Pronunciamento de Waldemir Moka em 24/11/2015
Discurso durante a 210ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Defesa da celebração de mais acordos comerciais bilaterais por parte do Brasil, com objetivo de combater a crise na economia nacional.
- Autor
- Waldemir Moka (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
- Nome completo: Waldemir Moka Miranda de Britto
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
INDUSTRIA E COMERCIO:
- Defesa da celebração de mais acordos comerciais bilaterais por parte do Brasil, com objetivo de combater a crise na economia nacional.
- Publicação
- Publicação no DSF de 25/11/2015 - Página 48
- Assunto
- Outros > INDUSTRIA E COMERCIO
- Indexação
-
- DEFESA, ALTERAÇÃO, MODELO, PARTICIPAÇÃO, BRASIL, MERCADO COMUM DO SUL (MERCOSUL), ENFASE, NECESSIDADE, MELHORAMENTO, ACORDO, COMERCIO, AMBITO INTERNACIONAL, OBJETIVO, COMBATE, CRISE, ECONOMIA NACIONAL.
O SR. WALDEMIR MOKA (PMDB - MS. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu vejo aqui os Parlamentares... Primeiro que acho que nós deveríamos dedicar esse tempo à questão interna. Já deveríamos estar votando o relatório do Senador Eunício.
Em segundo lugar, vejo essas defesas apaixonadas aqui de Parlamentares, mas se esquecem de dizer que foi este Governo que levou o País a essa crise, que nós com muito esforço estamos tentando livrar. Esquecem-se disso.
Se essa parceria com o Mercosul, se tudo isso fosse positivo, por que o Brasil está nessa crise que está? Esse é o lado pragmático. Dizer que nós temos que carregar o Mercosul e evitar os acordos bilaterais, para mim isso é falta de inteligência. Nós temos que, na verdade, continuar e fazer cada vez mais acordos bilaterais que deem a este País condições de exportar. E não é quanto nós ganhamos com o Mercosul, é o que nós deixamos de ganhar. Isso é que é ruim.
(Soa a campainha.)
O SR. WALDEMIR MOKA (PMDB - MS) - O que adianta ganhar alguma coisa pequena nesse acordo do Mercosul, deixando de ganhar aquilo que é muito mais vantajoso nos chamados acordos bilaterais?
Portanto, para encerrar a minha fala, eu proponho, imediatamente: vamos acabar com isso e vamos à Ordem do Dia e ao relatório, para que possamos votar, lembrando que hoje nós temos sessão do Congresso.