Pronunciamento de Flexa Ribeiro em 17/11/2015
Pela ordem durante a 206ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Pesar pelo falecimento do professor João Messias dos Santos Filho; e outro assunto.
.
- Autor
- Flexa Ribeiro (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PA)
- Nome completo: Fernando de Souza Flexa Ribeiro
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
CALAMIDADE:
- Pesar pelo falecimento do professor João Messias dos Santos Filho; e outro assunto.
-
HOMENAGEM:
- .
- Publicação
- Publicação no DSF de 18/11/2015 - Página 211
- Assuntos
- Outros > CALAMIDADE
- Outros > HOMENAGEM
- Indexação
-
- SOLIDARIEDADE, POPULAÇÃO, ORIGEM, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), MOTIVO, ACIDENTE, ROMPIMENTO, BARRAGEM, LOCAL, MUNICIPIO, MARIANA (MG), RESULTADO, ESCOAMENTO, RESIDUO, MINERIO, DEFESA, NECESSIDADE, AUMENTO, FISCALIZAÇÃO, REPRESA.
- HOMENAGEM POSTUMA, VOTO DE PESAR, MORTE, PROFESSOR, ADVOGADO, ELOGIO, VIDA PUBLICA, ENFASE, INVESTIMENTO, EDUCAÇÃO.
O SR. FLEXA RIBEIRO (Bloco Oposição/PSDB - PA. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Presidente, em primeiro lugar quero também me solidarizar com o povo mineiro e com os Senadores representantes do Estado de Minas Gerais - Senador Aécio, Senador Anastasia e Senador Zeze Perrella - em virtude da tragédia lamentável que ocorreu no Município de Mariana e que atinge já outros Estados, chegando ao Espírito Santo.
O Estado do Pará também é um Estado minerador. A companhia Vale está no Estado do Pará com o maior projeto de mineração do mundo, que é Carajás, e está implantando o S11D, que será ainda maior que Carajás, sem mencionara outros projetos da Vale para a exploração de outros minérios.
Eu fiquei impressionado, Senador Aécio, ao tomar conhecimento do número de barragens que existem no Brasil. São mais de 700 barragens. Não fazia ideia dessa quantidade de barragens. Fui informado de que só em Minas são quatrocentas e tantas. Como o Pará também é um Estado minerador, isso já nos preocupa. E é estranho que a fiscalização dessas barragens não seja feita por um órgão do Estado, como o DNPM ou outro qualquer, mas, sim, pela própria mineradora, que dá o laudo, feito pelos seus técnicos, sobre a condição da barragem.
É lamentável, evidente, a tragédia que aconteceu, mas espero que a recuperação seja a mais rápida possível, com a intervenção do Estado brasileiro.
Eu também quero, Sr. Presidente Renan Calheiros, encaminhar à Mesa um requerimento, nos termos dos arts. 218 e 221 do Regimento Interno, para que seja consignado nos Anais do Senado Federal voto de pesar pelo falecimento do engenheiro, educador e advogado paraense João Messias dos Santos Filho. Requeiro inserção em ata de voto de profundo pesar pelo falecimento e apresentação de condolências à família.
Faleceu na madrugada de ontem, em Belém, aos 75 anos de idade, o paraense e amigo fraterno de mais de 40 anos João Messias, conhecido e admirado como o talentoso e competente educador que fundou o Grupo Ideal, instituição reconhecida e respeitada pelo comprometimento com a educação e o conhecimento. Messias começou como professor de matemática do curso de engenharia da Universidade Federal do Pará e presidiu o Clube de Engenharia e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará. Ele também foi Vereador, eleito em 2005, por Belém. Em sociedade com os Profs. Antônio Carlos Trindade de Moraes e Manoel Leite Carneiro, fundou o Grupo Ideal, de ensino, partindo do princípio de que a educação ideal é aquela que prepara o aluno não apenas para o vestibular, mas também para enfrentar os desafios da vida. Hoje, o grupo educacional conta com duas unidades de colégio de ensino básico nos bairros de Batista Campos e Cidade Nova e com uma unidade de cursinho pré-vestibular e concurso na Av. Alcindo Cacela, todas na capital paraense.
Quero prestar, Sr. Presidente, minha homenagem ao amigo Messias, com quem tive a honra e a alegria de conviver, ciente de que seu falecimento representa uma perda para a educação e a engenharia do Pará. Minha solidariedade aos familiares e amigos, especialmente à esposa, Maria Inês, e aos filhos, Ana Virgínia, Ana Paula e Messias Neto.
Encaminho requerimento à Mesa, Presidente.