Discurso durante a 28ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Apelo para que se vote o Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 2, de 2015, referente a recursos destinados ao fundo Aerus.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Outros:
  • Apelo para que se vote o Projeto de Lei do Congresso Nacional nº 2, de 2015, referente a recursos destinados ao fundo Aerus.
Publicação
Publicação no DCN de 19/11/2015 - Página 33

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Democracia Progressista/PP-RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Posso falar, Sr. Presidente? Posso falar, caros Deputados e Senadores? (Pausa.) Muito obrigada.

    Eu estou numa bola dividida entre a Oposição e o Governo. E estou aqui numa missão de grande interesse social: já é a quarta ou a quinta sessão do Congresso Nacional em que nós tentamos votar o PLN 2, de 2015, que trata de assegurar recursos ao fundo Aerus. O recurso vai ser enviado ao Ministério da Previdência, para que se faça a repartição justa.

    Se alguém tiver o trabalho de passar ali pelo Salão Verde, vai ver homens e mulheres de cabelos brancos, de rugas no rosto, de 70, 75 ou 80 anos. Esses comandantes e comissários de voo estão aguardando, há 1 ano inteiro, que esta Casa vote, que o Congresso vote, que os Deputados e os Senadores votem esse projeto!

    Trata-se de um direito que lhes é assegurado, Deputado Arnaldo Faria de Sá, Deputado Rubens Bueno. Não é possível que mais uma vez não se vote o PLN 2, que trata de um dinheiro que é sagrado para essas pessoas!

    Eu recebo telefonemas de comandantes da VARIG, com 83 anos, 85 anos, que estão na miséria. Será que nós Parlamentares não vamos ter sensibilidade para votar, pelo menos, o PLN 2?

    Estamos chegando perto do Natal, e eu penso que, pelo menos, devemos ter um sentimento de humanidade para com essas pessoas. Pelo amor de Deus, eu peço aos Senadores e aos Deputados: vamos votar! Sr. Presidente Waldir Maranhão, vamos votar o PLN 2! Nós precisamos dar uma resposta a essas pessoas, sob pena de não estarmos cumprindo com a nossa responsabilidade.

O Comandante Alberto, lá de Paty do Alferes, no Rio de Janeiro, ligou para o meu gabinete, chorando.

Esse comandante tem 83 anos e está com sérias dificuldades financeiras.

    Será que nós não podemos nos sensibilizar com uma situação social grave como essa? Isso aconteceu

    por falhas do Estado brasileiro, da Secretaria de Previdência Complementar, que não fiscalizou adequadamente. A VARIG quebrou, e eles tiveram que pagar a conta da incompetência do Estado brasileiro. Mas não é justo, e nós temos essa responsabilidade.

    A matéria já foi aprovada pela Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização -- o PLN 2. Por favor, Sras. e Srs. Deputados, Sras. e Srs. Senadores, temos que votar o PLN 2. É o pedido que eu faço aqui, pelo clamor dessas pessoas que estão morrendo. Muitas delas, milhares delas morreram, sem ver resgatado o direito líquido e certo que têm.

    Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 19/11/2015 - Página 33