Discurso durante a 217ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal

Sessão do Senado destinada a conferir a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara.

Autor
Eduardo Amorim (PSC - Partido Social Cristão/SE)
Nome completo: Eduardo Alves do Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Outros:
  • Sessão do Senado destinada a conferir a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2015 - Página 13

    O SR. EDUARDO AMORIM (Bloco União e Força/PSC - SE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Feliz o líder que sabe construir outros líderes. Só assim ele continua liderando pelas suas ideias, pelos seus ensinamentos e pelos bons exemplos.

    Ao longo da história da Humanidade, tivemos e temos muitos exemplos. Com certeza, Dom Hélder foi um desses.

    Mas hoje testemunhamos a presença de muitos destes. O País vive não apenas uma crise econômica, não apenas uma crise fiscal, como alguns insistem em dizer. Na minha opinião, é pior do que isto. É uma crise ética, moral, sobretudo no zelo, no cuidado, na condução daquilo que é de todos nós, daquilo que é público.

    Temos o privilégio, nesta manhã, início de tarde, de realmente ver estes bons exemplos, apontar e dizer: este País tem jeito. Em muitos cantos, temos os dom hélderes, que sonham com um Brasil melhor, como os exemplos de Cesare, de Gleice, de Maria Berenice, de Padre Paulo, de Wellington Mangueira, que conheço muito bem, sergipano como eu, de Yvonne e de Dom Moacyr. Desistir nunca, absolutamente nunca! Não temos este direito.

    Sr. Presidente, colegas Srªs e Srs. Senadores, ouvintes da Rádio Senado, espectadores da TV Senado, todos que nos acompanham pelas redes sociais, quero aqui, mais uma vez, parabenizar a todos. Obrigado por vocês existirem! Obrigado por vocês não desistirem! Obrigado por sonharem com um Brasil melhor, com um país muito melhor. Obrigado, Senadora Maria do Carmo, autora da indicação do homenageado sergipano, Dr. Wellington Dantas Mangueira, que se autodenomina marxista, como professor de jornalismo na faculdade de jornalismo, Prof. Antônio Bittencourt nosso amigo em comum, meu professor. Ele diz sentir saudade do velho partido, que valeu à pena lutar e que ainda militaria nele com todo amor.

    Este leonino, Dr. Wellington Mangueira, nascido em Aracaju há 70 anos, é dono de um coração que luta por ideias, por um mundo mais justo, por um país muito mais justo, muito mais humano e, com certeza, mais fraterno.

    É pai de três filhos, sendo uma delas que acolheu, como eu também, todos criados dentro da sua ideologia, daquilo que vale à pena. E é com muita simplicidade, cordialidade e simpatia que ele nos enriquece com sua história de vida e que nos dá o exemplo diuturnamente e luta em busca de uma sociedade mais justa e igualitária. Esse é o Dr. Wellington Mangueira.

    O Dr. Wellington Mangueira sempre foi defensor de causas populares, foi perseguido e torturado durante o regime militar. Emergiu vivo dos porões da ditadura - e aqui está -, caminhando sobre a linha que separa a sanidade e a loucura. Nunca deixou de acreditar na humanidade, apesar de ter conhecido o pior e mais sombrio lado do ser humano. Mas isso é um adjetivo daqueles que lutam e que carregam o sonho de ver um país muito melhor.

    Abnegação e amor o acompanham até hoje, desde sempre identificado com os direitos humanos independentemente de bandeira partidária.

    Sergipano atuante, além da militância política e da atuação na área jurídica, exerceu diversos cargos na Administração Pública, sempre com o zelo, com o cuidado que se deve ter. Foi Chefe do Departamento de Assistência Jurídica Gratuita, Assessor da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer em Sergipe, Secretário Municipal da Administração, Secretário de Justiça do Estado de Sergipe, Secretário de Segurança Pública do Estado de Sergipe, entre outros inúmeros cargos de extrema importância na Administração Pública, tanto no Município de Aracaju e no Município de Socorro, quanto no Estado de Sergipe. Atualmente, é Presidente da Fundação Renascer.

    A Comenda Dom Hélder Câmara elimina, de vez, todo e qualquer mal-entendido, qualquer dúvida, qualquer questionamento acerca do papel histórico do Dr. Wellington Mangueira, que continua, ainda hoje, com sua luta humanista por justiça social, senão não abraçaria essa sua atual missão, inclusive com os jovens infratores da Fundação Renascer do Estado de Sergipe, que hoje, como disse há pouco, preside.

    Dr. Wellington Dantas Mangueira Marques é um homem que respondeu à barbárie com amor ao próximo e respeito aos direitos humanos sempre.

    Parabéns ao senhor, Dr. Wellington Mangueira, e a todos que aqui recebem esta justa homenagem e que nos dão um exemplo, sobretudo neste momento que vivemos e que o País atravessa.

    Mas vocês nos ensinaram e nos ensinam que este País tem jeito e que nunca, absolutamente nunca, devemos ou temos o direito de desistir da luta. É a luta pelo bem, é a luta por um país muito melhor.

    Parabéns a todos vocês, especialmente ao conterrâneo Wellington Mangueira, pela brilhante trajetória e pela firmeza de conduta em prol de um ideal. Isso nos inspira. Isso nos motiva. Isso nos faz pensar que estar aqui, neste ambiente, nesta Casa, não é por profissão, é por missão, como a missão que cada um dos senhores abraça todos os dias. Defender os princípios e os valores cristãos, respeitar aqueles que pensam em outros princípios, mas nunca, absolutamente nunca, principalmente aqui, abrir mão de princípios nem de valores.

    Este País tem jeito. Vamos sonhar e, mais que isso, procurar, com nossas atitudes diuturnas, materializar a esperança realmente de um Brasil melhor, como vocês fazem.

    Obrigado por vocês estarem aqui e por vocês existirem.

    O que Dom Hélder pregou continua bem vivo. E, hoje, o que vivemos aqui é uma prova inconteste de tudo isso.

    Muito obrigado. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2015 - Página 13