Discurso durante a 205ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentários sobre sessão solene realizada hoje para homenagear o centenário de Djalma Maranhão; e outros assuntos.

Autor
Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Comentários sobre sessão solene realizada hoje para homenagear o centenário de Djalma Maranhão; e outros assuntos.
CALAMIDADE:
HOMENAGEM:
Publicação
Publicação no DSF de 17/11/2015 - Página 62
Assuntos
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Outros > CALAMIDADE
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • REGISTRO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, PARIS, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, MOTIVO, ATENTADO, AUTORIA, GRUPO, TERRORISTA, UTILIZAÇÃO, ARMA DE FOGO, MORTE, CIVIL, REPUDIO, AUTOR, TERRORISMO.
  • REGISTRO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, MUNICIPIO, MARIANA (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), MOTIVO, ROMPIMENTO, BARRAGEM, CONTENÇÃO, PROPRIEDADE, EMPRESA PRIVADA, EXPLORAÇÃO, MINERIO, REGIÃO, ENFASE, DESTRUIÇÃO, MEIO AMBIENTE, ECOSSISTEMA, CIDADE, MARGEM, RIO DOCE (MG), SOLICITAÇÃO, APURAÇÃO, CIRCUNSTANCIAS, FATO, APOIO, PUNIÇÃO, AUTOR, ACIDENTE.
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, SESSÃO SOLENE, SENADO, OBJETIVO, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, EX PREFEITO, NATAL (RN), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), JORNALISTA, PROFESSOR, COMENTARIO, IMPORTANCIA, ATIVIDADE POLITICA, EX-DEPUTADO.

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Apoio Governo/PT - RN. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Cumprimento o Sr. Presidente, Senador Jorge Viana, os ouvintes da Rádio Senado e os telespectadores da TV Senado.

    Senador Jorge Viana, eu quero aqui também me associar a V. Exª, à Senadora Gleisi e ao Senador Randolfe, que aqui já mencionaram os acontecimentos lá em Paris, os acontecimentos aqui de Mariana, aqui em Minas Gerais.

    Na verdade, o mundo foi surpreendido por mais uma demonstração que, no fundo, no fundo, Senador Jorge Viana, é a demonstração de como agem aqueles que não aceitam a opinião diversa, que não aceitam os que pensam de forma diferente e que conduzem suas vidas sob crenças diferentes.

    Esse atentado lá na França deixa o mundo inteiro enlutado, pela gravidade daquele episódio. Nós não estávamos lá, assistimos àquilo pela televisão, mas o sentimento inicial que temos também é de choque, choque mesmo. Ficamos, inclusive, nos perguntando: "Meu Deus, como pode acontecer uma coisa dessas, nessas proporções?" Infelizmente, aconteceu e tem acontecido.

    Então, eu quero aqui me associar também às palavras da Presidenta Dilma - que já externou a total solidariedade do povo brasileiro diante do que ela classificou como barbárie da organização terrorista Estado Islâmico -, assim como a inúmeros outros chefes de Estado que consideraram que essas atrocidades tornam ainda mais urgente uma ação conjunta de toda a comunidade internacional no combate sem tréguas ao terrorismo.

    Quero também, Sr. Presidente, aqui fazer referência à tragédia de Mariana.

    Não adianta querer tapar o sol com a peneira: a tragédia de Mariana é fruto da irresponsabilidade daqueles que conduzem negócios sem o devido olhar para as vidas humanas.

    A cidade de Mariana está em situação de calamidade pública em razão dos rompimentos das barragens do Fundão e Santarém no início do mês. É uma tragédia, tragédia que é considerada agora não só a maior tragédia do Estado de Minas Gerais, mas uma das maiores tragédias do nosso País no que diz respeito aos impactos e aos danos ambientais.

    Portanto, quero aqui reforçar nosso apelo ao Governo Federal, ao Governo da Presidenta Dilma, para que tome providências firmes para punir os responsáveis e, mais do que isso, atuar para evitar novas tragédias.

    Precisamos urgentemente garantir que barragens como a de Mariana sejam seguras para as populações que vivem próximas a elas. Preocupa-nos, Senador Jorge Viana, por exemplo, a situação de famílias nordestinas que vivem próximas às inúmeras barragens existentes no Nordeste, e é por isso que mais uma vez - quero aqui reforçar -apelo às autoridades competentes para que fiscalizem para saber se essas barragens apresentam condições seguras, para evitar danos a populações que já tanto sofrem.

