Comunicação inadiável durante a 216ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Preocupação com denúncias de prostituição infantil e pedofilia no Estado do Mato Grosso do Sul; e outro assunto.

Autor
Simone Tebet (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MS)
Nome completo: Simone Nassar Tebet
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
DIREITOS HUMANOS E MINORIAS:
  • Preocupação com denúncias de prostituição infantil e pedofilia no Estado do Mato Grosso do Sul; e outro assunto.
POLITICA SOCIAL:
Aparteantes
Ana Amélia, Marcelo Crivella.
Publicação
Publicação no DSF de 02/12/2015 - Página 123
Assuntos
Outros > DIREITOS HUMANOS E MINORIAS
Outros > POLITICA SOCIAL
Indexação
  • APREENSÃO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), MOTIVO, AUMENTO, PROSTITUIÇÃO, CRIANÇA, EXPLORAÇÃO SEXUAL, PARTICIPAÇÃO, MEMBROS, LEGISLATIVO, ENTE FEDERADO, APOIO, PROPOSTA, AUTORIA, MARCELO CRIVELLA, SENADOR, ASSUNTO, POSSIBILIDADE, PENA, AUTOR, CRIME, PEDOFILIA, VACINA, QUIMICA, HORMONIO ARTIFICIAL, MULHER, OBJETIVO, REDUÇÃO, VONTADE, SEXO.
  • SOLICITAÇÃO, DESTINATARIO, UNIÃO, POLICIA FEDERAL, MINISTERIO PUBLICO FEDERAL, JUSTIÇA FEDERAL, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA SAUDE (MS), MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), CONGRESSO NACIONAL, OBJETIVO, REALIZAÇÃO, OPERAÇÃO, ENFASE, COMBATE, EXPLORAÇÃO SEXUAL, PROSTITUIÇÃO, PEDOFILIA.

    A SRª SIMONE TEBET (PMDB - MS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Obrigada, Srª Presidenta, Senadora Vanessa Grazziotin.

    Antes de começar a minha fala, não posso deixar de fazer uma referência ao que foi dito pelo querido Senador Paim. De tudo o que foi dito aqui, só tenho uma pergunta a fazer, Senador Paim: para onde estamos indo? O que está acontecendo com a humanidade? Mais ainda: por que essa inversão de valores, em que o bem material suplanta o direito mais sagrado, que é o direito à vida? E a violência vai dos atos terroristas que eclodem no mundo e atingiram, recentemente, a capital mais bela do nosso Planeta, que é Paris, à violência urbana, à violência doméstica, à violência que atinge principalmente as minorias, as mulheres negras, os jovens, a sociedade como um todo.

    A minha fala não é muito diferente da fala do Senador Paim. Serei muito breve. Todos devem ter assistido ao Fantástico, um programa de domingo à noite que abordou um tema que atingiu, mais uma vez, de forma negativa, o meu querido Estado de Mato Grosso do Sul. Ali foram tratados, com muito detalhe, Senadora Ana Amélia, casos de prostituição infantil e pedofilia, envolvendo homens da sociedade, principalmente políticos do meu querido Estado.

    Eu já tinha conhecimento do assunto. Há oito meses, o Ministério Público tem investigado, já indiciou e já está apurando essas denúncias, envolvendo não apenas políticos e não apenas homens. O que nos choca, que me dá um sentimento de impotência, de angústia é que temos mulheres envolvidas, mães que aliciam, assediam meninas, a maioria delas humildes, pobres, tentando oferecer bens materiais pela sua integridade física, pela sua integridade moral. Meninas de nove, dez, onze anos que vão para agências de aliciamento e são obrigadas a se prostituir.

    Não estamos falando apenas de prostituição infantil, estamos falando do crime mais bárbaro que pode haver em relação às nossas crianças: estamos falando de pedofilia. Durante a reportagem, confesso que fiquei me perguntando aquilo que já me pergunto há muito tempo, como mulher e como mãe: como pode? O que leva um ser humano, um homem a cometer tamanha atrocidade? Estamos falando de jovens de quinze, dezesseis anos, estamos falando de crianças de nove a doze anos. Pessoas que dizem: "Não quero nem adolescentes, eu quero crianças".

