Discurso durante a 227ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Defesa da renegociação das dívidas dos produtores rurais na área da Sudene.

Autor
Eunício Oliveira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Eunício Lopes de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Defesa da renegociação das dívidas dos produtores rurais na área da Sudene.
Publicação
Publicação no DSF de 18/12/2015 - Página 301
Assunto
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • DEFESA, RENEGOCIAÇÃO, DIVIDA, DEVEDOR, AGRICULTOR, REGIÃO NORDESTE, PARTE, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), ESTADO DO ESPIRITO SANTO (ES), AREA, ATUAÇÃO, SUPERINTENDENCIA DO DESENVOLVIMENTO DO NORDESTE (SUDENE), REGISTRO, ENCAMINHAMENTO, DOCUMENTO, DESTINATARIO, JOAQUIM LEVY, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), OBJETIVO, BUSCA, SOLUÇÃO, COMENTARIO, APOIO, BANCO DO NORDESTE DO BRASIL S/A (BNB).

    O SR. EUNÍCIO OLIVEIRA (Bloco Maioria/PMDB - CE. Sem revisão do orador.) - Só para registrar que essa questão da dívida dos agricultores é uma luta que V. Exª e eu já travamos há bastante tempo. Essa já é a terceira lei que nós aprovamos aqui no Congresso Nacional, da chamada renegociação das dívidas dos agricultores do Nordeste, de parte de Minas e até de parte do Espírito Santo, que estão na área da Sudene.

    Portanto, quero deixar claro aqui que, na semana passada, eu também tive uma reunião com a diretoria do Banco do Nordeste. O Banco do Nordeste me fez um documento, que encaminhei ao Ministro Levy. E V. Exª aqui comunica ao Plenário, ao País, e aos agricultores em especial, que também tomou a iniciativa de cuidar desse assunto, que nós já cuidamos juntos há bastante tempo, com o Ministro Levy.

    Acho que nós devemos fazer um esforço enorme esta semana, porque no dia 30 encerra o prazo para essa renegociação. Nós todos sabemos que o Nordeste passa por uma seca imensa, com a perspectiva lamentável de mais seca no próximo ano. Portanto, esses agricultores não têm condições de liquidar as suas dívidas.

    O Banco do Nordeste já concordou e disse que não há nenhum problema em relação a sua balança. O Banco do Nordeste já anuiu com a prorrogação dessa questão das dívidas. Falta apenas a área econômica do Governo tomar a iniciativa para que nós possamos salvar, digamos assim, dessa angústia, os agricultores, principalmente do Nordeste brasileiro.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/12/2015 - Página 301