Fala da Presidência durante a 28ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

*

Autor
Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Outros:
  • *
Publicação
Publicação no DCN de 19/11/2015 - Página 38

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB-AL) - Nós vamos exatamente, Deputado Arnaldo Faria de Sá, fazer isso. Aliás, fizemos isso ontem.

    Eu quero aproveitar o ensejo para responder ao Senador Ronaldo Caiado e ao Senador Cássio Cunha Lima, que levantaram uma questão de ordem, que a presente sessão trata da continuação da pauta da sessão

de ontem e que não houve acréscimo de vetos na pauta.

     Portanto, os vetos destacados e constantes da Ordem do Dia nºs 29, 33, 38, 42 e 43 serão deliberados em

painel eletrônico, como preferiam os Líderes. E ontem, Senador Ronaldo Caiado, nós conversamos sobre isso.

    Eu não vejo -- e quero prevenir a todos -- nenhuma dificuldade de nós fazermos a cédula na existência de veto novo, como fizemos exatamente ontem.

    E aproveito a oportunidade para dizer que o Senado já tem maiores informações. A minha presença aqui na Presidência do Congresso Nacional seguirá sempre pela isenção e pela independência. Eu não sou Governo e não sou Oposição. Não participo do Governo e não quero participar do Governo. E vou exercer o meu papel de Presidente do Congresso Nacional na plenitude, com isenção, com equilíbrio, da forma que for possível fazer, no limite do Regimento.

    De modo que ninguém, ninguém, absolutamente ninguém fique com nenhuma dúvida de que, em qualquer momento, eu vou utilizar os Regimentos do Congresso Nacional, do Senado Federal ou da Câmara dos Deputados para beneficiar um lado ou para beneficiar o outro. É o equilíbrio o meu único capital para exercer a Presidência do Congresso Nacional.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 19/11/2015 - Página 38