Discurso durante a 197ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do Sr. Ângelo Fantin.

Autor
Dário Berger (MDB - Movimento Democrático Brasileiro/SC)
Nome completo: Dário Elias Berger
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do Sr. Ângelo Fantin.
Publicação
Publicação no DSF de 05/11/2015 - Página 14
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, VOTO DE PESAR, MORTE, EMPRESARIO, FUNDADOR, EMPRESA PRIVADA, ELOGIO, VIDA PUBLICA, ENFASE, DESENVOLVIMENTO, SÃO LOURENÇO DO OESTE (SC), ESTADO DE SANTA CATARINA (SC).

    O SR. DÁRIO BERGER (PMDB - SC. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu até pensei que pudesse falar para uma comunicação inadiável porque tenho dois temas, no mínimo, para tratar hoje, na tribuna do Senado. Como V. Exª adotou um princípio rigoroso - e correto, diga-se de passagem -, vou procurar exercê-lo na forma regimental. Inclusive eu, quando eventualmente presido a sessão do Senado, procuro, na medida do possível, ser benevolente, mas os companheiros acabam abusando disso, e só o senhor mesmo para colocar ordem definitiva nesta Casa.

    Mas a comunicação é inadiável e, quanto mais o tempo passa, mais ela perde a sua essência. Portanto, ocupo esta tribuna para expressar aqui o meu pesar e o meu sentimento pelo falecimento, na última sexta-feira, de um dos maiores empresários catarinenses, chamado Ângelo Fantin, aos 87 anos. Italiano de nascimento, nascido em Vicenza na Itália, veio para o Brasil aos 22 anos, buscando oportunidades, deixando para trás uma Europa devastada pelo pós-guerra.

    Visionário, pioneiro, empreendedor, o industrial foi um dos primeiros empresários a vislumbrar o oeste catarinense, celeiro de produção agrícola do Estado. Na sua região, buscou um desenvolvimento e crescimento econômico jamais visto em toda a história.

    Foi o fundador, Sr. Presidente, da empresa Parati Alimentos, ainda no ano de 1972, marca que se consolidou no mercado pela qualidade de seus produtos, por investimentos permanentes em pesquisa e desenvolvimento, sempre com foco na melhoria dos processos e na qualidade dos produtos.

    A consolidada marca de alimentos que construiu, está hoje na maioria dos lares brasileiros, na forma de biscoitos, massas, achocolatados, sucos e chás.

    De sua matriz em São Lourenço do Oeste, lá no extremo oeste catarinense, já muito próximo do Paraná, ele projetou a cidade como um dos principais polos de produção do País.

    Por São Lourenço do Oeste lutou e buscou desenvolvimento para a cidade, liderou inúmeros pleitos, como a busca pela ampliação do fornecimento de energia elétrica, que na época não existia, fundamental para o crescimento econômico. Em 1993 também entrou na política, só que a experiência dele, Sr. Presidente, foi apenas como vice-prefeito, não aceitou concorrer a prefeito, porque entendia que não era a sua vocação. Participou da instalação de inúmeros projetos de desenvolvimento daquela cidade, como a Universidade do Oeste, hoje conhecida e reconhecida como UnoChapecó.

    Incansável empreendedor, recentemente apoiava um grupo de produtores locais para o melhoramento da cadeia produtiva do leite, buscando agregar valor ao produto.

    Fantin deixa um legado de competência empresarial e realizações, conciliando desenvolvimento econômico e crescimento social. Gerou empregos e ofereceu oportunidades para milhares de trabalhadores.

    Era um líder servidor. Quem conviveu com ele destaca sua educação e respeito para com seus colaboradores.

    Em 2008, o ítalo-brasileiro teve sua trajetória reconhecida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina, a Fiesc, que concedeu ao empresário a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina.

    Em 2007, foi homenageado pelo então Governador e ex-Senador, o saudoso Luiz Henrique da Silveira, com a medalha mais significativa do Estado de Santa Catarina, a Medalha do Mérito Anita Garibaldi.

    Foi também pela visão social de Fantin e de sua esposa Ida Libardonni que foi criado um dos maiores projetos de fomento ao esporte amador do Sul do Brasil. Milhares de crianças e jovens do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná já participaram, e participam até hoje, do projeto Moleque Bom de Bola. Sua busca foi sempre pela integração do desenvolvimento humano, social e ambiental - princípios inseparáveis do empresário vitorioso.

    Em tempos como os que vivemos atualmente, assolados por uma crise econômica e ética, Fantin nos deixa um exemplo de inspiração e a convicção de que o trabalho, a dedicação, a seriedade e a ética nos negócios transformam regiões, incentivam pessoas e constroem um país e uma nação.

    Fantin deixou a esposa, a Srª Ida Libardonni Fantin, seis filhos, catorze netos e dois bisnetos.

    Eu quero concluir, Sr. Presidente, mencionando que se trata, como eu acabei de relatar, de uma das pessoas mais importantes, de um dos empreendedores mais destacados em Santa Catarina. A sua perda deixou vazio enorme não só no oeste catarinense, mas em toda Santa Catarina e até no Brasil. Evidentemente, os seus exemplos servirão de inspiração para que a empresa possa continuar crescendo e prosperando, mas, sobretudo, eu penso que esta homenagem que presto ao Sr. Fantin aqui no Senado Federal é das mais justas e mais legítimas, porque estamos tratando de um homem empreendedor, um vencedor que veio da Itália muito jovem, fugindo da devastação que o Pós-Guerra desencadeou, e construiu um império, uma empresa que dignifica não só os catarinenses, como todos os brasileiros. Por isso, evidentemente eu não poderia deixar de prestar a ele, a toda sua família, a todos os seus amigos e a todos os catarinenses a minha justa e legítima homenagem.

    Era isso, Sr. Presidente. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/11/2015 - Página 14