Discurso durante a 225ª Sessão Deliberativa Extraordinária, no Senado Federal

Defesa da necessidade de distribuição do medicamento fosfoetanolamina para pacientes com câncer.

Autor
Ivo Cassol (PP - Progressistas/RO)
Nome completo: Ivo Narciso Cassol
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • Defesa da necessidade de distribuição do medicamento fosfoetanolamina para pacientes com câncer.
Publicação
Publicação no DSF de 16/12/2015 - Página 287
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • DEFESA, NECESSIDADE, DISTRIBUIÇÃO, MEDICAMENTOS, COMBATE, CANCER.

     O SR. IVO CASSOL (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RO. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu só queria aproveitar essa oportunidade aqui, enquanto se discutem vários projetos, especialmente, esse que ajuda os pequenos produtores, eu queria aqui, junto com a Bernadete...

    A Bernadete, para quem não conhece, esteve na Comissão de Ciência e Tecnologia, dando um depoimento. Há pouco tempo atrás, Sr. Presidente Renan, ela estava numa cadeira de rodas, estava enferma, num leito de hospital, com câncer. E, enquanto muita gente fala, fica discursando contra a liberação da fosfoetanolamina, nós estamos aqui com a testemunha, com a prova viva aqui, pedindo pelo amor de Deus para as autoridades, especialmente para as autoridades de São Paulo, Senador Ataídes, que voltem a liberar as liminares da fosfoetanolamina para os pacientes de tratamento de câncer.

    Ela está há 14 dias sem o medicamento. E não só ela, mas também milhares e milhares de pessoas que tiveram acesso a esse medicamento.

    Então, eu queria fazer um apelo neste final de ano, momento de reflexão, momento de nós vermos o que fizemos de bom, o que deu certo e o que não deu e ver o que podemos fazer por nossos semelhantes. A Bernadete é uma paulista, uma guerreira, que veio aqui às Comissões de Ciência e Tecnologia e de Assuntos Sociais dar o seu depoimento.

    Queria aqui pedir a todos os Senadores que comprassem esta briga junto comigo. Vamos juntos verificar a legislação da Anvisa, que, infelizmente, está facilitando esses grandes laboratórios, que só querem ganhar dinheiro à custa do sacrifício dos pacientes de câncer. Eu perdi um amigo na semana passada, na cidade de Rolim de Moura, porque não havia como fazer o tratamento, não havia o medicamento. E hoje vemos milhares de outros amigos, todos os dias, sendo comunicados pelos seus médicos que, infelizmente, o tumor que eles têm é câncer.

    Portanto, Bernadete, continue essa luta, continue lutando para que possamos ter sucesso, se Deus quiser, em breve, com a liberação. Eu gostaria até que a câmera do Senado, se estiver filmando, filme aqui, para que possamos registrar para o Brasil afora, documentar para o Brasil afora que o Senado Federal está junto com a população, está junto com as nossas pessoas portadoras dessa doença tão prejudicial para a saúde, para que possamos ter um alento, Bernadete, e uma esperança de dias melhores. Agradeço, Bernadete, por você ter ido à mídia nacional, aos meios de comunicação contradizer esses oncologistas, que, infelizmente, estão preocupados em ganhar dinheiro às custas dos sacrifícios do próximo.

    Por isso, queria reivindicar, Sr. Presidente, que o senhor, como Presidente desta Casa, nosso Líder soberano, e o Senador Jorge Viana, que está do lado aqui, comprem esta briga.

    Só se discute, hoje, cassação do Presidente da Câmara. Só se discute impeachment. Eu quero que tudo isso vá para o ralo! Acima de tudo, temos que dar o direito à vida para as pessoas que estão lutando para ter, junto com seus familiares, uma convivência melhor. O que as pessoas querem, Sr. Presidente? Elas querem viver com qualidade e morrer com dignidade. Infelizmente, o paciente de câncer nem com dignidade está conseguindo morrer. Está morrendo de humilhação - humilhação! - junto com seus familiares e seus amigos no dia a dia.

    Então, queria aqui pedir a V. Exª - porque o senhor tem o coração do tamanho de Alagoas, do tamanho do Brasil - que compre essa briga. Essa briga não é do Senador Ivo Cassol. Essa briga é do povo brasileiro e das lideranças que têm coragem de enfrentar essa legislação, que deve, acima de tudo, respeitar a vida. É por isso que estou aqui.

    Peço ao povo do Brasil afora que ore para as autoridades e para os pacientes de câncer, para que essa esperança, que é a descoberta do século, seja a oportunidade de todos.

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 16/12/2015 - Página 287