Pronunciamento de Fátima Bezerra em 18/11/2015
Discurso durante a 28ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional
*
- Autor
- Fátima Bezerra (PT - Partido dos Trabalhadores/RN)
- Nome completo: Maria de Fátima Bezerra
- Casa
- Congresso Nacional
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Outros:
- *
- Publicação
- Publicação no DCN de 19/11/2015 - Página 43
- Assunto
- Outros
A SRª FÁTIMA BEZERRA (Bloco Apoio Governo/PT-RN. Sem revisão da oradora.) - Até pela honra e alegria
que tive por ter representado o povo do Rio Grande do Norte por três mandatos aqui nesta Casa.
Sr. Presidente Renan, faço um parêntese para me associar à mensagem já trazida pela Deputada Moema, no sentido de saudar a Marcha das Mulheres Negras, que se encontram caminhando pelas ruas de Brasília desde as primeiras horas da manhã. São mulheres negras vindas de todas as regiões do nosso País, de todos os Estados. O meu Estado, o Rio Grande do Norte, está presente aqui com uma bela delegação. São mulheres vindas de todas as regiões, de todas as religiões, de todas as profissões, de todas as correntes ideológicas.
Essa marcha, Sr. Presidente, na verdade, traz a história de resistência, de luta contra a opressão das mulheres negras e proclama exatamente a luta contra a violência e pelo fim do racismo.
Portanto, mais do que dar as nossas boas-vindas, Presidente Renan, nós queremos que as vozes das mulheres negras ecoem no Parlamento, no Congresso Nacional, para que nós possamos barrar, derrotar a agenda conservadora em curso no Congresso Nacional e para que possamos avançar na direção das políticas que venham a afirmar a cidadania da juventude e das mulheres negras.
Sr. Presidente, para encerrar definitivamente, pelo fim da violência, pelo fim do racismo, viva a Marcha das Mulheres Negras hoje em Brasília!
Muito obrigada.