Pela Liderança durante a 206ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à TV Sergipe pelos 44 anos de sua fundação.

Autor
Eduardo Amorim (PSC - Partido Social Cristão/SE)
Nome completo: Eduardo Alves do Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem à TV Sergipe pelos 44 anos de sua fundação.
Publicação
Publicação no DSF de 18/11/2015 - Página 183
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, EMISSORA, TELEVISÃO, ESTADO DE SERGIPE (SE), ELOGIO, FUNCIONAMENTO, ENFASE, INVESTIMENTO, TECNOLOGIA, PROGRAMA.

    O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco União e Força/PSC - SE. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente. Com certeza, conte conosco.

    Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ouvintes da Rádio Senado, todos que nos assistem pela TV Senado, todos que nos acompanham pelas redes sociais, hoje ocupo esta tribuna para homenagear uma das empresas mais sólidas e que melhores serviços, com toda certeza, tem prestado ao povo sergipano ao longo de toda a sua existência. Refiro-me à TV Sergipe, uma emissora filiada à Rede Globo em meu Estado que, domingo passado, dia 15 de novembro, completou 44 anos.

    Desde 1971, do alto do Morro da TV, como é chamado o local, no Bairro Cidade Nova, em Aracaju, a TV Sergipe transmite informações e entretenimento para todo o Estado; entra nos nossos lares nas primeiras horas da manhã e se despede na madrugada do dia seguinte.

    A emissora foi uma das primeiras a serem montadas com equipamentos produzidos no Brasil. Nessa fase, como não existia mão de obra especializada, a saída foi buscar operadores com experiência no rádio e no cinema. Em 1967 foi realizada, experimentalmente, a primeira transmissão. No ano seguinte, em 1968, uma autorização de três meses liberou a transmissão do sinal da TV Sergipe. Por meio dessa autorização temporária, os sergipanos puderam assistir a eventos históricos, como a chegada do primeiro astronauta à lua e o tricampeonato de futebol conquistado pela Seleção Brasileira, em 1970, no México. Com o final da Copa, mais uma vez a TV Sergipe sai do ar, e retorna no ano seguinte, em fase experimental.

    Entretanto, foi no dia 15 de novembro de 1971 que entrou para a história da telecomunicação no Estado. Nesse dia foi ao ar, desta vez em caráter definitivo, o sinal da TV Sergipe, a emissora que mudou definitivamente a vida de todos nós, sergipanos.

    Inicialmente, a TV Sergipe era uma afiliada da Rede Tupi. Nesse período, a TV entrava no ar no final da tarde e encerrava as suas transmissões por volta da meia-noite. Além dos programas locais, eram exibidos noticiários e filmes. Mais adiante, com a chegada da máquina de videoteipe, a grade de programação foi modificada e ampliada. Dessa maneira, o telespectador sergipano passou a acompanhar a exibição de programas e novelas que fazem sucesso no Sul do País.

    Nesse período, Sr. Presidente, colegas Senadores, a televisão em Sergipe passou por uma série de adaptações.

    Era incrível a interatividade - já naquela época - da TV com seus telespectadores. Programas de entretenimento e de auditório já se destacavam, e o telejornalismo foi criado com profissionais dos rádios e das redações dos jornais. E que me diga aqui o nobre amigo, que também trabalha conosco, o Chiquinho Ferreira e a Ariadne.

    Passados quase dois anos, em outubro de 1973, a TV Sergipe deixa a Rede Tupi e se torna uma emissora afiliada à Rede Globo de Televisão. Nesse período, a TV Sergipe foi vendida para a TV Aratu, emissora da Rede Globo, na Bahia. Foi uma época de muitos investimentos, novos equipamentos e qualificação do quadro de pessoal da televisão. O objetivo, à época, era de que a nossa TV Sergipe fizesse parte da formação de uma rede de televisão do Nordeste.

