Discurso durante a 227ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Celebração da reconciliação da igreja católica com o padre Cícero, comemorada em 20 de dezembro.

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
RELIGIÃO:
  • Celebração da reconciliação da igreja católica com o padre Cícero, comemorada em 20 de dezembro.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2015 - Página 268
Assunto
Outros > RELIGIÃO
Indexação
  • ELOGIO, IGREJA CATOLICA, MOTIVO, DECISÃO, PAPA, RECONCILIAÇÃO, PERSONAGEM ILUSTRE, REGIÃO NORDESTE, SACERDOTE, ORIGEM, ESTADO DO CEARA (CE), COMENTARIO, VIDA PUBLICA, LUTA, DEFESA, PESSOAS, POBREZA, HOMENAGEM, CIDADE, JUAZEIRO DO NORTE (CE).

    O SR. EUNÍCIO OLIVEIRA (Bloco Maioria/PMDB - CE. Sem revisão do orador.) - Não, é porque o oitavo virou sexto porque V. Exª tirou dois itens da pauta.

    Era exatamente sobre isso, Presidente.

    Eu estava inscrito para falar, mas, obviamente, todos nós estamos ansiosos para começar a Ordem do Dia, e V. Exª deve querer fazer um balanço de final de ano.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - É rápido o balanço, depois da Ordem do Dia.

    O SR. EUNÍCIO OLIVEIRA (Bloco Maioria/PMDB - CE) - Pois é.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Para não atrapalhar a Ordem do Dia.

    O SR. EUNÍCIO OLIVEIRA (Bloco Maioria/PMDB - CE) - Então, obviamente, eu quero apenas que V. Exª dê como lido o discurso que eu faria hoje sobre a reconciliação da igreja com o nosso Padre Cícero Romão Batista.

    Só pediria que V. Exª dê como lido, e, na sequência, vamos para a Ordem do Dia.

 

     SEGUE, NA ÍNTEGRA, PRONUNCIAMENTO DO SR. SENADOR EUNÍCIO OLIVEIRA.

    O SR. EUNÍCIO OLIVEIRA (Bloco Maioria/PMDB - CE. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Senhoras e Senhores do nosso querido Ceará e de todo o Brasil que nos acompanham pelos canais de comunicação do Senado Federal.

    Como bom sertanejo nascido em Lavras de Mangabeira, apegado à terra e às tradições, faço questão de celebrar o próximo dia 20 de dezembro, que será para sempre lembrado como a data em que a igreja católica se reconciliará com o padre cearense Cícero Romão Batista, o nosso Padre Cícero.

    Feito já comemorado por todos os cearenses e nordestinos, mas também por brasileiros de todas as regiões desde o domingo que passou, desde que o Bispo Diocesano do Crato, Dom Fernando Panico, antecipou a novidade em sua homilia, na Catedral Nossa Senhora da Penha, na cidade do Crato.

    Dom Fernando recebeu uma carta do santo Padre Francisco enviada pelo Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin.

    Na carta, o vaticano reconhece o poder da memória de Padre Cícero entre católicos de todo o Brasil, e seu potencial como instrumento de evangelização popular.

    "É inegável que o Padre Cícero Romão Batista, no arco de sua existência, viveu uma fé simples, em sintonia com o seu povo, e por isso mesmo, desde o início, foi compreendido e amado por este mesmo povo", diz a carta.

    A correspondência lembra que "No momento em que a igreja inteira é convidada pelo Papa Francisco a uma atitude de saída, ao encontro das periferias existenciais, a atitude do Padre Cícero em acolher a todos, especialmente aos pobres e sofredores, aconselhando-os e abençoando-os, constitui, sem dúvida, um sinal importante e atual".

    Na prática, o Papa Francisco considera não haver motivos que impeçam o maior líder religioso da história do nordeste de ser reabilitado, beatificado ou canonizado.

    Srªs Senadoras, Srs. Senadores: essa reconciliação ensejará ainda muitos desdobramentos, mas ela encerra uma longa caminhada iniciada em 1894, quando o Padre Cícero foi suspenso da Ordem por manipulação da fé, devido ao caso do "milagre da hóstia".

    Pelo nordeste afora, todos conhecem a história da hóstia que teria sangrado na boca da romeira Maria Araújo, em um episódio que veio a se repetir por dois anos.

    Duvidando do milagre, o vaticano suspendeu a Ordem de Padre Cícero. Mas as pessoas já peregrinavam a juazeiro em romarias cada vez maiores.

    Foi ao reconhecer esta realidade que Dom Fernando Panico estabeleceu a reconciliação de Padre Cícero com a Igreja como prioridade desde o início de seu episcopado, em 2001.

    O Papa Francisco foi além e, a partir dos estudos realizados pela equipe de Direito Canônico do Vaticano, decidiu que a Igreja deveria conceder a reconciliação do padre com a Igreja.

    Srªs Senadoras e Srs. Senadores: as boas novas chegam em um momento particularmente especial, pois comemoramos no último dia 30 de novembro os 145 anos de ordenação do Padre Cícero.

    Muitos sustentam que Padre Cícero foi morar em juazeiro devido a um sonho que teve depois de horas a fio ouvindo a confissão dos fiéis do Arraial.

    No sonho, Jesus Cristo, ao ver a multidão de retirantes nordestinos famintos, disse que estava decepcionado com a humanidade.

    E, de repente, Cristo ordenou, apontando para os pobres: "Você, Padre Cícero, tome conta deles"!

    Padre Cícero cumpriu a missão. Com o lema "Cada casa uma oficina, cada oficina um oratório", transformou a pequena vila num dos fortes pontos comerciais da região do Cariri.

    Afastado de suas atribuições clericais, em 1911 foi nomeado o primeiro prefeito do município recém-emancipado.

    Sempre com batina, chapéu, bengala e muito carisma, levou para a cidade a Ordem dos Salesianos, doou o terreno para a construção do aeroporto, abriu várias escolas, construiu várias capelas, estimulou a agricultura e ajudou a população pobre nos períodos de seca.

    Hoje, o culto a Padre Cícero atrai mais de dois milhões de romeiros por ano a Juazeiro do Norte, onde uma estátua de 27 metros presta as devidas homenagens.

    Podemos dizer, portanto, que o Padre Cícero já foi canonizado pelo povo, que sempre o viu como um sacerdote íntegro, virtuoso, um exemplo a ser seguido.

    Juazeiro e toda a região nordestina estão em festa, exaltando esse tão esperado evento que será realizado no próximo domingo.

    Serão assim compensadas todas as orações dos devotos, os esforços do Bispo Fernando e dos membros da comissão e, principalmente, será feita a justiça dos homens a Padre Cícero.

    Digo justiça dos homens porque a justiça divina é feita dia a dia, nos gestos de solidariedade, de bondade e de compromisso com a justiça social de todos nós.

    Senhoras e Senhores, para finalizar, quero aproveitar esta oportunidade para estender o legado a nós deixado por Padre Cícero como os meus votos de inspiração a todas as famílias brasileiras neste natal e para todo o ano novo que se aproxima.

    Muito obrigado!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2015 - Página 268