Discurso durante a 214ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Satisfação em decorrência da concessão de licença pela Funai, para realização de obras com o objetivo de combater a crise energética que ocorre no Estado de Roraima.

Autor
Telmário Mota (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
MINAS E ENERGIA:
  • Satisfação em decorrência da concessão de licença pela Funai, para realização de obras com o objetivo de combater a crise energética que ocorre no Estado de Roraima.
Publicação
Publicação no DSF de 27/11/2015 - Página 325
Assunto
Outros > MINAS E ENERGIA
Indexação
  • REGISTRO, FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO (FUNAI), CONCESSÃO, LICENÇA, REFERENCIA, REALIZAÇÃO, OBRA DE ENGENHARIA, OBJETIVO, COMBATE, SITUAÇÃO, CRISE, INSUFICIENCIA, FORNECIMENTO, ENERGIA ELETRICA, LOCAL, RORAIMA (RR), ELOGIO, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ANGELA PORTELA, SENADOR.

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Apoio Governo/PDT - RR. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, só uma questão de ordem. Eu já falei aqui com o nosso próximo orador, o Senador Valdir Raupp, e ele vai nos permitir.

    Eu tenho uma notícia que não posso deixar, neste momento, de citar e que é muito importante para o nosso Estado. O Estado de Roraima, Srª Presidente, vive uma crise energética sem precedentes. Está faltando energia a toda hora, caindo, queimando eletrodomésticos, não passando uma segurança aos investidores. E lá se arrasta, por quase quatro anos, a energia de Tucuruí, que está ali entre as comunidades de waimiri-atroari, e faltava uma licença da Funai.

    Nós fizemos uma gestão muito forte junto ao Ministro da Justiça, inclusive representamos contra a Funai, porque ela estava descumprindo uma resolução. Fomos ao Ministro de Minas e Energia; à Ministra Izabella, do Meio Ambiente; ao Presidente da Funai; e à Presidente Dilma, na segunda-feira.

    A Presidente Dilma se empenhou nessa causa, e a vitória vem hoje. Há quatro anos se arrastava, mas a licença da Funai saiu. Vai-se pegar agora a licença do Ibama, para recomeçar essas obras e, assim, levarmos uma tranquilidade para o povo de Roraima. Então, é uma vitória fantástica hoje para o nosso povo, para a nossa gente. Era um sonho e uma grande reclamação. E eu estou aqui com o coração hoje feliz, apesar de ontem ter vivido aqui um momento histórico, triste, mas hoje as coisas... Deus é assim: sempre depois de uma noite escura, vem um dia muito claro. E hoje o dia clareou para o Estado de Roraima.

    Eu quero também, neste momento, fazer uma justiça. Eu quero parabenizar a Senadora Angela Portela, que é nossa companheira nessa causa. Ela sempre agarrou essa causa conosco diuturnamente. É uma vitória, sem nenhuma dúvida, do povo de Roraima, mas com o meu empenho, com o empenho da Senadora Angela, com o empenho da Governadora. Nós também conseguimos uma audiência com a Presidente Dilma. Quero agradecer à Presidente Dilma por esse empenho pessoal.

    Era o que eu tinha a falar agora, minha Presidente.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/11/2015 - Página 325