Pela Liderança durante a 205ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Autor
Valdir Raupp (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RO)
Nome completo: Valdir Raupp de Matos
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Relato de visitas técnicas feitas por S. Exª a cidades e vias de transporte de Rondônia, com o escopo de contribuir para a melhoria da logística do Estado.
Publicação
Publicação no DSF de 17/11/2015 - Página 72
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, VIAGEM, ESTADO DE RONDONIA (RO), PARTICIPAÇÃO, MEMBROS, LEGISLATIVO, EXECUTIVO, ENTE FEDERADO, MOTIVO, VISITA, OBRA URBANISTICA, INFRAESTRUTURA, RODOVIA, CIDADE, REGIÃO, OBJETIVO, ANALISE, OBRAS, ENFASE, MELHORIA, LOGISTICA.

O SR. VALDIR RAUPP (PMDB - RO. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Paulo Paim, Srªs e Srs. Senadores, senhoras e senhores ouvintes do Senado, telespectadores da TV Senado, minhas senhoras e meus senhores, subo à tribuna para prestar contas do nosso trabalho aqui, no Congresso Nacional, lá no Estado de Rondônia e, na última semana, mais precisamente na quinta-feira, dia 12, nós iniciamos uma visita técnica, fruto de um requerimento aprovado por mim na Comissão de Infraestrutura do Senado, também de requerimento aprovado pela Deputada Federal Marinha Raupp na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, convidando diretores do DNIT para essa visita em algumas obras em Rondônia.

Acompanharam-nos o diretor de infraestrutura rodoviária do DNIT, o Dr. Luiz Antônio, o ex-diretor-geral do DNIT, Dr. Tarcísio, que agora é técnico na Câmara dos Deputados, e o Dr. Adismar, também técnico da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados.

Eu e a Deputada Federal Marinha Raupp iniciamos essa visita técnica na quinta-feira de manhã, na cidade de Ji-Paraná, juntamente com vários Deputados Estaduais, Prefeitos, Vereadores, o Vice-Governador do Estado, Daniel Pereira, representando o Governador Confúcio Moura; iniciamos na cidade de Ji-Paraná, às 7 horas da manhã de quinta- feira, dia 12, e chegamos à cidade de Presidente Médici, onde nos reunimos com Prefeitos, Vereadores, no trevo do entroncamento da BR-364 com a BR-429, e iniciamos a primeira visita técnica nas obras da BR-429.

Trata-se de uma BR federal, cujas obras eu tive o privilégio de iniciar quando Governador do Estado de Rondônia. Construí a primeira ponte sobre o maior rio dessa rodovia, o Rio Machado; construí também 20 Km de estradas, e depois a empreitada ficou por conta da Deputada Federal Marinha Raupp, que conseguiu incluir essa BR no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), juntamente com a Presidente Dilma e o Presidente Lula - na época, era o Presidente Lula.

O fato é, Sr. Presidente, que essa obra, hoje, já está quase pronta.

Nós percorremos alguns trechos ainda impedidos, embargados pelo IPHAN, que ainda não foram concluídos, mas trechos muito pequenos. Passamos pela cidade de Alvorada d'Oeste, depois pelo distrito de Terra Boa, chegamos a São Miguel do Guaporé, onde estão sendo construídas as travessias urbanas, as avenidas marginais e também o eixo da BR dentro da cidade de São Miguel do Guaporé, onde fomos recebidos pelo prefeito, pelo presidente da Associação Comercial, pelo presidente da Câmara de Vereadores e demais autoridades.

Seguimos para a cidade de Seringueiras, onde fomos recebidos também pelo Prefeito Armando, pelos Vereadores, pela Associação Comercial e por toda a comunidade. Logo, seguimos viagem para São Francisco, onde também fomos recebidos pela Prefeita Lebrinha, Gislaine, pelo Deputado Lebrão, pelos Vereadores, pela Associação Comercial e por toda a comunidade. No mesmo dia, ainda na quinta-feira, seguimos para São Domingos, onde fizemos uma parada técnica, no distrito de São Domingos, chegando já, no início da noite, à cidade de Costa Marques, na costa do Rio Guaporé. Foi uma visita extraordinária. Paramos nesses pontos que já citei, discutimos os problemas, procurando encontrar soluções. Visitamos as 15 pontes de concreto que estão sendo construídas ao longo do eixo da BR-429.

De forma que a população daquela região está muito feliz, muito contente com essa obra extraordinária do Governo Federal, com o nosso apoio, com o apoio da Deputada Federal Marinha Raupp.

Nessa comitiva estavam também os Deputados Laerte Gomes, Edson Martins, Airton Gurgacz, representando o Senador Acir Gurgacz, que não pôde se fazer presente em função das atividades aqui no Senado Federal, e também o Deputado Lebrão, que já citei, que é o Deputado Estadual, pai da Prefeita Lebrinha, da cidade de São Francisco.

