Pela ordem durante a 210ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Defesa da importância do Mercosul para o Brasil.

Autor
Lindbergh Farias (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Luiz Lindbergh Farias Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
POLITICA INTERNACIONAL:
  • Defesa da importância do Mercosul para o Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 25/11/2015 - Página 42
Assunto
Outros > POLITICA INTERNACIONAL
Indexação
  • REGISTRO, IMPORTANCIA, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), BRASIL, ENFASE, AUMENTO, LUCRO, EXPORTAÇÃO, CRITICA, ELEIÇÃO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, PAIS ESTRANGEIRO, ARGENTINA, MOTIVO, POSSIBILIDADE, PREJUIZO, DIREITOS, TRABALHADOR.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, rapidamente, veja-se que a diferença entre o candidato Scioli e o candidato Macri foi menor do que a diferença aqui entre o candidato da oposição e a Presidenta Dilma. E não me consta, até agora, que o candidato Scioli tenha pedido recontagem de votos. Não me consta, até agora, que o candidato Scioli tenha falado em fraude eleitoral. Não me consta, até agora, que o candidato Scioli tenha falado em terceiro turno e impeachment.Eu acho que essa é uma lição importante.

    Agora, olhando a vitória de Macri, lembro-me destes governos aqui nos anos 90, com este mesmo perfil: Fernando Henrique, no Brasil; Menem, na Argentina; Carlos Andrés Pérez, na Venezuela; Salinas de Gortari, no México; que aplicaram receituários neoliberais duríssimos. Eu acho, Senador Aécio, que, na verdade, o Macri vai ser muito importante, porque vai colocar a política neoliberal na Argentina. O Macri pode ajudar o Brasil, porque vai ser uma espécie de Aécio na Argentina. E quero ver o que vai acontecer com esse governo Macri em cima de questões muito objetivas: a discussão sobre o câmbio, a discussão se vão acabar os subsídios de serviço público, que correspondem a 4% do déficit fiscal da Argentina.

    Agora, o que me impressiona é a oposição fazer coro num discurso que só prejudica o Brasil, que é o discurso contra o Mercosul e contra a união aduaneira, porque, Sr. Presidente, quem faz o debate ideológico aqui, neste Parlamento, é a oposição, já que o Brasil lucrou e muito com o Mercosul. Eu não quero cansá-los com os dados, mas vejamos o saldo comercial. Com o Mercosul, de 2009 a 2014, tivemos um saldo comercial superavitário de 49 bilhões e, com os Estados Unidos, infelizmente, Senador Aécio, deficitário de 45 bilhões. São fatos, são números.

    Eu queria falar para o Estado de São Paulo, do Senador Aloysio Nunes Ferreira. V. Exª sabe, Senador Aloysio Nunes Ferreira, para quem o Estado de São Paulo exporta manufaturados? Primeiro, Associação Latino-Americana de Integração, com 35 milhões. Somando União Europeia e Estados Unidos, é menos do que a América Latina. Sabe para quem mais exportamos manufaturados? Venezuela, Senador Aloysio Nunes!

    Então, na verdade, o Brasil ganhou com o Mercosul. Exporta manufaturados. Temos mais dificuldade de exportar manufaturados para a Europa e para os Estados Unidos. Agora ficam aplaudindo qualquer discurso do recém-eleito Presidente Macri, sem levar em conta os interesses nacionais. Acho que a oposição se equivoca.

    E nós vamos estar atentos, observando o que vai ser o governo do Macri. Acho que pode ser um bom espelho para alertar a população brasileira do que significa esse retrocesso na América Latina. É importante que eles governem lá, e queremos usar esse exemplo, porque tenho certeza de que o governo do Macri vai ser igual ao governo do Fernando Henrique, do Carlos Andrés Pérez, do Menem: vai ser um governo que vai fazer a regressão social e vai retirar direitos dos trabalhadores...

    O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco Oposição/PSDB - SP) - Art. 14, Presidente.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - Eu quero, daqui a um ano, voltar a este debate para avaliarmos a situação da Argentina.

 

     O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco Oposição/PSDB - SP) - Art. 14, Sr. Presidente. Fui citado várias vezes.

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Senador Aloysio Nunes Ferreira.

    O SR. ALOYSIO NUNES FERREIRA (Bloco Oposição/PSDB - SP. Para uma explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu penso que a derrota do Scioli subiu à cabeça do Senador Lindbergh, porque ele chega aqui com um ímpeto, com uma fúria que mais lembra o kirchnerismo do que o petismo, embora haja muita semelhança entre os dois.

    Veja, ele já começa agourando um mau governo ao presidente que acaba de ser eleito e para quem a Presidente Dilma inclusive abriu as portas para que venha ao Brasil, antes mesmo da sua posse. Quer dizer, ele está sendo mais realista do que o rei.

    O SR. LINDBERGH FARIAS (Bloco Apoio Governo/PT - RJ) - É porque a gente conhece a política dos senhores. A gente conhece.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/11/2015 - Página 42