Discurso durante a 224ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da realização de econtro com membros da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para debater a concessão de crédito rural.

Autor
Garibaldi Alves Filho (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RN)
Nome completo: Garibaldi Alves Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Registro da realização de econtro com membros da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte para debater a concessão de crédito rural.
Publicação
Publicação no DSF de 15/12/2015 - Página 134
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, ENCONTRO, PARTICIPAÇÃO, MEMBROS, ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN), INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, REGIÃO NORDESTE, OBJETIVO, DISCUSSÃO, SITUAÇÃO, CONCESSÃO, CREDITO RURAL, DESTINATARIO, PRODUTOR RURAL.

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) - Obrigado, Senador.

    Eu quero fazer só um registro rápido, tendo em vista que este País é um país de contrastes. V. Exª sabe que, enquanto o Senador Wellington Fagundes falava da pujança do setor agropecuário e da economia do Mato Grosso, onde, por sinal, agora há um excesso de chuvas, no Nordeste, que V. Exª já teve a oportunidade de visitar algumas vezes, estamos com quatro anos sem chuvas. Isso significa falta de água para grande parte da população. Inclusive, já fizemos aqui uma sessão de debates, na semana passada. E isso significa também que o produtor rural está precisando de uma prorrogação dos seus débitos junto às instituições bancárias.

    A Assembleia Legislativa, sob a presidência do Deputado Estadual Ezequiel Ferreira, atendendo a uma sugestão do Deputado Estadual Hermano Morais, reuniu-se hoje com produtores e com instituições bancárias, principalmente o Banco do Nordeste, porque é na carteira agrícola do Banco do Nordeste onde estão pendentes centenas - eu diria até milhares - dessas operações. Os produtores não podem pagar.

    Há necessidade de que o Conselho Monetário Nacional, que se reúne quinta-feira, pela última vez este ano, possa prorrogar por uma resolução os efeitos da Lei nº 12.844, se eu não me engano, para que, assim, possam ter a prorrogação dos seus débitos os produtores, aqueles que têm operações até o valor de R$200 mil e aqueles que têm até operações superiores, que realmente precisam de uma renegociação.

    Eu quero fazer esse registro, pois estou chegando do Estado, e o clima, realmente, com relação a essa crise hídrica, é de contínua apreensão.

    Com relação ao momento nacional, eu não vou me alongar, porque isso iria exigir de mim que eu permanecesse aqui na tribuna por mais tempo, e nós vamos ter oportunidade, inclusive, de ler a entrevista do Senador Paulo Paim, que seguramente tratou dessa questão com a autoridade e com a experiência que o Senador Paulo Paim detém.

    Muito obrigado.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Muito obrigado, Senador Garibaldi, pelas suas palavras, inclusive em relação à entrevista que dei à revista Veja.

    Permita-me aproveitar o gancho para deixar bem claro, meu querido Ministro, que eu venho falando, desde o fim do ano passado, que eu estava constrangido com uma série de posições de discordância com o Governo. Então, não foi agora. Em relação ao impeachment, eu tenho posição clara: eu sou contra, e, se chegar aqui, eu votarei contra. Então, não quero que alguém leve esse debate, uma vez confirmada a minha caminhada para um outro espaço para eu continuar defendendo as causas que eu sempre defendi... Não tem nada a ver com o impeachment. A minha posição em relação ao impeachment é só uma: eu sou contra o impeachment e votarei contra. E, enfim, quem ler as páginas amarelas da Veja, como também recentemente as páginas da IstoÉ e outras entrevistas em inúmeros meios... Eu nunca me neguei a falar com a imprensa, seja a Folha de S.Paulo, seja o Correio do Povo, seja o Zero Hora, seja o Jornal do Commercio, seja alguma agência internacional. Eu falo para todos. Nunca me neguei a falar para uma TV, para uma rádio, para um jornal, para uma agência. Dizem: "Ah, mas tu falaste só para um..." Não, eu falei para todos, na mesma linha, com a mesma posição. Então, eu queria agradecer a V. Exª, que me deu esta oportunidade de esclarecer essa questão.

    O SR. GARIBALDI ALVES FILHO (PMDB - RN) - Eu sei que ninguém pode debater com o Presidente, pedir aparte ao Presidente não é comum, mas, tendo em vista - e aí eu volto àquela sessão ocorrida hoje na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte - que dela participaram o Senador José Agripino, o Deputado Felipe Maia, o Deputado Walter Alves e os Deputados Estaduais, eu queria também fazer um registro da presença e da atuação deles em favor dessa causa.

    Agradeço mais uma vez a V. Exª.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 15/12/2015 - Página 134