Pronunciamento de Lídice da Mata em 24/11/2015
Pela ordem durante a 210ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Pesar pelo falecimento do Sr. Lomanto Júnior, ex-governador da Bahia.
- Autor
- Lídice da Mata (PSB - Partido Socialista Brasileiro/BA)
- Nome completo: Lídice da Mata e Souza
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
HOMENAGEM:
- Pesar pelo falecimento do Sr. Lomanto Júnior, ex-governador da Bahia.
- Publicação
- Publicação no DSF de 25/11/2015 - Página 24
- Assunto
- Outros > HOMENAGEM
- Indexação
-
- HOMENAGEM POSTUMA, LOMANTO JUNIOR, EX GOVERNADOR, ESTADO DA BAHIA (BA), ELOGIO, VIDA PUBLICA, ATUAÇÃO, POLITICA.
A SRª LÍDICE DA MATA (Bloco Socialismo e Democracia/PSB - BA. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Enquanto V. Exª chega à tribuna, Sr. Presidente, quero registrar o meu pesar à família do ex-Governador, ex-Senador, Deputado Estadual e Deputado Federal Lomanto Júnior, que morreu ontem à noite e está tendo seu corpo velado no Palácio da Aclamação hoje, durante todo o dia, lá na Bahia. Depois, o corpo será levado à sua cidade natal, Jequié, onde iniciou a sua vida política, como Vereador, e a terminou. Depois de toda essa carreira - Deputado Estadual, Deputado Federal, Governador da Bahia e Senador da Bahia -, voltou a ser prefeito de sua cidade, onde encerrou sua vida política nos anos 90.
Quero dar o meu abraço de pesar ao Deputado Federal de muitos anos, colega Constituinte, o Deputado Federal Leur Lomanto, e ao seu neto, filho do Deputado Leur Lomanto, Leur Júnior, que exerce o mandato de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa.
Quero dar o meu abraço, também, ao povo de Jequié, que certamente registra com muito pesar a morte deste que se elegeu, Senador Jorge Viana, com um slogan e com um jingle que àquela época era muita novidade - elegeu-se contra Waldir, em 1962 -, que dizia: "Lomanto é a esperança do povo, é gente nova, é sangue novo." Esse jingle correu a Bahia inteira. Ele foi o autor. Vinha do Sertão da Bahia, de Jequié, dizendo que era o governador da Estrada do Feijão, e trouxe, do interior para a capital, a renovação.
Muito obrigada.