Pronunciamento de Ana Amélia em 02/12/2015
Discurso durante a 217ª Sessão de Premiações e Condecorações, no Senado Federal
Sessão do Senado destinada a conferir a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara.
- Autor
- Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
- Nome completo: Ana Amélia de Lemos
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Outros:
- Sessão do Senado destinada a conferir a Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara.
- Publicação
- Publicação no DSF de 19/12/2015 - Página 15
- Assunto
- Outros
A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Caro Presidente desta sessão e também Presidente da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, Senador Marcelo Crivella; demais Senadores que compõem a Mesa; todos os agraciados referidos e homenageados nesta sessão tão emblemática e tão importante, a homenagem que leva o nome deste grande líder, que é mais do que um prelado, já é por si só o significado de tudo o que aconteceu aqui.
Vejam nos sinais quem preside esta Comenda Dom Hélder Câmara. Um dos prelados brasileiros de reconhecimento internacional da Igreja Católica, da CNBB, é Dom Hélder Câmara. E o Presidente da Comenda é um dos líderes da Igreja Universal. Isso é convivência ecumênica.
Os Senadores do Amapá têm linhas políticas e ideológicas completamente diferentes: o Senador Randolfe Rodrigues, que até pouco tempo era do PSOL e que hoje está na REDE, e o nosso Senador Davi Alcolumbre, do Democratas.
Ressalto o ecumenismo desta própria cerimônia e a homenagem a essas pessoas, cada uma com o ofício que desenvolveu, com a missão que escolheu, com a escolha que fez para lidar com os direitos humanos, sejam os da criança, da mulher, do idoso, das pessoas mais carentes, dos necessitados, dos deficientes, dos portadores de enfermidades. Todos aqui têm uma causa que abraçaram, pela qual aqui estão sendo homenageados.
Também particularmente há um simbolismo, porque aqui lutamos pelo empoderamento das mulheres, ao verificarmos que, entre os seis agraciados vivos - não conto aqui a homenagem póstuma que foi recebida -, três são mulheres, e três são homens. São mulheres comprometidas, são homens comprometidos, com o mesmo grau de igualdade. Não é por acaso que essas coisas acontecem. Há sempre um sinal nisso.
Meu caro, meu querido amigo Senador Crivella e Senadora Lúcia, subo à tribuna com uma honra muito grande por ter conseguido o apoio de todos os Senadores, sem nenhum problema, quando indiquei a nossa Berenice Dias para receber essa Comenda. Ressalto a história da Senadora - ela pode chegar aqui, tem qualidade, tem qualificação para isso e enriqueceria o Senado Federal -, da nossa Desembargadora Berenice Dias.
Estou aqui também para homenagear o Judiciário do meu Estado, aqui muito bem representado pelo Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros, João Ricardo dos Santos Costa.
É uma honra para a Magistratura do Rio Grande o fato de ser agraciada uma mulher como ela, que foi a primeira a chegar à Magistratura e a primeira Desembargadora escolhida pelos seus Pares. Isso não é pouca coisa em um Estado conhecido como razoavelmente machista.
Senador Crivella, Berenice trava algumas lutas, como a referente ao direito de família, à violência contra a mulher, às relações homoafetivas. Ela foi vanguardista, ela foi revolucionária, quando muita gente não entendia essas coisas. Hoje, pelo noticiário, no Rio Grande do Sul, houve um aumento do número de uniões entre pessoas do mesmo sexo em 41%. Vemos aí a mão da nossa homenageada Magistrada Berenice Dias. Essa Desembargadora gaúcha honra todos nós.
Parabéns, Berenice! Em seu nome, faço referência a todos aqueles homens e mulheres que, nesta manhã, recebem esta homenagem tão justa nesta Casa, merecidamente, a Comenda Dom Hélder Câmara.
Só o fato de dizer "recebi a Comenda Dom Hélder Câmara" já é motivo de grande orgulho, não fosse pelo mérito, pelo valor, pela relevância social do trabalho que cada um de vocês, homens e mulheres, desempenham. Vocês mereceram essa Comenda.
Muito obrigada, caro Presidente Marcelo Crivella, Senadora Lúcia Vânia e demais Senadores aqui presentes.
Parabéns a todos os homenageados e ao Poder Judiciário do nosso Estado!
Muito obrigada. (Palmas.)