Pronunciamento de Aécio Neves em 18/11/2015
Discurso durante a 28ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional
*
- Autor
- Aécio Neves (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/MG)
- Nome completo: Aécio Neves da Cunha
- Casa
- Congresso Nacional
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Outros:
- *
- Publicação
- Publicação no DCN de 19/11/2015 - Página 134
- Assunto
- Outros
O SR. AÉCIO NEVES (Bloco Oposição/PSDB-MG. Sem revisão do orador.) - Permita-me, Sr. Presidente,
fugir um pouco do assunto, mas V.Exa. compreenderá a razão. Quero apenas reiterar que poucas questões consternaram tanto o Brasil nos últimos tempos como o acidente ocorrido em Mariana, com consequências ambientais inéditas pela sua gravidade, com vidas ceifadas em Mariana, surtindo efeitos em Minas Gerais e no Espírito Santo.
Quero saudar a presença aqui no plenário do Prefeito de Mariana, Duarte Gonçalves, que viveu pessoalmente esse drama. Ele ficou muito atento à catástrofe desde o início, passando a noite junto às vítimas no Distrito de Bento Rodrigues, e sua posição é muito reconhecida pela sociedade marianense e mineira. E ele veio aqui cuidar de ações objetivas, que possam não apenas inibir, evitar, outras tragédias como essa, tanto em Mariana como em todo o Estado de Minas Gerais e no Brasil, mas também, e obviamente, cobrar providências objetivas, efetivas, para que as vítimas dessa tragédia possam reiniciar as suas vidas, e que nós possamos cuidar das consequências gravíssimas do ponto de vista ambiental daquela tragédia.
Portanto, seja bem-vindo, Prefeito! Tenho certeza de que o Presidente do Congresso o saudará, em nome de todos nós, desejando que V.Exa. leve também dos Parlamentares, Deputados e Senadores, o conforto e a solidariedade não apenas em palavras, mas também na busca de providências efetivas, para que o que ocorreu em Mariana não vitime outros brasileiros em outras partes do País.