Discurso durante a 28ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

*

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Outros:
  • *
Publicação
Publicação no DSF de 19/11/2015 - Página 71

     A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB-AM. Sem revisão da oradora.) -

Eu estou há 1 hora aqui, Sr. Presidente. O senhor só olha para um lado. Estou há 1 hora esperando a minha vez de falar.

    Quero apenas agregar uma proposta ao encaminhamento que V.Exa. fez, que no nosso entendimento está perfeito. A Polícia Federal e a Polícia do Distrito Federal, é importante, sim, que elas façam uma investigação no conteúdo que está guardado nesse acampamento. Mas mais importante, Sr. Presidente, e eu digo isto porque servidores do Senado foram atingidos -- não quero acusar ninguém de forma leviana --, é que, segundo relatos, a agressão não partiu da Polícia Legislativa, que, pelo contrário, estava lá para proteger a Marcha das Mulheres.

    Então, solicito a V.Exa. que determine imediatamente à Polícia Legislativa que também participe da apuração do que aconteceu. Eu ouvi um Deputado que me antecedeu, Presidente Renan Calheiros, dizer que é filho de uma negra -- acho muito importante que isto seja registrado -- e que não aceita acusações levianas. Então, para que ninguém incorra no risco de fazer acusação leviana, é importante a investigação. Hoje foram atacadas as mulheres negras que estão em marcha -- há mais de 30 mil delas --, e semana passada, os jovens estudantes secundaristas, Sr. Presidente.

    Seria importante que essa investigação fosse determinada agora por V.Exa. A Deputada Benedita da Silva tem razão. Pessoas foram feridas, e o Poder Legislativo, o Parlamento brasileiro tem obrigação de dar uma resposta, se possível ainda hoje, sobre de quem partiu a iniciativa das agressões.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/11/2015 - Página 71