Pela ordem durante a 227ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Solicitação de esforço por parte dos senadores para solucionar a renegociação de débitos do crédito rural de pequenos produtores.

Autor
José Agripino (DEM - Democratas/RN)
Nome completo: José Agripino Maia
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Solicitação de esforço por parte dos senadores para solucionar a renegociação de débitos do crédito rural de pequenos produtores.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2015 - Página 300
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, ESFORÇO, SENADOR, OBJETIVO, CONCLUSÃO, RENEGOCIAÇÃO, DIVIDA, DEVEDOR, PEQUENO PRODUTOR RURAL, CREDITO RURAL, BUSCA, SOLUÇÃO.

    O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Oposição/DEM - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu queria cumprimentar V. Exª pelo encerramento dos nossos trabalhos.

    Acho que, dentro da conjuntura, foi feito o possível, e nós contribuímos até com a colocação que tive a oportunidade de fazer anteontem com relação à renegociação dos débitos do crédito rural, quando coloquei para V. Exª e para o Plenário - fui apoiado pelo meu Líder, Senador Ronaldo Caiado, pelo Líder do PSDB, Senador Cássio Cunha Lima, e por V. Exª - o esforço que todos nós temos que fazer, que temos obrigação de fazer para encontrar os caminhos da renegociação do crédito rural do pequeno produtor rural.

    Ao longo das conversas que tivemos, ficou, em princípio, aventada a possibilidade real da inclusão desta matéria na MP nº 694.

    Nós não obstruímos a pauta, não criamos dificuldade por entender que esta matéria, que é delicada, precisa da somação de esforços, em que a presença de V. Exª é fundamental.

    No encerramento dos trabalhos, eu gostaria de solicitar de V. Exª uma informação: V. Exª teve a oportunidade de falar com o Ministro Levy, da Fazenda, me disse isso e que estava com o assunto na cabeça, mas que ainda não tinha uma posição definitiva.

    Então, gostaria de, questionando V. Exª, perguntar se temos alguma notícia até para que nós possamos dar ao pequeno produtor rural do nosso Nordeste um alento com relação a essa angústia que vai tirar ou está tirando o sono de muito pequeno produtor rural na sua Alagoas, no meu Rio Grande do Norte, no Brasil inteiro.

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - Eu quero cumprimentar o Senador José Agripino por ter novamente abordado esse assunto que, para todos nós da região Nordeste, é muito importante.

    Eu, ontem, conversei detalhadamente com o Ministro Levy, que disse que conhece o assunto porque ele estava em outras oportunidades em que nós aprovamos leis de renegociações que, lamentavelmente, não andaram de forma suficiente. Nós estamos com esse sistema produtivo destroçado pela seca e ele nos garantiu que tomaria uma decisão rapidamente.

    De modo que eu, ao sair daqui, vou ligar para o Ministro Levy e comunicarei imediatamente a V. Exª.

    O SR. RONALDO CAIADO (Bloco Oposição/DEM - GO) - Sr. Presidente...

    O SR. PRESIDENTE (Renan Calheiros. Bloco Maioria/PMDB - AL) - O que, aliás, já fiz, ontem, inclusive.

    O SR. JOSÉ AGRIPINO (Bloco Oposição/DEM - RN. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Eu agradeço a V. Exª.

    Relembre ao Ministro aquilo que a Ministra da Agricultura, a nossa colega Kátia Abreu, disse a mim, o volume de recurso envolvido para prorrogação por um ano é entre R$20 milhões e R$30 milhões.

    Para as contas federais isso é nada; para a solução de um problema que é angustia milhares de pequenos produtores rurais é nada. Basta a boa vontade do Poder Público, do Ministério da Fazenda que essa solução será dada.

    Eu pediria, portanto, que V. Exª usasse o prestígio de V. Exª e pressionasse para que nós pudéssemos ter essa solução.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2015 - Página 300