Discurso durante a 206ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solidariedade à população francesa, em razão dos atentados terroristas; e outro assunto.

.

Autor
Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
Nome completo: Lídice da Mata e Souza
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
CALAMIDADE:
  • Solidariedade à população francesa, em razão dos atentados terroristas; e outro assunto.
CALAMIDADE:
  • .
Publicação
Publicação no DSF de 18/11/2015 - Página 208
Assunto
Outros > CALAMIDADE
Indexação
  • SOLIDARIEDADE, PAIS ESTRANGEIRO, FRANÇA, MOTIVO, VITIMA, ATENTADO, TERRORISTA, DEFESA, NECESSIDADE, PRESERVAÇÃO, DEMOCRACIA, LIBERDADE, RELIGIÃO.
  • SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, ORIGEM, MUNICIPIO, MARIANA (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), CHAPADA DIAMANTINA, ESTADO DA BAHIA (BA), MOTIVO, ACIDENTE, ROMPIMENTO, BARRAGEM, RESULTADO, ESCOAMENTO, RESIDUO, MINERIO, DESTRUIÇÃO, CIDADE, INCENDIO, PARQUE NACIONAL, DEFESA, NECESSIDADE, INVESTIMENTO, PLANO NACIONAL, DEFESA CIVIL.

    A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, este início de novembro realmente está se mostrando um período difícil para o mundo e para o Brasil.

    O mundo se sente chocado diante das ações de terrorismo que mataram em Paris, de maneira covarde e mesquinha, uma população grande de jovens e de pessoas inocentes e inofensivas que se divertiam em suas ruas.

    Paris foi escolhida como alvo, certamente, por ser uma cidade de um país com tradição democrática e com valores multirraciais - valores que, portanto, ficam abalados neste momento, no momento dessa tragédia, dessa ação do terrorismo. Essas ações fazem com que esses valores fiquem ameaçados, o que, de certa forma, atende os objetivos daqueles terroristas que praticaram esses atos.

    E o Brasil viveu, e vive, a tragédia de Mariana, que mais uma vez demonstra a fragilidade com que ocorrem as ações e os investimentos no Brasil: com pequena segurança, com poucos cuidados ambientais. Na hora em que reivindicam esses cuidados, os ambientalistas são tratados como exagerados, mas, no momento em que acontecem esses desastres, fica clara a indispensabilidade das medidas de proteção e de segurança ambientais, fica demonstrado que esses investimentos têm que ser feitos com muito cuidado. Tudo isso revela algo que o Senador Walter Pinheiro aqui destacou, que é a necessidade de o Brasil investir para ter um plano nacional de defesa civil.

    E eu quero agregar à minha solidariedade ao povo francês, ao povo de Mariana, ao povo mineiro, a minha solidariedade ao povo da Bahia, da Chapada Diamantina, que vem enfrentando um incêndio devastador.

    O Senador Otto Alencar, que é um chapadeiro de nascimento, e eu, que sou chapadeira por adoção, quero me solidarizar com a situação, e faço isso em nome do Senador Walter Pinheiro, do Senador Otto Alencar. Coloco-me com as chapadas, com os nossos prefeitos de Ibicoara, de Lençóis, de Palmeiras, com a nossa prefeita de Mucugê, com todas as localidades alcançadas pelo Parque Nacional, com os prefeitos de Andaraí e de Palmeiras, que vêm recebendo contribuições em alimentos e em equipamentos para que os brigadistas possam dar seguimento ao combate ao fogo naquela região - fogo que é uma característica da região. As brigadas voluntárias têm tido o apoio decisivo do Instituto Chico Mendes, do Governo Federal, portanto, do Governo do Estado da Bahia e da ação do povo daquela região.

    O incêndio já alcançou a dimensão de 2 mil campos de futebol. E nós, que convivemos com as belezas naturais daquela região, sabemos da tristeza que neste momento abate o povo da região em razão de mais esse incêndio - incêndio que poderia, sem dúvida, ser evitado se nós tivéssemos uma ação de prevenção e de defesa civil mais organizada no Brasil.

    Incêndios acontecem quase todos os anos - incêndios maiores ou menores - em função da seca - e há a intensidade do El Niño neste momento -, mas a ação de socorro poderá ser mais rápida se nós tivermos uma política de defesa civil mais moderna, mais atuante e, principalmente, com mais recursos.

    Portanto, a minha solidariedade ao nosso povo da Chapada Diamantina. Esperemos que o mês de novembro possa terminar de forma melhor para todos os brasileiros e para o povo no mundo inteiro.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/11/2015 - Página 208