Discurso durante a 216ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

*

Autor
Telmário Mota (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATIVIDADE POLITICA:
  • *
Publicação
Publicação no DSF de 02/12/2015 - Página 145
Assunto
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETIVO, SOLICITAÇÃO, REMESSA, ENERGIA ELETRICA, ORIGEM, TUCURUI (PA), DESTINATARIO, RORAIMA (RR).
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, OBJETIVO, PEDIDO, PESQUISA, MEDICAMENTOS, TRATAMENTO, CANCER, ANUNCIO, INVESTIMENTO, AUTORIA, GOVERNO FEDERAL, ESTUDO TECNICO, ENFASE, COMPROVAÇÃO, EFICACIA, PRODUTO FARMACEUTICO.

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Apoio Governo/PDT - RR. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, para uma questão de ordem.

    No dia 23, Sr. Presidente, eu tive uma audiência com a Presidente Dilma e levei a ela algumas reivindicações do meu Estado e também uma reivindicação em nível nacional. Graças a Deus, a do Estado de Roraima já saiu, que foi a licença para a energia de Tucuruí chegar até o nosso Estado. Foi um grande avanço. Foi uma conquista.

    E a outra grande conquista, Sr. Presidente, foi que, quando falei aqui para o Senador Cassol que eu teria a audiência com ela, ele pediu que eu levasse uma solicitação. E lá eu pedi que ela olhasse sobre essa pílula do câncer, que hoje está saindo através de liminar, etc. Então, ela imediatamente respondeu, e dia 26 nós já tivemos esta grande vitória: o Governo Federal vai destinar 2 milhões para pesquisas sobre a eficácia e a segurança da fosfoetanolamina, substância que pode ter a propriedade de tratar o câncer. O valor será encaminhado aos laboratórios credenciados para conduzir os experimentos por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

    O que queremos mostrar para a população brasileira, principalmente para as famílias que possuem doentes, é que o Ministério da Ciência e Tecnologia está agindo com rigor, mas também olhando com muito carinho para essa questão.

    Eu queria fazer, Sr. Presidente, este registro.

    Meu muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/12/2015 - Página 145