Discurso durante a 215ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Homenagem ao Dia do Evangélico, comemorado hoje.

Autor
Hélio José (PSD - Partido Social Democrático/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Outros:
  • Homenagem ao Dia do Evangélico, comemorado hoje.
Publicação
Publicação no DSF de 01/12/2015 - Página 44

    O SR. HÉLIO JOSÉ (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - DF. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Quero agradecer ao Senador José Medeiros, de Mato Grosso, pela presidência dos trabalhos, e cumprimentar todos os senhores e senhoras ouvintes da Rádio Senado e da TV Senado.

    É com muita alegria que assomo a este púlpito para falar um pouquinho sobre o Dia do Evangélico, que se comemora hoje. Em Brasília, nas repartições públicas do Distrito Federal, é feriado hoje, porque se comemora aqui o Dia do Evangélico, como em todo o Brasil.

    Srªs Senadoras, Srs. Senadores, Sr. Presidente, hoje, dia 30 de novembro, o Brasil comemora o Dia do Evangélico. Inclusive, no Distrito Federal, é feriado, como eu já disse.

    A maior parte das pessoas sabe que sou católico. Mas também sou cristão e, como tal, eu jamais poderia deixar de apoiar nossos amigos evangélicos. Diferenças religiosas à parte, não posso deixar de reconhecer a importância da Igreja Evangélica no Brasil atual. Inclusive, recentemente, fizemos aqui uma audiência pública com nossos amigos presbiterianos, em comemoração ao Colégio Mackenzie, importante instituição de ensino da Igreja Presbiteriana em nosso País.

    A humanidade vive tempos difíceis, Senador José Medeiros. O progresso, a expansão material da nossa civilização deu-se à custa de uma enorme pobreza de espírito dos indivíduos. Então, muitas vezes, os valores humanos são deixados de lado. Valores seculares têm caído por terra. A fraternidade, a solidariedade e o senso do dever têm dado lugar a um individualismo sem precedentes. As pessoas ficam feito folhas ao vento, isoladas, sem rumo certo.

    Numa sociedade como esta, a Igreja Evangélica tem se destacado como a força que se opõe à pressão desagregadora. Ao desespero, ela mostra a esperança; ao materialismo, ela responde com fé; ao erro, ela oferece a redenção. É muito importante essa questão, porque as pessoas precisam muito se apegar a valores cristãos.

    Assim, nobre Senador José Medeiros, o movimento evangélico tem sido capaz de atrair novos adeptos numa escala inédita no Brasil. Isso se dá, sobretudo, nas periferias, onde a vida é dura, e o consolo, escasso.

    Srªs e Srs. Senadores, uma questão a se louvar nas igrejas evangélicas, em suas diversas denominações, é o valor que dão à família. Um elo forte, que nos une, católicos e evangélicos, é exatamente essa valorização da família, que é fundamental. O dia de hoje é, portanto, um dia para se felicitar, mesmo por quem não é evangélico. Afinal, é um dia voltado à comemoração dos valores da família. Afinal, poucos movimentos na história do Brasil e do mundo mobilizaram tanta gente para o bem, como exatamente os cristãos evangélicos e católicos e as várias igrejas. A defesa da família como mola mestra da sociedade é essencial, principalmente nos dias de hoje. As igrejas cristãs, ao longo do tempo, têm feito muito em prol da família e dos bons valores da sociedade.

    Por isso, eu jamais poderia deixar passar em branco uma data tão importante como esta, nobre Senador, Presidente José Medeiros. Neste momento em que o terrorismo assombra o mundo, os valores cristãos são fundamentais como uma esperança de um dia melhor.

    Tenho muitos amigos evangélicos, a quem rendo minhas homenagens, como, por exemplo, o Bispo Manoel Ferreira, da Igreja Assembleia de Deus de Madureira; o Pastor Idalino, da Igreja Assembleia de Deus do Guará; o Pastor Orcival; o Pastor Benedito, da Assembleia de Deus de Taguatinga, e vários outros pastores das igrejas evangélicas do Distrito Federal, como, por exemplo, o nosso querido Deputado Federal de Brasília Ronaldo Fonseca, da Igreja Assembleia de Deus Ministério da Missão.

    Então, é com muita alegria, Senador José Medeiros, que lembro este dia tão importante, que é exatamente o Dia dos Evangélicos. Aqui eu me solidarizo com todos. Quero mandar um grande abraço a eles e dizer que eles estão no caminho certo quando defendem a família e os valores da família, o que é fundamental para uma sociedade melhor e mais justa.

    Muito obrigado.

    O SR. HÉLIO JOSÉ (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - DF) - Muito obrigado, nobre Senador José Medeiros. Realmente, é com muita alegria que quero acolher suas palavras no meu discurso, porque, realmente, os irmãos evangélicos, os defensores da família, como nós, católicos, merecem todo o nosso respeito, o nosso carinho. Por isso, comemoro com muita alegria este dia.

    Muito obrigado, Excelência.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 01/12/2015 - Página 44