Pronunciamento de Wellington Fagundes em 10/12/2015
Pela ordem durante a 223ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Anúncio de participação de eventos no Mato Grosso; e outros assuntos.
.
.
- Autor
- Wellington Fagundes (PR - Partido Liberal/MT)
- Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
ATIVIDADE POLITICA:
- Anúncio de participação de eventos no Mato Grosso; e outros assuntos.
-
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
- .
-
ECONOMIA:
- .
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/12/2015 - Página 175
- Assuntos
- Outros > ATIVIDADE POLITICA
- Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
- Outros > ECONOMIA
- Indexação
-
- ANUNCIO, PARTICIPAÇÃO, CERIMONIA, POSSE, DIRETORIA, ASSOCIAÇÃO AGROPECUARIA, PRODUTOR, SOJA, MILHO, LOCAL, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), EVENTO, HOMENAGEM, MOTIVO, RECEBIMENTO, PREMIO, EMPRESARIO, EDITORA, PERIODICO, MUNICIPIO, CUIABA (MT).
- REGISTRO, APOIO, EMANCIPAÇÃO, TRANSFORMAÇÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL, CAMPUS UNIVERSITARIO, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT), LOCAL, MUNICIPIO, RONDONOPOLIS (MT).
- REGISTRO, CRISE, ECONOMIA NACIONAL, POLITICA, INFLUENCIA, ECONOMIA INTERNACIONAL, NECESSIDADE, CONGRESSO NACIONAL, ENFASE, SENADO, SOLUÇÃO.
O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco União e Força/PR - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, mesmo estando inscrito como Líder, como tenho agora que me deslocar ao Estado de Mato Grosso...
O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Só quero informar que a próxima oradora inscrita é a Senadora Regina Sousa.
V. Exª, pela ordem.
O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco União e Força/PR - MT) - Lá participarei hoje de dois grandes eventos. Um é a posse da nova diretoria da Aprosoja, entidade que lidera hoje 3,741 mil produtores do meu Estado, com a meta de produção deste ano de 29 milhões de toneladas de soja. Isso representa ser o maior produtor do mundo de soja. E, sem dúvida alguma, essa nova diretoria, que substitui a de Ricardo Tomczyk, que inclusive é da minha cidade, Rondonópolis, será substituída agora e liderada pelo produtor Endrigo Dalcin, que é da cidade de Nova Xavantina.
Foi ele quem colocou, como meta de campanha, a melhoria na questão da logística do Estado de Mato Grosso. Eu, que sou Presidente da Frente Parlamentar de Logística de Transporte e Armazenagem, tenho lutado muito aqui, desde os meus seis mandatos na Câmara dos Deputados, porque entendo que, para promover o desenvolvimento deste País, sem dúvida nenhuma, temos que investir na nossa infraestrutura. E, para o Mato Grosso, como estamos no centro do Brasil, no centro da América do Sul, a questão da logística é fundamental, porque, para se levar uma saca de milho da região norte de Mato Grosso até o Nordeste, só o frete chega a custar três vezes o valor da matéria-prima.
Quero saudar toda a diretoria que entrega esse trabalho, o Ricardo Tomczyk, porque, junto com a Frente Parlamentar de Agricultura, a Aprosoja sempre deu um aporte muito grande. Ela fez um trabalho fundamental também aqui na divulgação e, principalmente, na consolidação desse plantio no Brasil. Então, quero saudar o Endrigo Dalcin, em nome de toda a diretoria.
Também estarei presente no prêmio que será entregue hoje à noite, e quero homenagear o empresário João Pedro Marques, que é o editor da revista RDM. Entregaremos o prêmio Top of Mind, em que serão homenageados todos os profissionais da comunicação, empresários e grandes personagens do nosso Estado. Quero aqui, então, saudar o empresário João Pedro Marques, que foi fundamental e, inclusive, ajudou-me muito na campanha, com conselhos, orientações. Fica aqui a minha homenagem a ele e a toda a sua equipe.
Ainda quero saudar aqui a presença de dois vereadores de Primavera do Leste, uma das cidades mais importantes do Estado de Mato Grosso: o Vereador Paulo Donin e o Vereador Estaniel Pascoal, que vieram aqui me trazer o projeto da travessia urbana de Primavera. Desde o meu primeiro mandato, sempre tenho lutado, conseguido recursos, e, a cada mandato, fazemos uma etapa. A cidade de Primavera é uma das cidades que mais se desenvolve no Brasil. É o quarto orçamento do Mato Grosso. Portanto, os vereadores podem ter certeza de que estaremos aqui lutando para que a reivindicação seja atendida, até porque Primavera merece.