    Portanto, a nossa solidariedade ao povo mineiro e às famílias atingidas por essa tragédia que também machucou o coração do Brasil. A tragédia da França machucou o coração do mundo, e a tragédia de Mariana machucou o coração do Brasil.

    Quero também aqui, Sr. Presidente, registrar a sessão solene que realizamos hoje aqui no Congresso Nacional por iniciativa de nosso mandato - foi subscrita pelo Senador Garibaldi e pelo Senador José Agripino - para comemorar, para celebrar o centenário de Djalma Maranhão.

    A sessão, Senador Jorge Viana, foi um sucesso. Sem dúvida nenhuma, foi uma sessão digna da biografia, da história de vida e da trajetória política de Djalma Maranhão.

    Djalma, que foi deputado estadual, que foi Deputado Federal, que foi prefeito de Natal, se vivo estivesse, no dia 27 de dezembro, estaria completando 100 anos. Por isto essas homenagens neste ano de 2015: para celebrar o seu centenário. Mas o fato é que foi uma sessão solene, repito, à altura da biografia, da história e da trajetória de Djalma.

    Quero aqui agradecer aos convidados que aqui vieram: a Ana Maranhão, filha dele; a Haroldo Maranhão, seu sobrinho-neto; a Roberto Monte, presidente da comissão do centenário de Djalma Maranhão. Quero agradecer também a Clara Raissa Góes, filha de Moacyr de Góes - Moacyr esteve ao lado de Djalma na gestão inovadora que ele fez à frente da Prefeitura de Natal na década de 60.

    Quero também aqui registrar e agradecer a presença dos dois Ministros potiguares - Ministro Emanuel Pereira, do Tribunal Superior do Trabalho, e Dr. Marcelo Navarro, Ministro do Superior Tribunal de Justiça -, bem como a presença do Professor Willington Germano, brilhante, talentoso professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estudioso da trajetória de Djalma, autor de livros como Lendo e Aprendendo, que retrata a experiência no campo educacional que marcou época não só em Natal, como no Brasil e no mundo - refiro-me à campanha educacional intitulada De Pé no Chão também se Aprende a Ler.

    Quero aqui dizer, igualmente, da minha alegria pela presença, pela qual agradeço, do companheiro Deputado Fernando Mineiro, Presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Rio Grande Norte; do Vereador Hugo Manso, também do Partido dos Trabalhadores, que aqui representou a Câmara Municipal de Natal; de Teresa Freire, Secretária Estadual de Mulheres; de Afonso Laurentino, que também foi contemporâneo de Djalma; dos jornalistas.

    Enfim, quero agradecer a todos que participaram dessa sessão solene na manhã de hoje, abrilhantando-a e permitindo que fizéssemos essa homenagem singela, porém mais do que justa, mais do que merecida a Djalma Maranhão.

    Destaco aqui também a presença da cultura natalense hoje na sessão solene na pessoa do talentoso artista potiguar Fernando Tovar, que aqui cantou os hinos, Senador Telmário, da campanha de Pé no Chão também se Aprende a Ler.

    De forma que quero aqui, Senador Jorge Viana, dizer que me dá uma alegria enorme, na condição de Senadora, estar tendo a oportunidade de reverenciar a memória de Djalma Maranhão.

    Mais uma vez tenho a oportunidade de agradecer a generosidade do povo potiguar, que, repito, me deu a honra de representá-los por três mandatos na Câmara dos Deputados, por dois mandatos na Assembleia Legislativa e, agora, nesta tribuna. Graças a essa generosidade do povo potiguar, tenho a oportunidade de aqui reverenciar a memória de um homem que continua até hoje sendo exemplo de luta e de vida para todos nós.

    Djalma é exemplo de vida, de luta, pelo muito que lutou, pelo grande compromisso que tinha, Senador Jorge Viana, com a luta em defesa da democracia, com a luta em defesa da liberdade. Não foi à toa que ele foi perseguido e deposto pelo golpe militar.

    Ele chegou à Prefeitura de Natal, claro, pelas mãos do povo, nos braços do povo, eleito que foi, mas, infelizmente, a brutalidade da ditadura militar tirou o mandato que ele tinha recebido do povo natalense. Mas o fato é que Djalma foi um homem que não se rendeu aos interesses do capital. Djalma foi um homem que sempre se manteve firme, repito, no caminho da legalidade democrática, no caminho da democracia, e Djalma fez, como eu disse aqui, uma gestão inovadora, uma gestão revolucionária. Um homem que tinha uma visão de estadista, na medida em que ele investiu e apostou muito na educação e na cultura, porque ele acreditava na força transformadora que a educação e que a cultura tinham - e têm -, através de uma educação inclusiva, de uma cultura inclusiva, para avançarmos naquilo que nós queremos, que é uma educação...

