Comunicação inadiável durante a 215ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Expectativa com a liberação de licenças que permitam a continuidade das obras de interligação do Estado de Rondônia ao Sistema Interligado Nacional.

Autor
Ângela Portela (PT - Partido dos Trabalhadores/RR)
Nome completo: Ângela Maria Gomes Portela
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
Outros:
  • Expectativa com a liberação de licenças que permitam a continuidade das obras de interligação do Estado de Rondônia ao Sistema Interligado Nacional.
Aparteantes
Telmário Mota.
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/2015 - Página 23

    A SRª ÂNGELA PORTELA (Bloco Apoio Governo/PT - RR. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Senador Paulo Paim, Srªs e Srs. Senadores, nesta comunicação inadiável quero, com muita satisfação, comunicar a todos, principalmente às famílias do meu Estado de Roraima, algo que consideramos muito bom, muito positivo para o nosso Estado. Na última quinta-feira, recebemos a ótima notícia que se relaciona diretamente com os esforços que venho fazendo aqui, junto ao Governo Federal, com os esforços que vêm fazendo o Senador Telmário Mota, a Governadora Suely Campos e toda a classe política de Roraima, deputados estaduais, vereadores da capital, representantes do Ministério Público, do Tribunal de Justiça do nosso Estado. Houve uma movimentação suprapartidária de extrema relevância e inédita em nosso Estado na busca da solução do problema que atravancava, impedia a construção do Linhão de Tucuruí.

    Para a nossa grande alegria, na audiência que tivemos, eu e a Governadora Suely Campos, com a Presidenta Dilma Rousseff, pudemos apresentar a ela a realidade do nosso Estado, a necessidade extrema de termos o nosso Linhão do Tucuruí, de termos a interligação de Roraima ao sistema elétrico nacional.

    Eu e Governadora Suely Campos ficamos muito bem impressionadas com a receptividade, com a compreensão da Presidenta Dilma pelos argumentos colocados por nós, para que se tirassem todas as dificuldades da obra do Linhão de Tucuruí em relação à Funai, ao Ibama e a tudo que nós havíamos apresentado como impedimento para a continuidade desse linhão, que vai tirar o nosso Estado do isolamento e vai acabar, se Deus quiser, com o apagão que existe em Roraima.

    A energia de Guri já não é mais suficiente. Nossas termoelétricas têm energia cara, poluente, que não atende a nossa necessidade. Portanto, viemos anunciar, com muita alegria, o retorno, se Deus quiser, da liberação de uma carta de anuência por parte da Funai.

    A Presidenta Dilma, na audiência, falou da sua sensibilidade em relação à questão e autorizou, três dias depois, o Presidente da Funai, nosso companheiro João Pedro, a entregar a carta de anuência ao Ibama, para permitir a continuidade do linhão.

    Nós teremos, na quarta-feira desta semana, uma audiência com a Drª Marilene, Presidenta do Ibama, para que ela dê agilidade ao licenciamento ambiental e para que nós possamos, efetivamente, avançar, superar toda a burocracia que envolve a construção do Linhão de Tucuruí.

    Sem dúvida nenhuma, estamos solucionando um impasse de praticamente três anos. Isso só foi possível pelo trabalho político incansável, do qual também faz parte a classe política de Roraima, o nosso Senador Telmário. Não posso deixar de destacar aqui o compromisso político, o interesse e a dedicação com que a Governadora Suely Campos agiu para que conseguíssemos resolver isso, sem dúvida nenhuma.

    A resolução do problema é prova de que a política é ainda a melhor forma de tratar as questões de difícil solução. Nos últimos dias, eu estive com os Ministros da Casa Civil, Jaques Wagner; da Justiça, Eduardo Cardozo; do Meio Ambiente, Izabella Teixeira; e de Minas e Energia, Eduardo Braga, além do Presidente da Funai, João Pedro.

    Sem dúvida nenhuma, foi um momento muito importante para ver e presenciar o movimento suprapartidário que nós tivemos em nosso Estado para ajudar a resolver essa questão.

    Já está marcada para quarta-feira a audiência com a Drª Marilene. Vou pedir agilidade ao órgão nas providências que ele precisa tomar para o andamento da obra. São reuniões importantes, que ajudam a criar um convencimento nos órgãos governamentais a respeito da extrema necessidade de solucionar o problema energético em nosso Estado.

    Todo esse esforço, toda essa soma de articulações foi decisiva. Mas a reunião que eu considero mais importante e que decidiu, definitiva e rapidamente, essa questão foi a audiência com a Presidenta Dilma Rousseff, sem dúvida nenhuma. Tão logo nós saímos da audiência com a Presidenta Dilma, na segunda-feira, fizemos questão de afirmar o nosso otimismo em relação ao andamento do processo. A Presidenta se diz convencida da necessidade de retomar a obra e nos garantiu que encaminharia a solução. Três dias depois, a Funai liberou a carta de anuência.