    Para isso, uma nova torre foi montada, um novo transmissor foi comprado, assim como novas câmeras de estúdio e equipamentos para o jornalismo. Entretanto, o projeto para a formação de uma rede de televisão no Nordeste, com sede em Salvador, não se concretizou.

    E acredito, Srªs e Srs. Senadores, que esse ponto tenha sido de fundamental importância para os sergipanos. A partir daí, a TV Sergipe foi vendida à família Franco. Com essa nova gestão, a emissora não parou de crescer e de se modernizar. O espírito empreendedor, que é marca registrada dessa família, mantém o parque técnico em constante atualização e sua programação em perfeita consonância com a grade de programação da Rede Globo de Televisão.

    O tempo passou, e a Rádio e Televisão de Sergipe Ltda, que nasceu de um ideal progressista, manteve a sua trajetória de empresa líder de mercado, baseada em princípios éticos e programação de alta qualidade, com a parceria de uma das maiores redes de televisão do mundo, a Rede Globo.

    Em 2010, por exemplo, a emissora foi a primeira no Estado e uma das primeiras no País a produzir, editar e exibir...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco União e Força/PSC - SE) - ... um programa em HDTV, a sigla em inglês que significa "TV de alta definição". Em 2013, no dia do seu aniversário, a emissora inaugurou sua cobertura digital via satélite, e, com a chegada dessa tecnologia, a TV Sergipe transmitiu, em formato digital com alta resolução de imagem e som, sua programação para a cidade de Itabaiana e mais seis Municípios sergipanos - Campo do Brito, Moita Bonita, Ribeirópolis, Macambira, São Domingos e Frei Paulo.

    Entretanto, além desses sete Municípios que receberam, há dois anos, o sinal digital da TV Sergipe, já recebiam imagem e áudio com alta qualidade as cidades de Aracaju, Areia Branca, Capela, Laranjeiras, Maruim, Malhador, Barra dos Coqueiros, Pirambu, Rosário do Catete, Santa Rosa de Lima, Santo Amaro das Brotas, Siriri, Nossa Senhora das Dores, Japaratuba, Carmópolis, Nossa Senhora do Socorro e São Cristóvão.

    Já estou terminando, Sr. Presidente. Só mais um minuto.

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Mais um tempinho.

    O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco União e Força/PSC - SE) - Neste momento, gostaria de destacar e de agradecer o respeito com o qual o povo sergipano é tratado pela TV Sergipe todos os dias, seja através do seu telejornalismo, seja pelo seu núcleo de entretenimento. A emissora tem mantido, ao longo dos anos, o compromisso ético de estar ao lado do povo, de ouvir as partes, de buscar a verdade e a realidade dos fatos. Essa responsabilidade e a credibilidade alcançadas ao longo desses 44 anos fazem com que a TV Sergipe tenha papel determinante como formadora de opinião do povo sergipano.

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco União e Força/PSC - SE) - Gostaria, pois, de parabenizar todos os dedicados e competentes profissionais que fazem a TV Sergipe, a família Franco e, em especial, o meu amigo Diretor-Presidente da emissora, Dr. Albano Franco, um homem empreendedor e sempre à frente do seu tempo.

    Aproveito ainda a oportunidade para, mais uma vez, dar as boas-vindas e parabenizar o nosso colega Senador Ricardo Franco, filho do nobre colega Albano Franco, Sr. Presidente.

    Para finalizar, respondendo ao Senador Paim, votarei os vetos hoje à noite, com muita coerência. Meu comportamento busca sempre pautar-se pelos princípios que adotei para conduzir a minha vida e os meus atos, através da coerência.

    Voto, Senadora Ana Amélia, como votei na ida. A senhora está me dizendo algo em que também acredito: mudar, por quê? Não houve fato novo para nenhuma mudança.

(Interrupção do som.)

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco União e Força/PSC - SE) - Com certeza, o meu voto será para derrubar os vetos, agindo, assim, com muita coerência.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/11/2015 - Página 183