Pela ordem durante a 216ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

*

Autor
Vanessa Grazziotin (PCdoB - Partido Comunista do Brasil/AM)
Nome completo: Vanessa Grazziotin
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • *
Publicação
Publicação no DSF de 02/12/2015 - Página 134
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ENCAMINHAMENTO, VOTO DE PESAR, MORTE, ASSOCIADO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL (PC DO B), PESAMES, FAMILIA, ELOGIO, VIDA PUBLICA.

    A SRª VANESSA GRAZZIOTIN (Bloco Socialismo e Democracia/PCdoB - AM. Pela ordem. Sem revisão da oradora.) - Agora já ligou.

    Eu gostaria de encaminhar à Mesa um requerimento baseado nos arts. 218 e 221 do nosso Regimento Interno, para inserção em Ata de voto de pesar à família de Emmanuel Pires Galvão de Medeiros. E, se V. Exª me permite, Sr. Presidente, vou ler, porque é muito curtinho. Acho que é meu dever a homenagem que faço em meu nome pessoal e no do meu Partido, porque Emmanuel era muito mais do que um militante político do PCdoB. Ingressamos praticamente juntos, no final da década de 70, no PCdoB, mas foi o meu segundo chefe de gabinete. Portanto, convivi com ele muito tempo, aprendi muito com ele, ensinei muito pouco, mais aprendi com esse companheiro que considero uma pessoa extremamente iluminada.

    Emmanuel Pires Galvão de Medeiros foi e sempre será um brilhante militante político do PCdoB. Foi um conselheiro, um camarada, um companheiro e um grande amigo, um homem íntegro, que dedicou sua vida à construção de uma sociedade mais justa e solidária. Operário de formação, Presidente Paim, no PCdoB, na Unegro ou em todos os espaços em que atuou, sempre defendeu a democracia, os trabalhadores, a luta contra o racismo e um mundo de mais harmonia e justiça social.

    Emmanuel, o Negão, como todos nós o chamávamos, e de forma muito carinhosa, era chamado assim pela família, pelos amigos, pelos camaradas, sem dúvida nenhuma, nunca, jamais será esquecido. Sua contribuição sempre generosa e sábia será exemplo para todos os seus companheiros de luta. Sua caminhada foi, em alguns momentos, cheia de barreiras e de pedras, no entanto, seu coração jamais enrijeceu; pelo contrário, seu sorriso, seu carinho e suas sábias palavras sempre reconfortavam e alavancavam o espírito daqueles que lutam na construção de um Brasil com mais justiça social.

    Neste momento de dor, Sr. Presidente, quero me juntar e prestar solidariedade, repito, em meu nome e em nome dos militantes do meu Partido, a todos os seus familiares, amigos e àqueles que, como nós, só temos a agradecer muito por termos convivido com uma pessoa tão iluminada como você é, querido camarada Emmanuel. Você sempre estará presente em todas as nossas lembranças.

    É a homenagem a esse amigo que se foi, mas entendo que ele descansou. E deixa um exemplo de vida para todos os seus familiares e seus companheiros, como poucos deixam na sua história e na sua passagem pela Terra.

    Muito obrigada, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/12/2015 - Página 134