Comunicação inadiável durante a 197ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação pela marcação de sessão do Congresso Nacional para votação de projeto de lei que abre crédito para quitação de benefícios do fundo de previdência Aerus; e outro assunto.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
TRABALHO:
  • Satisfação pela marcação de sessão do Congresso Nacional para votação de projeto de lei que abre crédito para quitação de benefícios do fundo de previdência Aerus; e outro assunto.
PREVIDENCIA SOCIAL:
Aparteantes
José Maranhão.
Publicação
Publicação no DSF de 05/11/2015 - Página 13
Assuntos
Outros > TRABALHO
Outros > PREVIDENCIA SOCIAL
Indexação
  • PEDIDO, PRORROGAÇÃO, PRAZO, PAGAMENTO, TRIBUTOS, EMPREGADO DOMESTICO, MOTIVO, DEFICIENCIA, SISTEMA, ARRECADAÇÃO.
  • ELOGIO, MARCAÇÃO, SESSÃO CONJUNTA, CONGRESSO NACIONAL, OBJETIVO, DEBATE, ASSUNTO, DELIBERAÇÃO, VETO (VET), MATERIA, ORÇAMENTO, ENFASE, PROJETO DE LEI, PAGAMENTO, PENSÃO PREVIDENCIARIA, BENEFICIO, EX-EMPREGADO, APOSENTADO, PENSIONISTA, FUNDO DE PREVIDENCIA, EMPRESA DE TRANSPORTE AEREO, VIAÇÃO AEREA RIO GRANDENSE S/A (VARIG), DEFESA, NECESSIDADE, INSTAURAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, FUNDOS, PENSÃO, TRABALHADOR, PETROLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS).

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, rogo-lhe apenas a igualdade de tratamento: dos cinco, pelo menos dois minutos, que foi o que V. Exª concedeu ao orador anterior, a Senadora Vanessa Grazziotin.

    Sendo breve, Senador João Alberto, quero dizer que ontem abordei desta tribuna os problemas que a Receita Federal está encontrando no fornecimento da guia que vai fazer o recolhimento do Simples Doméstico.

    Senador Walter Pinheiro, Senadora Ângela Portela, Senador Dário Berger, Senador José Maranhão, nosso Presidente João Alberto, na sexta-feira, dia 6, encerra-se o prazo, e, a partir do dia 6, haverá muito pelo não pagamento.

    O empregador não está pagando não porque não quer, ele está desesperado para ter acesso a essa guia e fazer o pagamento dos tributos, como Fundo de Garantia e INSS, aos empregados domésticos. Acontece que a deficiência no sistema está atrasando.

    A OAB e outras instituições, como a Proteste, estão solicitando - ontem, eu mesma solicitei - a prorrogação desse prazo a fim de evitar um prejuízo ao empregador, que não é culpado dessa deficiência no sistema arrecadatório, no caso a guia do Simples Doméstico. Penso que a matéria é relevante socialmente.

    Sei que a lei fala no dia 6 de cada mês, mas não é possível que estejamos presos a uma lei já que a técnica não está funcionando. Portanto, é o pedido que faço, reforçando a solicitação da OAB, pois tive a honra de ser relatora aqui, juntamente com o Senador Romero Jucá, dessa matéria socialmente tão importante.

    Da mesma forma, Senador João Alberto, o Presidente Renan Calheiros, além das decisões da Mesa anunciadas por V. Exª, anunciou que nós teremos, enfim, a sessão conjunta do Congresso Nacional para deliberarmos sobre os vetos e matérias relevantes inclusas no Orçamento da União, entre elas o PLN 2, que interessa muito, é uma matéria socialmente relevante, não definida até agora, que trata de assegurar os recursos da Previdência Social para os que pertencem ao Fundo Aerus.

    E eu queria aqui homenagear a Graziella Baggio, o Amaury Antunes Guedes e o Elcion Zingano, que todas as semanas enviam mensagens lembrando desse dever que a Casa, o Senado e a Câmara, tem para com os aposentados do Aerus.

    A situação é tão grave, Presidente, Senador João Alberto, que vou lembrar. Hoje, o jornal Folha de S.Paulo está mostrando que o Fundo Petros, da Petrobras, na esteira da crise que envolveu a maior estatal, orgulho brasileiro, a Petrobras, está com um rombo de R$10 bilhões.

    Por conta disso, os trabalhadores da Petrobras terão que tirar do próprio bolso para tapar esse déficit de R$10 bilhões. Nós não queremos que outro Aerus venha nascer na esteira dessa situação.

    Por isso nós chamamos a atenção e pedimos a instalação de uma CPI para investigar os fundos de pensão, pois isso não é possível aceitar, porque os trabalhadores pagaram essas contribuições. É preciso que nós tenhamos atenção. E no dia 17, na sessão do Congresso, vamos votar o PLN 2. Já é um acerto da Casa, não há polêmica sobre isso. Se for necessário, vamos pedir inversão de pauta e votar, para dar tranquilidade aos aposentados do Aerus.

    Para terminar, Presidente, cumprindo com a determinação de V. Exª, quero dizer que nós não estamos parados aqui no Congresso Nacional. Ontem realizamos uma reunião, mais uma reunião, muito produtiva,...

(Soa a campainha.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) - ... na casa do nosso Senador da Paraíba, o Senador Raimundo Lira, na sequência de outra reunião, no apartamento do Senador Roberto Requião, e de outra, anterior ainda, na casa do nosso querido Senador Moka, todos, coincidentemente, do PMDB, para discutirmos conjuntamente a questão da crise que o País está vivendo.

    Eu queria apenas trazer o fato ao conhecimento da população, de quem acompanha a TV Senado, para dizer que nós não estamos alheios ao assunto, mas nós também conhecemos os nossos limites. Nós somos legisladores. Por isso o nome é Poder Executivo, e nós somos legisladores. Nós esperamos que o Governo traga para esta Casa, para o Congresso Nacional, uma proposta com que eu, como Senadora independente, e todos os Senadores, governistas ou não, estamos dispostos a colaborar.

    Sinceramente, de coração, peço a V. Exª que, mesmo sendo...

(Interrupção do som.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Fora do microfone.) - ... uma comunicação inadiável, o Senador...

    O SR. PRESIDENTE (João Alberto Souza. PMDB - MA) - Por dois minutos, Excelência.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Fora do microfone.) - ... nosso Presidente da CCJ, José Maranhão, possa falar.

    O Sr. José Maranhão (PMDB - PB) - Eu quero corroborar com V. Exª. Eu também estive presente nessa reunião a que V. Exª estava presente e em que se pronunciou com muito brilhantismo.

    O SR. PRESIDENTE (João Alberto Souza. PMDB - MA) - Senador, por gentileza, não cabe aparte nas comunicações inadiáveis. Por gentileza. V. Exª, que é Presidente de uma Comissão também, queira me desculpar.

    O Sr. José Maranhão (PMDB - PB) - Se V. Exª não me permite, apesar da concessão da oradora, não está mais aqui quem falou.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) - Eu agradeço imensamente, meu caro Senador José Maranhão, e peço desculpas. Às vezes, o nosso Regimento não tem a sensibilidade - o Regimento - de entender a necessidade e a urgência da crise.

    Muito obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/11/2015 - Página 13