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Apoio Governo/PT - RN) - ... que nos traga a emancipação política, cultural e social da sociedade.

    Então, eu quero dizer da minha alegria como herdeira que me coloco das convicções, da história, da tradição democrática de Djalma, herdeira como me coloco no sentido de dar aqui, enquanto Senadora hoje, continuidade aos sonhos dele, repito, por uma educação pública e de boa qualidade. Ele foi e continua sendo até hoje uma das figuras humanas, um dos gestores e uma das figuras políticas que mais têm me inspirado na minha luta, nos meus desafios, do ponto de vista político parlamentar, enquanto militante da educação, enquanto militante das causas sociais, enquanto militante...

(Interrupção do som.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Apoio Governo/PT - RN) - ... das causas do Partido dos Trabalhadores. (Fora do microfone.)

    Sr. Presidente, Senador Jorge Viana, quero pedir mais um tempo ainda a V. Exª para fazer aqui o nosso último registro.

    Ainda com relação a Djalma, Senador Jorge Viana, dizer que quero aqui agradecer aos servidores do Senado, ao Florian - está aqui o Diretor da nossa gráfica - pelo gesto generoso de ter permitido que hoje a gente lançasse aqui uma nossa edição da cartilha De pé no chão também se aprende a ler, bem como também uma nova edição do livro de autoria do Prof. Willington Germano, intitulado Lendo e aprendendo.

    Enfim, estamos aqui cumprindo com o nosso papel. É nosso dever, repito, fazer essa homenagem à Djalma; portanto, reverenciando a memória daqueles que foram heróis da resistência...

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Apoio Governo/PT - RN) - ... daqueles que deram a sua contribuição, que ousaram, que lutaram, que sonharam por um Brasil mais justo, mais solidário, mais inclusivo e mais generoso.

    Por fim, Senador Jorge Viana, pediria só um minutinho a mais a V. Exª para fazer um registro de uma agenda muito importante que nós realizamos nessa quinta e sexta-feira em Natal e no interior do Rio Grande do Norte, mais precisamente no Seridó e no Trairi. Trata-se de uma agenda em que nós tivemos a alegria de contar com a presença do Prof. Newton Lima Neto, que é o Presidente da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), na companhia da Profª Ângela, Reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bem como de diversas outras autoridades. O fato é que o Presidente da Ebserh esteve lá, começou sua agenda por Natal, fazendo uma visita ao Hospital Onofre Lopes, à Maternidade Januário Cicco, anunciando, na ocasião, a liberação de quase R$1 milhão...

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Apoio Governo/PT - RN) - ... para investimentos nessas duas importantes estruturas hospitalares lá do nosso Estado. Inclusive com relação à Maternidade Januário Cicco, foi conversado sobre o desafio que está colocado, e o Presidente da Ebserh reiterou o seu compromisso de ajudar essa maternidade no que diz respeito ao projeto do Hospital da Mulher.

    Na quinta-feira me integrei à comitiva, começando lá por Santa Cruz, fomos à Facisa, Faculdade de Ciências da Saúde, bem como ao Hospital Universitário Ana Bezerra. Depois fomos a Caicó e ainda passamos por Currais Novos.

    O que eu quero aqui colocar, Senador Jorge Viana, é que essa agenda do Presidente da Ebserh lá no nosso Estado tem uma relevância extraordinária, ela tem uma repercussão muito importante para o nosso Estado. Por quê? Porque significa consolidarmos a interiorização dos cursos de Medicina... 

(Interrupção do som.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Apoio Governo/PT - RN) - ... o que já começou lá no Seridó, com a Escola Multicampi de Ciências da Saúde, Curso de Medicina, Caicó, Santa Cruz e Currais Novos. Aliás, essa Escola Multicampi de Ciências da Saúde, Curso de Medicina lá em Caicó, Santa Cruz e Currais Novos, hoje é referência não só para o Brasil mas também para o mundo. Por isso é que eu quero aqui mais uma vez render minhas homenagens à Profª Ângela e ao Prof. George, Diretor da Escola Multicampi de Ciências da Saúde, pelo quanto de criatividade, de dedicação profissional que tem esse projeto.

    O fato é que nós já temos duas turmas lá fazendo o curso de Medicina na Escola Multicampi. Nós já estamos no segundo ano do funcionamento do curso de Medicina no Seridó e Trairi. Agora, a ida do Presidente Newton é exatamente para quê? Para renovar o compromisso da Ebserh e do MEC com a Universidade Federal...