Pernoitamos em Costa Marques, no dia 12, na quinta-feira. Seguimos viagem no dia seguinte para Guajará-Mirim, de avião. Lá, pegamos novamente as viaturas, os carros, o comboio, e percorremos a BR-425, uma outra rodovia federal que está sendo restaurada com asfalto de primeiríssima qualidade, uma obra extraordinária também.

Tivemos uma reunião em Guajará e, depois, em Nova Mamoré com os Prefeitos Dúlcio e Laerte, com as Associações Comerciais, Industriais e Câmara de Vereadores.

E aí seguimos, depois de Nova Mamoré, para Abunã, entroncamento da BR-425 com a BR-364. Tudo isso de carro; parte de ônibus, na comitiva, parte em viaturas. E fomos até Porto Velho visitar o reinício das obras dos viadutos de Porto Velho, obra essa que estava paralisada e agora recontratada, com projetos readequados. Espero que agora os viadutos de Porto Velho, assim como as travessias urbanas de Porto Velho, possam ter a sua finalização, para satisfação daquela população, que já está cansada, muito cansada. Assim como nós estamos cansados de cobrar, a população de Porto Velho está deveras cansada de não ter essa obra tão importante para a cidade, já há vários anos, iniciada e inacabada, ainda não concluída.

Então era esse relato, Sr. Presidente, que eu queria fazer a respeito da visita técnica do Senado Federal, da Câmara dos Deputados, do DNIT nacional. Estava também o Superintendente do DNIT Rondônia, Sérgio Mamanny, com toda a sua equipe nessa visita técnica a essas obras grandiosas no Estado de Rondônia.

E continuamos, Sr. Presidente. No sábado, ainda voltamos à BR-429, eu e a Deputada Marinha, depois de termos passado por Porto Velho, pela cidade de Ouro Preto. Jantamos com a comitiva de Deputados e Prefeitos em São Francisco e fomos dormir, ainda no sábado à noite, em Costa Marques, porque, no dia seguinte, uma caravana em que eu não pude ir foi até a barranca do rio Guaporé. Eu e o Senador Acir Gurgacz, devido aos compromissos, hoje, amanhã e depois aqui no Senado Federal, tivemos que voltar de Costa Marques, mas a comitiva seguiu. A Deputada Marinha Raupp, Deputado Marcos Rogério, vários prefeitos, 17 Deputados Estaduais, dos 24 Deputados, foram numa expedição pela rodovia que seria uma continuidade da estrada que liga o Brasil à Bolívia, passando pelo Forte Príncipe da Beira, em Costa Marques, indo no sentido de Trinidad, passando por San Joaquin, San Ramón, chegando a Trinidad. E hoje a comitiva está em Trinidad, ficará até depois de amanhã, onde vai estar o Presidente da República da Bolívia, Evo Morales, o Governador do Departamento do Beni, prefeitos e autoridades de toda aquela região, dando continuidade a essa integração da rodovia, da BR-429, com essa rodovia do lado boliviano - há em torno de 300km de chão ainda do lado boliviano -, porque o trabalho é para pavimentação futura e para melhorar essa estrada, que seria mais uma via de integração.

Rondônia já tem a via de integração Rondônia-Acre-Peru, até os portos do Pacífico. Temos a via de integração Via La Paz, ali por Guajará-Mirim e Guayaramerín. Agora seria outra via de integração, da BR-429 até Costa Marques, a cidade de Trinidad, depois podendo sair para Santa Cruz de La Sierra, La Paz e outras cidades bolivianas, e - por que não? - para os portos do Chile, o porto de Arica e Iquique no Chile, o porto de Ilo, Matarani e outros portos no Peru, na costa do Oceano Pacífico.

Sr. Presidente, eu queria aqui fazer esse registro de todas essas ações que nós estamos fazendo em Rondônia - eu, o Senador Acir Gurgacz, o Senador Ivo Cassol, a Deputada Marinha Raupp e toda a Bancada federal -, a exemplo do que fizemos recentemente em uma expedição na BR-319, Porto Velho, sentido Manaus, também passando por Humaitá, Realeza, Apuí, Manicoré, Castanho, chegando até a cidade de Manaus. No passado, essa BR já foi totalmente trafegável, e hoje se encontra com dificuldade no período das chuvas. O Ibama prontamente retirou o embargo que tinha imposto para que o DNIT não pudesse continuar a restauração dessa BR. Essas expedições, essas missões técnicas, essas visitas técnicas têm dado muito resultado, têm dado um resultado positivo para as vias de transporte, para a logística do Estado de Rondônia.

Sr. Presidente, muito obrigado pela atenção de V. Exª, das Srªs e Srs. Senadores, e também da população que nos assiste pela TV Senado e nos ouve pela Rádio Senado. Muito obrigado, Sr. Presidente.