Discurso durante a 30ª Sessão Conjunta, no Congresso Nacional

Crítica ao Sr. Luiz Inacio Lula da Silva e ao Partido dos Trabalhadores (PT), por serem os responsáveis pela atual crise econômica pela qual o país passa.

Autor
Ataídes Oliveira (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/TO)
Nome completo: Ataídes de Oliveira
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ECONOMIA.:
  • Crítica ao Sr. Luiz Inacio Lula da Silva e ao Partido dos Trabalhadores (PT), por serem os responsáveis pela atual crise econômica pela qual o país passa.
Publicação
Publicação no DCN de 03/12/2015 - Página 81
Assunto
Outros > ECONOMIA.
Indexação
  • CRITICA, LUIZ INACIO LULA DA SILVA, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, MOTIVO, RESPONSABILIDADE, CRISE, ECONOMIA NACIONAL.

    O SR. ATAÍDES OLIVEIRA (Bloco Oposição/PSDB-TO. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Sr. Presidente.

    Contra fatos não há argumentos. O Deputado que acabara de descer da tribuna quando pedi a palavra falou sobre o pagamento ao FMI.

    O SR. PAULO TEIXEIRA (PT-SP) - Sr. Presidente, ele já fez uso da palavra. Eu sugiro a V.Exa. chamar o próximo orador.

    O SR. ATAÍDES OLIVEIRA (Bloco Oposição/PSDB-TO) - Eu estou usando o art. 14, Sr. Presidente, porque fui citado.

    A primeira falha do ex-Presidente Lula ocorreu quando ele pagou o FMI. Ele pegou um dinheiro interno, com juro altíssimo, para pagar o empréstimo externo com juro baixíssimo. Então, essa foi a primeira falha do Governo Lula. E mais: a Oposição, Senador Renan Calheiros, como V.Exa. sabe, sempre esteve na tribuna do Senado Federal. Aqui nesta Casa de Leis, na Câmara, a Oposição sempre alertou o Governo de que a política econômica era errática. E o Governo Lula, que é o culpado de tudo, meteu a mão no dinheiro do povo. Acabou com o dinheiro do FGTS, do FAT, do PIS/PASEP; transferiu para o BNDES 452 bilhões de reais a juro subsidiado.

    A questão é a seguinte: o Governo do PT quebrou o País. Ele jogou a economia brasileira num despenhadeiro. E eu percebo agora, Sr. Presidente, que nós só temos uma pessoa que pode tirar o País desta crise, somente uma pessoa, somente um economista: a Presidente Dilma, se renunciar, pegar o Lula, colocar debaixo do braço e sumir deste País!

    Muito obrigado, Sr. Presidente. (Apupos.)


Este texto não substitui o publicado no DCN de 03/12/2015 - Página 81