Discurso durante a 211ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Pesar pelo desastre ambiental ocorrido em Mariana-MG.

Autor
Zeze Perrella (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MG)
Nome completo: José Perrella de Oliveira Costa
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MEIO AMBIENTE:
  • Pesar pelo desastre ambiental ocorrido em Mariana-MG.
Publicação
Publicação no DSF de 26/11/2015 - Página 93
Assunto
Outros > MEIO AMBIENTE
Indexação
  • DEFESA, PUNIÇÃO, EMPRESA, MINERAÇÃO, MOTIVO, ROMPIMENTO, BARRAGEM, ARMAZENAGEM, RESIDUO, ATIVIDADE, EXTRAÇÃO, LOCAL, MUNICIPIO, MARIANA (MG), ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).

    O SR. ZEZE PERRELLA (Bloco Apoio Governo/PDT - MG. Sem revisão do orador.) - Só queria fazer um comentário, Sr. Presidente. Faço das palavras do Senador Magno as minhas palavras. Infelizmente, foi uma tragédia o que aconteceu em Minas Gerais.

    Tive oportunidade de passar dois dias por lá, sobrevoei toda a região, não há ninguém que veja aquilo, e não chore. É comovente. As pessoas não têm a exata compreensão do que aconteceu em Minas Gerais, os atentados de Paris ofuscaram realmente, mas não sei até onde a mídia tem interesse em divulgar tanto, porque são empresas poderosíssimas.

    Estive reunido também com o Presidente da Vale, vi que ele estava sofrendo, mas disse para ele: "Presidente, já existia um estudo de três anos atrás de uma geóloga de São Paulo - que me falha o nome agora - famosa, que já previa que isso poderia ter acontecido. O que vocês fizeram?"

    E o mais deprimente, Sr. Presidente, foi que me reuni também com os flagelados. E vi o sofrimento deles, mas vi a preocupação deles de retomar o trabalho, morrendo de medo de a Samarco fechar e ficarem desempregados, porque emprego indireto, parece-me, são mais que 50 mil. Isto que é deprimente, a força do poder financeiro: as pessoas sofrendo, mas, ao mesmo tempo, dependendo da Vale e da Samarco.

    Há um projeto aqui do Senador Aécio, que não anda. Esse projeto dos royalties, que está emperrado lá na Câmara dos Deputados, porque a maioria dos Congressistas ou boa parte deles estão comprometidos com essas mineradoras que deram dinheiro para a campanha de muita gente. Soube pela imprensa que somente a Samarco distribuiu mais de R$80 milhões para campanhas eleitorais.

    Isso é deprimente e mostra a força deles. Por que eles não querem que o projeto minerário ande aqui? Porque o projeto visa, fundamentalmente, aumentar royalties. Minas Gerais está sendo explorada há anos, o dano ambiental é terrível, e isso veio mostrar tudo o que nós já falávamos há anos.

    É preciso que haja fiscalização; é preciso que Minas Gerais, os Estados produtores, o Espírito Santo, o Pará sejam, realmente, recompensados. O maior índice de crime, aliás, de doenças pulmonares está nas regiões onde as mineradoras operam. Eles não têm a menor preocupação com o ser humano.

    Então, essa tragédia serviu para mostrar a todos nós que esse pessoal tem que ser vigiado, sim, tem que pagar, e tem que ser cobrado, porque o que fizeram em Minas Gerais é um crime! Oitocentos quilômetros de rio totalmente destruídos, flora destruída, pessoas sofrendo... É uma tragédia, Sr. Presidente, que não dá nem para escrever.

    Eu convido os Srs. Senadores para irem à Mariana e região para ver o que aconteceu. Dá vontade de chorar, e eu chorei, Sr. Presidente, porque é deprimente.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/11/2015 - Página 93