Pronunciamento de Ataídes Oliveira em 02/12/2015
Discurso durante a 30ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional
Crítica ao Sr. Luiz Inacio Lula da Silva e ao Partido dos Trabalhadores (PT), por serem os responsáveis pela atual crise econômica pela qual o país passa.
- Autor
- Ataídes Oliveira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
- Nome completo: Ataídes de Oliveira
- Casa
- Congresso Nacional
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
ECONOMIA.:
- Crítica ao Sr. Luiz Inacio Lula da Silva e ao Partido dos Trabalhadores (PT), por serem os responsáveis pela atual crise econômica pela qual o país passa.
- Publicação
- Publicação no DCN de 03/12/2015 - Página 81
- Assunto
- Outros > ECONOMIA.
- Indexação
-
- CRITICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, MOTIVO, RESPONSABILIDADE, CRISE, ECONOMIA NACIONAL.
O SR. ATAÍDES OLIVEIRA (Bloco Oposição/PSDB-TO. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.
Contra fatos não há argumentos. O Deputado que acabara de descer da tribuna quando pedi a palavra falou sobre o pagamento ao FMI.
O SR. PAULO TEIXEIRA (PT-SP) - Sr. Presidente, ele já fez uso da palavra. Eu sugiro a V.Exa. chamar o próximo orador.
O SR. ATAÍDES OLIVEIRA (Bloco Oposição/PSDB-TO) - Eu estou usando o art. 14, Sr. Presidente, porque fui citado.
A primeira falha do ex-Presidente Lula ocorreu quando ele pagou o FMI. Ele pegou um dinheiro interno, com juro altíssimo, para pagar o empréstimo externo com juro baixíssimo. Então, essa foi a primeira falha do Governo Lula. E mais: a Oposição, Senador Renan Calheiros, como V.Exa. sabe, sempre esteve na tribuna do Senado Federal. Aqui nesta Casa de Leis, na Câmara, a Oposição sempre alertou o Governo de que a política econômica era errática. E o Governo Lula, que é o culpado de tudo, meteu a mão no dinheiro do povo. Acabou com o dinheiro do FGTS, do FAT, do PIS/PASEP; transferiu para o BNDES 452 bilhões de reais a juro subsidiado.
A questão é a seguinte: o Governo do PT quebrou o País. Ele jogou a economia brasileira num despenhadeiro. E eu percebo agora, Sr. Presidente, que nós só temos uma pessoa que pode tirar o País desta crise, somente uma pessoa, somente um economista: a Presidente Dilma, se renunciar, pegar o Lula, colocar debaixo do braço e sumir deste País!
Muito obrigado, Sr. Presidente. (Apupos.)