    Não quero me delongar, porque isso me angustia. Também não quero cometer nenhum tipo de injustiça, mas é importante tentar entender esse problema. Eu tentei usar a lógica, a razão, e fui lá no meu tempo de faculdade, de prática forense. Segundo a psiquiatria forense, pedofilia é uma doença; portanto, o homem tem que ser tratado como tal, é inimputável ou semi-imputável, e, portanto, há medidas de segurança previstas no Código Penal que estabelecem a internação dessa pessoa ou mesmo o tratamento hospitalar, em casos mais brandos.

    Mas eu confesso que não consigo fazer esse raciocínio. O raciocínio lógico não me é suficiente. Tento usar a emoção, e aí a coisa complica, porque aí é o sentimento da mulher, é o sentimento da mãe, que se mistura ao sentimento das mães dessas crianças que são atingidas na sua integridade física, na sua integridade moral.

    Os dicionários, o Google...

(Soa a campainha.)

    A SRª SIMONE TEBET (PMDB - MS) - ... não são suficientes para conseguir conceber a situação...

    O Sr. Marcelo Crivella (Bloco União e Força/PRB - RJ) - Senadora Simone, um minuto.

    A SRª SIMONE TEBET (PMDB - MS) - Eu não sei se posso. Se a Presidente me permitir, com o maior prazer. Estou em uma comunicação inadiável, mas acredito que é um assunto tão sério, e V. Exª, mais do que ninguém, tem muito a contribuir com o meu pronunciamento.

    Então, peço a permissão da Senadora Vanessa Grazziotin para poder escutar o Senador Crivella.

    A Srª Ana Amélia (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) - Estava na fila também, Senadora.

    O Sr. Marcelo Crivella (Bloco União e Força/PRB - RJ) - Eu gostaria de pedir a V. Exª que, se pudesse, relatasse um projeto que tenho na CCJ ou se debruçasse sobre ele, relativo à castração química voluntária. Eu visitei o presídio lá de São Paulo, onde há mil pedófilos e estupradores, onde está o maníaco do parque. A grande maioria deles, de cabelos brancos, são reincidentes em mais de 90% dos casos. De tal maneira que outros países adotaram - e eu propus isso aqui, na Comissão de Constituição e Justiça - a castração química voluntária, que talvez fosse uma maneira de diminuirmos esse drama que V. Exª hoje traz ao Plenário, com tanta emoção.

    A SRª SIMONE TEBET (PMDB - MS) - Obrigada, Senador Marcelo, pela confiança. Eu terei o maior prazer, se o Presidente me der o privilégio, de relatar esse projeto, até porque já pensei algumas vezes nele, como advogada que fui. Nós sabemos que haveria um impedimento constitucional se o castramento químico fosse obrigatório - não é o caso do seu projeto -, uma vez que o art. 5º prevê que o preso tem direito à integridade física; mas, no caso, um castramento químico voluntário - V. Exª está coberto de razão - pode ser a grande solução para esse problema.

    Segundo estudos, praticamente é reduzida a 2% a reincidência dos casos quando se utiliza a castração química. É importante dizer o que significa: não estamos falando em violar a integridade física da pessoa, simplesmente dar injeções de hormônio feminino para que essa pessoa não mais tenha essa vontade, que nós não conseguimos entender, por uma relação sexual totalmente anormal e reprovável.

    Não olhei o projeto de V. Exª, mas, de pronto, já digo: não vejo, em princípio, inconstitucionalidade. Muito pelo contrário, no mérito, acho que é uma das grandes saídas para resolver esse problema.

    Se a Senadora Vanessa me permitir...

(Soa a campainha.)

    A SRª SIMONE TEBET (PMDB - MS) - ... eu concedo um aparte também à Senadora Ana Amélia.

