Pronunciamento de Renan Calheiros em 19/11/2015
Fala da Presidência durante a 207ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal
*
- Autor
- Renan Calheiros (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/AL)
- Nome completo: José Renan Vasconcelos Calheiros
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Fala da Presidência
- Resumo por assunto
-
POLITICA INTERNACIONAL:
- *
- Publicação
- Publicação no DSF de 20/11/2015 - Página 46
- Assunto
- Outros > POLITICA INTERNACIONAL
- Indexação
-
- LEITURA, CARTA, REGISTRO, REMESSA, DESTINATARIO, PRESIDENTE, SENADO, FRANÇA, PAIS ESTRANGEIRO, ASSUNTO, HOMENAGEM POSTUMA, FAMILIA, VITIMA, ATENTADO, LOCAL, AUTORIA, GRUPO, TERRORISTA, UTILIZAÇÃO, ARMA DE FOGO, MORTE, CIVIL, REPUDIO, AUTOR, TERRORISMO.
O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. PMDB - AL) - Antes de submeter o requerimento à apreciação dos Senadores, eu queria, rapidamente, fazer a leitura de uma carta que mandamos ao Presidente do Senado da república francesa, Gerard Larcher:
Foi com grande emoção e inteiramente consternado que o Brasil recebeu a notícia dos atentados perpetrados ontem à noite em Paris.
Por sua indescritível barbárie e covardia, os atos terroristas são alvo de repúdio, indignação e condenação imediata por parte de toda a comunidade internacional. Não há justificativa possível para os crimes cometidos não somente contra a França, mas contra toda a humanidade.
Como sabe V. Exª, os valores de liberdade, igualdade e fraternidade, encarnados e promovidos pela França, vêm sendo compartilhados e reverenciados pelo Brasil ao longo de nossa história.
Em nome do Senado Federal e do Povo Brasileiro, que representamos, apresento-lhe nossas profundas condolências e total solidariedade, neste momento de dor e tristeza para todos nós. Estaremos à disposição do Governo francês para qualquer providência que possa atenuar as consequências dessa tragédia.
Aproveito a oportunidade para apresentar-lhe os melhores protestos de estima e consideração com que me subscrevo, Renan Calheiros.
Presidente do Senado Federal.
Eu o fiz em nome de todos os Senadores e de todas as Senadoras.
Em votação o requerimento do Senador Aloysio Nunes Ferreira.
As Senadoras e os Senadores que aprovam o requerimento permaneçam como se encontram. (Pausa.)
Aprovado o requerimento.