Discurso durante a 210ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo falecimento do Sr. Lomanto Júnior, ex-governador da Bahia.

Autor
Walter Pinheiro (PT - Partido dos Trabalhadores/BA)
Nome completo: Walter de Freitas Pinheiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Pesar pelo falecimento do Sr. Lomanto Júnior, ex-governador da Bahia.
Publicação
Publicação no DSF de 25/11/2015 - Página 14
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, LOMANTO JUNIOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DA BAHIA (BA), ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO, POLITICA.

    O SR. WALTER PINHEIRO (Bloco Apoio Governo/PT - BA. Sem revisão do orador.) - É óbvio que é uma nota triste para os baianos o falecimento do ex-Governador Lomanto Júnior que, inclusive, teve a proeza de ser o Governador mais jovem da Bahia, aos 37 anos de idade. No início dos anos 1960, o ex-Governador Lomanto Júnior foi Governador do Estado da Bahia, passou por esta Casa também e foi Vereador na cidade de Jequié, meu caro Jorge. Uma figura que eu diria que, de certa maneira, marcou uma época na Bahia.

    Não vou dizer que fomos adversários, mas militamos em campos opostos ao longo dos anos, mas aqui quero reconhecer a contribuição, todo um trabalho e a história de vida dessa figura importante para os baianos e para a Bahia, para o seu povo e a sua terra natal, a cidade de Jequié.

    Hoje, os baianos estão de luto pela perda de um homem que, na passagem pelo comando do Estado, produziu coisas importantíssimas, principalmente com a sua visão de homem do interior. Essa é uma coisa importante num Governo do Estado, pois a força de uma capital, Senadora Ângela, termina sugando um governador e levando esse chefe maior do Estado a uma situação de atender às coisas da capital ou da região metropolitana. Então, o Lomanto, naquela época, usou a sabedoria para fazer entenderem os políticos e os que ele comandava que o fundamental era interiorizar, era desconcentrar, era capilarizar as forças do Estado, representadas pela força de um homem que vinha exatamente com a força do interior. Então, perdem os baianos.

    Aqui vão o meu abraço e minha solidariedade à família que, sem dúvida, perde um de seus filhos, mas fica uma coisa importante para os familiares, para os filhos. Para o Deputado Leur, que foi Deputado muitos anos nesta Casa, para o Deputado Estadual Leur, para todos os familiares, sei que a perda é muito grande, mas a coisa mais bonita nessa história é que fica o legado. Aqueles que podem falar tranquilamente da vida e da história desse homem vão poder falar em vida do que foi o seu avô, o seu pai, o seu parente mais próximo.

    Era isso, Senador Jorge Viana.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/11/2015 - Página 14