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Apoio Governo/PT - RN) - ... para que nós possamos consolidar a escola de Medicina no interior. De que forma? Garantindo os investimentos para que nós tenhamos as unidades acadêmicas, ao mesmo tempo em que nós reiteramos aqui o que está sendo pleiteado por parte da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que conta com o nosso total apoio, primeiro, transformando o Hospital Ana Bezerra, de Santa Cruz, em Hospital Geral Universitário, para que, com isso, nós possamos incorporar inclusive o Hospital Regional Aluizio Bezerra, lá de Santa Cruz; e, segundo, nós queremos também que o Hospital Regional do Seridó, de Caicó, possa ser incorporado à Ebserh, bem como o Hospital Mariano Coelho, lá de Currais Novos, para que essas estruturas hospitalares, de um lado, Senador Jorge Viana, possam servir de campos de estágio, de campo de práticas para os estudantes de Medicina e, ao mesmo tempo, a grande beneficiada vai ser a população do Seridó e a do Trairi, porque passarão a contar com serviços de saúde com mais eficiência e de melhor qualidade.

    Portanto, o sonho do Seridó de ter o seu hospital universitário, se Deus quiser, está em curso. Alegrou-me muito ver lá os estudantes com brilho nos olhos. Os estudantes hoje já cursando Medicina, e lá, em Caicó, liderando esse movimento para que Caicó tenha o seu hospital universitário. Alegrou-me igualmente ver esse movimento também em Currais Novos; alegrou-me também ver esse movimento...

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Apoio Governo/PT - RN) - ... lá em Santa Cruz, para ampliar o Hospital Ana Bezerra, junto com a Facisa, a Faculdade de Ciências da Saúde, para que possamos também incorporar exatamente o Hospital Regional de Santa Cruz.

    De forma, Sr. Presidente, que eu quero dizer aqui o que eu disse lá em Caicó, na quinta-feira: tudo isso só está sendo possível graças ao Programa Mais Médicos, programa que a Presidenta Dilma teve a ousadia e a sabedoria de implementar; programa que todos nós sabemos o alcance social que está tendo, de um lado, com a ação imediata que foi levar médico para onde não havia, e, ao mesmo tempo, o seu caráter estruturante, interiorizando o curso de Medicina pelo País afora. E com um detalhe: com a marca da credibilidade da rede pública de ensino.

    Então, eu quero aqui, para concluir, Senador Jorge...

(Interrupção do som.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Apoio Governo/PT - RN) - Quero agradecer a acolhida que nós tivemos por onde passamos, seja em Santa Cruz, seja em Currais Novos ou em Seridó. Foram reuniões extremamente representativas, com a presença dos prefeitos, vereadores, sociedade civil, estudantes, professores, enfim, representantes da igreja. Foram reuniões de muita representatividade, o que demonstra o quanto o Seridó e o Trairi estão na expectativa e acompanhando para que todas essas iniciativas em curso avancem.

    E quero agradecer, portanto, e repito, o acolhimento que nós tivemos por onde passamos e dizer que fico muito feliz, porque a minha geração não teve direito a isso, a minha geração de menina pobre, de família humilde, nascida lá no Sertão da Paraíba, como é a realidade da maioria das famílias...

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Apoio Governo/PT - RN) - ... desse Nordeste afora, essa geração não teve o direito, de repente, de ver isso, as Ciências da Saúde, imagine, um curso de Medicina chegando mais perto de onde a gente vive, mais perto de onde a gente mora, e chegando dentro dessa concepção de formar mais médicos no interior para que eles se sintam com mais identidade e mais vocacionados para, uma vez formados, prestar o atendimento ao nosso povo.

    Então, quero concluir, reafirmando, mais uma vez, todo o nosso compromisso e dizer, Senador Jorge Viana, que gostem ou não gostem, tudo isso só está sendo possível graças ao Governo do Partido dos Trabalhadores. Gostem ou não gostem, tudo isso só está sendo possível graças à sensibilidade de homens como o Presidente Lula, pessoas...

(Soa a campainha.)

    A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Apoio Governo/PT - RN) - ... como a Presidenta Dilma, que, ao longo desses 12 anos, têm investido e têm cuidado, com muito carinho, da inclusão, das políticas de inclusão social, voltadas para a maioria do povo simples deste País, inclusive as políticas de inclusão social no campo da educação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/11/2015 - Página 62