Quanto à presença dos vereadores aqui, sempre tenho dito que o vereador é quem está na ponta, é ele que está em contato com a comunidade. Então, ele é a grande ligação conosco aqui, no Congresso Nacional. Portanto, saúdo-os, em nome de todos os vereadores de Primavera do Leste e também do Prefeito Érico Piana.
Mais uma vez, quero ressaltar a presença dos 30 alunos da UFMT, do campus de Rondonópolis. São estudantes de geografia, liderados pelo meu companheiro Prof. Sílvio Negri, que é do PCdoB e, inclusive, foi candidato a Deputado Federal conosco, na campanha passada. Em nome dele e também do Prof. Ronei Coelho de Lima, quero saudar todos os professores, todos os profissionais da educação da universidade federal, em especial do campus de Rondonópolis.
Vocês, que têm liderado a questão da emancipação deste campus para a criação da universidade federal da região sul de Mato Grosso, têm contado com o nosso apoio. Quando digo nosso apoio, falo não só do meu, mas do apoio de toda a Bancada de Mato Grosso. Aqui está conosco também o Senador José Medeiros, que é de Rondonópolis. Já temos citado aqui, Presidente, que Rondonópolis é a única cidade do Brasil que tem três Senadores: eu, o Senador Medeiros e também o Senador Blairo. Portanto, é uma honra muito grande para nós, mas também um compromisso muito maior.
Tenho conversado com a Presidente Dilma e espero que possamos ter esse sonho de Rondonópolis realizado ainda neste mandato da Presidente Dilma. Aliás, espero que seja no próximo ano. Estivemos com o Ministro Mercadante, quando ele era Ministro da Casa Civil e agora, como Ministro da Educação, novamente, e existe o compromisso. Na próxima mensagem de criação de universidades federais no Brasil que virá para o Congresso Nacional, com certeza, a Universidade Federal de Rondonópolis estará entre elas.
Quero, mais uma vez, parabenizá-los e registrar, Sr. Presidente, que a presença destes alunos faz parte de um programa de extensão da universidade federal. É um programa de visita guiada ao Congresso Nacional e representa também uma aula de campo destes universitários. É importante registrar que a universidade cumpre o seu papel, dando-lhes também as condições para que aqui estivessem, com diárias, mesmo em um momento de crise que vive o País.
No ano que vem, com certeza, haveremos de enfrentar e superar essas crises. Sou homem de fé e acredito na força do povo brasileiro. No Brasil, já passamos por crises e as suplantamos. Com certeza, principalmente nesta Casa, o Senado da República, que é a Casa da maturidade, do consenso, da busca do equilíbrio realmente, neste processo que vivemos aqui - a Senadora Ana Amélia fala do processo de impeachment -, temos que falar de forma aberta.
Já enfrentei isso aqui de forma democrática, como Deputado Federal, há 20 anos, quando tivemos um processo de impeachment no Brasil. Não tivemos derramamento de sangue e prevaleceu exatamente aquilo que era a vontade da maioria. Eu tenho certeza de que assim será discutido, Senador Paulo Paim. V. Exª é um democrata, inclusive tem posições muito firmes nesta Casa, é um petista, mas também tem sido um Parlamentar que discorda daquilo que está errado, apontando os erros e buscando, dentro dessa discussão, os caminhos para levar o Brasil para o caminho do progresso, do desenvolvimento, da geração de emprego, das oportunidades para essa juventude que aqui está e que espera tanto de nós, principalmente eles e as futuras gerações brasileiras.
Nós temos que deixar um legado, nós temos que deixar oportunidades, principalmente para essa criançada que hoje está aí cheia de esperança, esperando principalmente que, através da educação, possamos encontrar o caminho da competitividade globalizada, que hoje há no mundo.
Não adianta pensarmos que a crise brasileira vive só a nossa crise, não. Se acontece alguma coisa no Japão neste momento, o reflexo é imediato aqui. Agora acabamos de ter crise nos Estados Unidos, que suplantou a sua crise e já está em desenvolvimento. A China começa a sua crise. A Grécia passa por uma crise muito grande. Então, essas complicações acabam refletindo aqui, no Brasil.
Agora, nós estamos vivendo uma situação diferenciada. Nesses 25 anos que aqui estou, é a primeira vez que temos duas crises acumuladas: uma crise política e uma crise econômica. Eu não tenho dúvida de que, realmente, cabe a nós aqui, ao Congresso Nacional e principalmente ao Senado da República, resolver, o mais rápido possível, a crise política, porque ela é que agrava a crise econômica. Esse trabalho será exatamente o que temos que desenvolver aqui, para encontrar o caminho para a solução política e, sem dúvida nenhuma, também melhorar a situação econômica do Brasil.
Muito obrigado, Sr. Presidente. Faço uma saudação, mais uma vez, aos professores e aos alunos do Curso de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso.
Muito obrigado.