Nobel Andre Geim, que foi a pessoa que descobriu o grafeno. É um russo, hoje inglês, que estará conosco no Mackenzie para falar, numa conferência, para os cientistas do Brasil. Isso nos deixa muito felizes, porque é difícil encontrar uma universidade particular brasileira que tenha investido tanto em pesquisa como tem feito o Mackenzie.

    Estamos também pensando no futuro e, para isso, o Conselho Deliberativo autorizou a construção do edifício Século 21. Será um edifício moderno, que estará lá no campus de São Paulo, abençoando aquela cidade e aquele Estado.

    O Conselho Deliberativo já implantou...

(Soa a campainha.)

    O SR. MAURÍCIO MELO DE MENESES -... o Mackenzie no Rio de Janeiro, em Campinas, em Alphaville e, agora, no próximo ano, aqui também no DF. Isso nos deixa muito felizes.

    Também temos um sonho, Senador José Medeiros, que é o de criar o curso de Medicina no Mackenzie - é o que ainda falta, a cerejinha do nosso bolo. Estamos há três anos tentando, e esperamos que o MEC em breve possa abrir os olhos e permitir que as universidades de ponta do Brasil possam abrir cursos de Medicina.

    Por que o nosso curso de Medicina? Porque ele terá o viés de trabalhar com as doenças negligenciadas no Brasil. Quais são essas doenças, de que pouco se fala e que matam muito mais do que o avião russo que caiu, matam um número muito maior de pessoas do que o número de pessoas que morreram neste final de semana na França? São as seguintes doenças: malária, leishmaniose, Chagas, Hansen, que é a doença da lepra, doenças que ainda incidem demais em nosso País.

    O nosso foco nesse curso é trabalhar com pesquisas e também trabalhar os nossos alunos para irem para o interior do Brasil, a exemplo do Projeto Rondon, que abençoa todo o Brasil.

    E eu falo isso aqui com muito sentimento, porque sou uma pessoa que perdeu a mãe com uma dessas doenças, a doença de Chagas, muito esquecida em nosso País, infelizmente.

    Outro sonho nosso, e aqui vou concluir, sonho esse que vem no coração do nosso Presidente, Reverendo Roberto, na revisão do planejamento estratégico, há dois meses. O nosso Deus coloca no seu coração o desejo de construir 50 escolas no Brasil, para abençoar a nossa Nação. A primeira já estamos terminando, é em Palmas, no Estado de Tocantins. Essa meta ousada dele, que ele passou e o Conselho aprovou, são 50 escolas nos próximos dez anos. Esse sonho de Reverendo Roberto é o mesmo sonho de João Calvino quando deixou uma máxima, Senador Roberto: ao lado de uma igreja, uma escola. O Mackenzie irá abençoar também as cidades do Brasil para que possamos ter uma educação diferenciada, uma educação melhor, não somente com o nosso sistema de ensino, mas com o Mackenzie entrando através dessas escolas chamadas de escolas-modelo. Já há várias programadas.

    Esperamos que esse projeto ousado, com recurso próprio da nossa instituição, Deus possa permiti-lo, mesmo uma instituição que dá tanta bolsa, que tem um lucro pequeno, porque ela abençoa demais! Essa é a nossa missão, continuar abençoando.

    Então, nós queremos aqui agradecer, Senador Medeiros, esta honra que o Parlamento brasileiro deu, o Senado brasileiro, Senado que tem como seu Patrono Rui Barbosa - e o maior auditório do Mackenzie também leva o nome desse ilustre brasileiro. Que Deus possa continuar abençoando a sua vida como servo de Jesus Cristo, o segundo Senador presbiteriano da História, e isso nos honra muito. Que o Senhor continue abençoando a sua vida, para que o senhor possa continuar sendo luz neste Senado, junto com seus pares, para que daqui possam sair leis justas, que abençoem tremendamente a nossa Nação brasileira.

    Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/12/2015 - Página 29