Pela Liderança durante a 219ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Homenagem à cidade de Maceió-AL pelo seu aniversário de 200 anos, a ser comemorado no próximo dia 5.

Autor
Benedito de Lira (PP - Progressistas/AL)
Nome completo: Benedito de Lira
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Homenagem à cidade de Maceió-AL pelo seu aniversário de 200 anos, a ser comemorado no próximo dia 5.
Publicação
Publicação no DSF de 04/12/2015 - Página 30
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, MUNICIPIO, MACEIO (AL), ESTADO DE ALAGOAS (AL), COMENTARIO, HISTORIA, ELOGIO, CIDADE.

    O SR. BENEDITO DE LIRA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AL. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, em primeiro lugar, eu queria agradecer à minha querida amiga e companheira Ana Amélia, por ter feito a cessão do seu tempo, a fim de que eu me manifestasse primeiro, porque tenho a viagem prevista para 16h30min. Muito obrigado, Ana. Você, cada vez mais, cresce no meu interior.

    Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, estamos vivendo um momento muito crítico neste País, mas hoje não vou me reportar a esse assunto que está na ordem do dia. Haverei de fazer isso logo após uma reunião que farei com a minha Bancada no Senado Federal, na próxima terça-feira. Mandarei meu gabinete para marcar a hora para que os seis Senadores do PP possam se reunir, para discutirmos essa pauta.

    Eu, hoje, nobre Senadora Gleisi Hoffmann, eu desejo prestar uma homenagem à minha querida e bela cidade de Maceió, que completará dia 5 próximo, meu caro Senador Ricardo Ferraço, 200 anos de nascida, criada, e berço para receber as pessoas dos mais diversos rincões deste País e do exterior. É com muita alegria que celebramos nesta semana o bicentenário de emancipação política da mais bela e faceira de todas as capitais brasileiras, a minha querida Maceió. A Capital do País dos Alagoanos, como costumava dizer o nosso inesquecível poeta Lêdo Ivo, completa 200 anos, de maneira pujante e vibrante, cada vez mais amada pelos seus filhos e sempre acolhedora para os inúmeros turistas que lá chegam.

    Sinuosamente disposta em seu belo litoral, banhada majestosamente pelas águas mais puras e cristalinas de toda a nossa costa, a capital das Alagoas nasceu para ser o porto de uma gente fascinante e plural, berço de grandes homens e estadistas que ajudaram a construir a história deste País. E não foi por acaso, Sr. Presidente, que recebeu o título de Cidade Sorriso. Suas belas praias, lagoas e paisagens naturais sempre lhe deram a sensação de lugar onde a vida transcorre de maneira calma e tranquila, deixando a sua população leve e feliz.

    Nascida do engenho de açúcar denominado Massayó, instalado sob o signo do ciclo canavieiro, foi definida pela privilegiada localização geográfica, sobretudo pelo Porto natural de Jaraguá. Estava ali estabelecida, desde a sua gênese, o que confirmaria ser a sua vocação e destino.

    Após a emancipação, sendo elevada à condição de Vila por decreto de Dom João VI, em 5 de dezembro de 1815, acabou vencendo posteriormente a disputa para ser sede da província.

(Soa a campainha.)

    O SR. BENEDITO DE LIRA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AL) - E seus predicados geográficos e econômicos eram incontestáveis desde aquela época!

    Em 1839, foi declarada oficialmente como a Capital da Província das Alagoas. E, a partir dali, consolidou-se como grande porto de recebimento de mercadorias e pessoas, que acabaram formando um dos mais fascinantes e diversamente ricos conglomerados urbanos de nosso País. E a herança de nosso povo nativo está nas jangadas que singram o mar de Pajuçara até as piscinas naturais; nas deliciosas tapiocas feitas nas ruas; no sururu, nas esteiras de piripiri e palha de bananeira.

    A nossa Maceió também está cantada nos versos dos cancioneiros, como o inesquecível Luiz Gonzaga, quando assim expressou sua admiração pela capital, abro aspas: “Ai, ai que saudade. Ai que dó. Viver longe de Maceió." E o poeta ainda complementa, realçando toda sua nostalgia, abro aspas: "Recordando estas coisas tão boas. Sou feliz, não me sinto tão só. Toda gente que sai de Alagoas. Coração deixa em Maceió."

    O cantor e compositor alagoano Carlos Moura também fez sua homenagem a nossa querida cidade com uma música que ainda hoje é cantada por todas as gerações: "Mergulhar, no azul piscina. No mar de Pajuçara. Deixar o sol bater no seu corpo. Ai que gosto me dá. E as jangadas partindo pro mar pra pescar. Minha sereia, Maceió. Minha sereia, Maceió."