    A Srª Ana Amélia (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) - Senadora Simone, a senhora falou em doença, talvez uma tara, mas é inaceitável. O que V. Exª narra é dramático, porque são mães envolvidas no processo, mães vindas de periferias pobres que entregam filhas menores a essa prostituição. Assim, a criança que deveria ser preservada pela mãe, é colocada como um produto à venda no mercado. Também a responsável por aliciar essas jovens deve ser mãe. Os próprios pedófilos devem ter filhas, jovens, que foram crianças. Então, é toda uma perversidade inaceitável desse crime hediondo. Pedofilia é um crime hediondo. E eu penso que esse projeto do Senador Crivella seja uma boa alternativa...

(Interrupção do som.)

    A Srª Ana Amélia (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) - ... para o debate aqui. No mesmo programa, (Fora do microfone.)

    Senadora Vanessa, houve outra matéria que me emocionou tanto quanto essa da pedofilia no Mato Grosso do Sul - certamente, há em outros Estados brasileiros; não tome como exclusivo apenas o seu Estado; o mais grave é que outros Estados têm. Foi uma matéria chocante sobre o bullying nas escolas e o trabalho que está sendo feito para erradicá-lo, a exemplo do que outros países fizeram, como Austrália e Estados Unidos. Então, eu fiquei muito emocionada, até pela forma como uma orientadora trabalhou as crianças para vencer também essa agressividade, que não se justifica, na escola e nas famílias, que devem ser ambientes de paz. Parabéns pelo pronunciamento, Senadora!

    A SRª SIMONE TEBET (PMDB - MS) - Eu é que agradeço, Senadora Ana Amélia, pela contribuição. Quero incorporar as contribuições dadas ao meu pronunciamento.

    Não posso encerrar - sei que faltam dois minutos apenas para finalizar o meu tempo - sem deixar muito clara a minha posição: prostituição infantil e pedofilia são dois crimes bárbaros, que matam o sonho das crianças, comprometem a integridade física, psíquica, moral dessas crianças, mas principalmente roubam o futuro dessas crianças, desses jovens.

    Então, a minha contribuição neste momento - e estou de olho e acompanhando atentamente o desenrolar das investigações no meu Estado - é me colocar à disposição, na Comissão de Desenvolvimento Humano, na Comissão de Constituição e Justiça, no plenário desta Casa, como mãe, como mulher, para podermos acabar com esse mal.

    E, mais ainda, quero deixar aqui um pedido: o Reino Unido, há três anos, investiga o abuso sexual de crianças e jovens...

(Soa a campainha.)

    A SRª SIMONE TEBET (PMDB - MS) - ... e já foram indiciadas 1400 pessoas, entre elas mais de 250 personalidades públicas e 76 políticos do Reino Unido; a minha contribuição, a minha sugestão é no sentido de que não tenhamos mais operações da Polícia Federal envolvendo apenas os Estados individualmente, mas que transformemos essas operações não em operações federais, mas numa grande operação nacional, envolvendo a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, a Justiça Federal, o Ministério da Justiça, junto com o Ministério da Saúde, o Congresso Nacional, para que possamos juntar todos esses casos numa única operação. Isso porque eu não posso admitir - e com isso eu encerro - que, em países como os Estados Unidos, o pedófilo que comete várias...

(Interrupção do som.)

    A SRª SIMONE TEBET (PMDB - MS) - vezes esse crime (Fora do microfone.) tenha prisão perpétua, e, no Brasil, como aconteceu na Operação Tapete Persa, um político envolvido, com inúmeros casos comprovados, tenha recebido um ano e três meses de condenação e depois teve a pena convertida em cesta básica.

    Assim como a lama de Mariana, que arrasta e mata tudo por onde passa, a flora e a fauna, o futuro e a esperança de melhores dias dos moradores locais, a lama da prostituição infantil e a lama da pedofilia estão roubando o futuro das nossas crianças.

    É o que tinha para dizer.

    Muito obrigada, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/12/2015 - Página 123