    E aí, Senador Telmário Mota, que coisa boa: a Funai liberou, três dias depois, a carta de anuência para que sejam retomadas as obras do linhão. E nós vimos, lá em Roraima, uns ataques fortíssimos à Funai. É bem verdade que todos nós fizemos duras pressões para que a Funai resolvesse a questão com muita rapidez. Mas, agora que a Funai resolveu, o foco é outro. Agora os adversários estão dizendo que quem resolveu foi fulano e sicrano e querem desviar a ideia de que quem resolveu a questão foi a Presidenta Dilma, sem dúvida nenhuma.

    Nós compreendemos que a participação de todos foi muito importante, sem dúvida, mas o que foi decisivo mesmo foi a Presidenta Dilma pedir a resolução do problema.

    Concedo o aparte ao Senador Telmário Mota, que lutou muito também para que avançássemos na resolução desse problema.

    O Sr. Telmário Mota (Bloco Apoio Governo/PDT - RR) - Senadora Ângela, eu quero parabenizar V. Exª. Eu não tenho nenhuma dúvida - e o povo de Roraima muito menos - de que a participação efetiva de várias pessoas nessa luta foi muito importante. São forças que convergiram no sentido dessa liberação. E nós fomos à Presidenta Dilma, fomos no mesmo dia, embora em horários diferentes, mas a audiência da Governadora foi marcada por mim e por V. Exª, e V. Exª sempre abraçou essa causa. V. Exª não tem rádio e televisão para mentir para o povo, a exemplo de Senador de Roraima que mente, que engana o povo. E quero aqui da tribuna, mais uma vez, parabenizar V. Exª por esse trabalho belíssimo. Sem nenhuma dúvida, a Presidente Dilma foi decisiva. Fomos a ela, e ela nos garantiu... E nós trabalhamos com datas, enquanto que os adversários lá trabalhavam com outras datas, de oito meses, de sete meses. Então, o povo sabe e nós vamos esclarecer bem isso. Mais esclarecedora vai ser a Presidenta quando for lá. Ela vai dizer de onde realmente ela foi provocada com relação a isso. Então, não tenho dúvida nenhuma a respeito. Quero parabenizar V. Exª. A mesma coisa na questão do Parque do Lavrado. Hoje mesmo, estivemos com o Ministro Ricardo Berzoini para trabalharmos nesse sentido. V. Exª também. Falei lá em meu nome e no nome de V. Exª. Não tenho dúvida de que vamos equacionar essa questão. Roraima hoje vive uma crise enorme, por conta desse grupo que está aí e que destruiu o Estado. Estou com um jornal que pertence à esposa de um Senador, dizendo que a Senadora Ângela e o Senador Telmário votaram a favor da corrupção. Não, nunca votamos, porque nunca fizemos parte do grupo desse Senador. Nós sempre trilhamos outro caminho, o caminho da ética, da moralidade e da responsabilidade. Nós temos compromisso com esta Casa. Eu respeito a decisão do Senado sempre. Não queria nem tocar neste assunto agora, porque acho que não é pertinente. Estamos num momento de glória, de alegria, de realização, de vitória para o povo de Roraima. Sem nenhuma dúvida, Senadora, V. Exª enobrece esse Estado. Nunca vi o seu nome em lista de corrupção, de investigado, não. Graças a Deus, V. Exª está aqui primando por isso, enquanto os adversários, que apedrejam, que tentam confundir a cabeça do povo, todo dia fazem parte de lista da Folha, do Estadão, da revista Época, da revista Veja. De tudo quanto é revista nacional essa pessoa faz parte. Então, quero parabenizar V. Exª, quero somar-me à fala de V. Exª. Sem nenhuma dúvida, V. Exª orgulha o meu Estado de Roraima ao ser Senadora. É isto mesmo: o bem sempre vence o mal, e, paulatinamente, nós estamos destruindo o mal do nosso Estado. Parabéns a V. Exª!

    A SRª ÂNGELA PORTELA (Bloco Apoio Governo/PT - RR) - Muito obrigada, Senador Telmário.

    Quero enfatizar que somos conscientes, Senador Paulo Paim, de que o momento político de crise ética e moral por que o nosso País passa é muito grave. Mas a gente não pode deixar de anunciar e passar para a população as coisas boas que estão acontecendo. E agora eu posso dizer a V. Exª que nós estamos anunciando uma coisa que é o sonho do povo do nosso Estado: ter energia segura, confiável e mais barata.

    Seria inadmissível que nós, como representantes de Roraima, não lutássemos por esse linhão, Senador Paulo Paim, porque por acreditarmos que é de extrema importância para o desenvolvimento social e econômico do nosso Estado é que nós lutamos tanto para que isso fosse resolvido, e, graças a Deus, a Presidenta Dilma se sensibilizou e resolveu a questão. A carta de anuência da Funai foi concedida. Isso é um passo muito importante. E nós vamos correr atrás agora do outro passo, que é lá no Ibama. Quarta-feira, nós vamos estar lá, com a presidenta Marilene, lutando para que o licenciamento ambiental seja concedido o mais rápido possível, porque o Ibama é conhecedor do traçado do linhão de Tucuruí.

    Muito obrigada, Sr. Presidente.

 

    


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/2015 - Página 23