    Desse calendário mestiço, surgiram riquezas e manifestações culturais de rara beleza, que integram o imenso patrimônio cultural alagoano e brasileiro. Por detrás da grande e moderna cidade que se ergueu e se amplia continuamente, há um grande número de personagens e atores, que são herdeiros diretos das mais antigas e caras tradições de nossa gente nativa, como o jangadeiro, a tapioqueira, o pescador, a rendeira e tantos outros trabalhadores de nossa cidade. Essa é a Maceió que, de maneira genuína e única, encanta todos os turistas que para lá vão, em busca dessa simbiose entre a modernidade e a tradição nativa, a sociedade de consumo moderna e os valores e as riquezas do passado.

    Dispomos, hoje, de um complexo hoteleiro dos mais avançados, com marcas e bandeiras de padrão internacional e uma eficiente e bem treinada mão de obra. Em todo o setor, há um claro e evidente respeito ao turista, que costuma ser tratado como um visitante amigo que vem tomar um café em nossa casa, ao cair da tarde.

    Na culinária, misturamos e juntamos inúmeras influências e levamos à mesa o que há de melhor e mais saboroso em todos os ingredientes genuinamente brasileiros. Desde o peixe à carne de sol, passando pela tapioca e pelo cuscuz, incorporamos influências dos mais diversos recantos da nossa terra.

    Nascida no ciclo da cana-de-açúcar e projetada para ser o seu porto de escoamento, Maceió, hoje, expande-se em várias direções.

(Soa a campainha.)

    O SR. BENEDITO DE LIRA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - AL) - Sr. Presidente, peço permissão para continuar, pois já estou terminando.

    Respondendo pela metade do PIB alagoano, é notável o crescimento do setor de serviços e do turismo, embora o setor sucroalcooleiro ainda seja bastante importante para a nossa economia.

    Rica em sal-gema, possui, hoje, um setor industrial diversificado, sediando um importante polo cloroquímico e o Distrito Industrial Governador Luiz Cavalcante, que vem recebendo, nos últimos anos, melhorias estruturais importantes, fazendo aumentar o interesse de diversas empresas em se instalar na localidade.

    Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, falar da beleza e da importância da capital das Alagoas é particularmente tocante para mim, pios já tive a gratificante oportunidade de administrar aquela cidade, na época em que fui Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Maceió, interinamente. Tenho orgulho de reconhecer Maceió como o meu berço político e a minha grande paixão.

    Terra de estadistas e baluartes, como o Marechal Deodoro da Fonseca, que nos trouxe a República, o meu Estado não poderia ter uma capital que representasse melhor a grande síntese que formou a sua gente e sua cultura.

    Essa fabulosa combinação de cores, raças e credos está representada nos tons de azul das piscinas naturais da Pajuçara, nos tons de vermelho e amarelo do seu pôr do sol, no branco alvo das suas areias e no verde da sua Mata Atlântica.

    Nesse cenário contemplativo, surgiu uma capital cuja vocação inescapável é encantar aqueles que lá aportam, seja para visitar ou morar, relaxar ou trabalhar.

    Terra de gente trabalhadora, honesta, mas que também sabe se divertir e expor a todos a sua contagiante alegria de viver.

    Tudo isso está consagrado em seu belíssimo hino, cujas inspiradas estrofes retratam, com rara precisão, o sentimento que toma os seus habitantes e os seus visitantes.

    Aqui destaco um pequeno trecho, entre aspas:

(...)

Tu tens paisagens, Maceió, famosas

Teu sol é quente e teu luar é claro

São tuas praias belas e formosas

De um tom de prata, deslumbrante e raro

E desse alvorecer das madrugadas

De Ponta Verde às curvas do Pontal

Os coqueiros e as velas das jangadas

Dão-lhe um vigor de tela natural.

(...)

Maceió, terra adorada!

Ó terra bela e altaneira!

Tua história é proclamada

Pela nação brasileira.

    Parabéns, portanto, à capital do meu Estado, Maceió.

    Cumprimento os alagoanos de Maceió, ao tempo em que agradeço a gentileza da minha querida, companheira e amiga Ana Amélia, que me proporcionou a oportunidade de me manifestar a respeito de mais um aniversário, de 200 anos, da capital dos alagoanos.

    Muito obrigado, Presidente, pela tolerância que V. Exª me permitiu.

 

    


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/12/2015 - Página 30