Discurso durante a 228ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Registro da matéria intitulada “O aviso foi dado: pedalar faz mal”, da jornalista Leandra Peres, publicada no jornal Valor, em sua edição de 11 do corrente.

Autor
Cássio Cunha Lima (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/PB)
Nome completo: Cássio Rodrigues da Cunha Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
IMPRENSA:
  • Registro da matéria intitulada “O aviso foi dado: pedalar faz mal”, da jornalista Leandra Peres, publicada no jornal Valor, em sua edição de 11 do corrente.
Publicação
Publicação no DSF de 19/12/2015 - Página 93
Assunto
Outros > IMPRENSA
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, VALOR ECONOMICO, O GLOBO, AUTORIA, MIRIAM LEITÃO, JORNALISTA, ASSUNTO, RELATORIO, TECNICO, TESOURO NACIONAL, OBJETIVO, AVISO, GOVERNO FEDERAL, VIOLAÇÃO, LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL, MANDATO ELETIVO, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

    O SR. CÁSSIO CUNHA LIMA (Bloco Oposição/PSDB-PB. Sem apanhamento taquigráfico.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ocupo a tribuna neste momento para fazer o registro da reportagem de autoria da repórter Leandra Peres, intitulada: “O aviso foi dado: pedalar faz mal”, publicada pelo jornal Valor em sua edição de 11 de dezembro de 2015 e do artigo de autoria da jornalista Míriam Leitão, intitulado: “Valor revela alerta de técnicos do Tesouro contra pedaladas”, publicado no Blog da jornalista pelo jornal O Globo em sua edição de 11 de dezembro de 2015.

    A repórter Leandra Peres teve acesso ao relatório feito em 2013 por técnicos do Tesouro que alertava o governo para os efeitos dos truques contábeis do primeiro mandato da Presidente Dilma, como as pedaladas. Eles registraram no documento que a prática provocaria um passivo de R$ 41 bi com bancos públicos, que o TCU entendeu como infração à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), e que levaria o país ao rebaixamento em dois anos. Segundo o relatório, o governo foi alertado ainda em 2013 do passivo que seria acumulado com os bancos públicos por causa dos atrasos com os pagamentos, o que de fato aconteceu, foram as “pedaladas” que o TCU estimou agora em 40 bi. Outra previsão que se confirmou foi o rebaixamento do país.

    Sr. Presidente, requeiro que a reportagem e o artigo acima citados sejam considerados parte integrante deste pronunciamento, para que passe a constar dos Anais do Senado Federal.

 

DOCUMENTOS ENCAMINHADOS PELO SR. SENADOR CASSIO CUNHA LIMA EM SEU PRONUNCIAMENTO.

(Inseridos nos termos do art. art. 210, inciso I e §2º, do Regimento Interno.)

Matérias referidas:

- “O aviso foi dado: pedalar faz mal”;

- “Valor revela alerta de técnicos do Tesouro contra pedaladas”.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/12/2015 - Página 93