Comunicação inadiável durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apreensão com o aumento dos casos de microcefalia em crianças no País, em especial no Rio Grande do Sul, e registro de negligência nas políticas de combate ao mosquito transmissor do vírus.

Registro da Festa Nacional da Uva, que começa nesta quinta-feira, em Caxias do Sul – RS, preocupação com a queda na safra da uva e retirada do subsídio ao seguro de pequenos agricultores da região.

Autor
Ana Amélia (PP - Progressistas/RS)
Nome completo: Ana Amélia de Lemos
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
SAUDE:
  • Apreensão com o aumento dos casos de microcefalia em crianças no País, em especial no Rio Grande do Sul, e registro de negligência nas políticas de combate ao mosquito transmissor do vírus.
AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO:
  • Registro da Festa Nacional da Uva, que começa nesta quinta-feira, em Caxias do Sul – RS, preocupação com a queda na safra da uva e retirada do subsídio ao seguro de pequenos agricultores da região.
Publicação
Publicação no DSF de 17/02/2016 - Página 14
Assuntos
Outros > SAUDE
Outros > AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO
Indexação
  • APREENSÃO, RELAÇÃO, SITUAÇÃO, FAMILIA, MOTIVO, MOSQUITO, AEDES AEGYPTI, AUMENTO, CONTAMINAÇÃO, DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA, LOCAL, BRASIL, ENFASE, RIO GRANDE DO SUL (RS), RESULTADO, QUANTIDADE, MICROCEFALIA, CRIANÇA, CRITICA, NEGLIGENCIA, POLITICA, COMBATE, PROPAGAÇÃO, VIRUS.
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, FESTA, AMBITO NACIONAL, UVA, LOCAL, MUNICIPIO, CAXIAS DO SUL (RS), RIO GRANDE DO SUL (RS), CIDADE, VITIMA, DESEMPREGO, APREENSÃO, REDUÇÃO, PRODUÇÃO, FRUTA, VINHO, MOTIVO, CLIMA, CRISE, ECONOMIA, PAIS, COMENTARIO, AUDIENCIA, PARTICIPAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AGRICULTURA PECUARIA E ABASTECIMENTO (MAPA), OBJETIVO, DEBATE, ASSUNTO, SUSPENSÃO, SUBSIDIO, SEGURO AGRARIO, PEQUENO AGRICULTOR, REGIÃO.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) - Eu queria, Senador, consultar a Senadora Vanessa. Eu não sei, mas penso que seja ela a próxima oradora...

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Exatamente.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) - Consulto se ela me permitiria, porque eu tenho uma audiência às 15 horas, e eu serei bem breve, Senadora Vanessa, para fazer uma permuta... Muito obrigada, Senadora. Então, agradeço a gentileza do nosso Presidente Jorge Viana e a atenção da colega, solidariamente, a nossa Procuradora da Mulher no Senado Federal. Obrigada pela gentileza.

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - A Senadora Ana Amélia então com a palavra, devido à permuta, depois a Senadora Vanessa e o Senador Alvaro Dias, em seguida. (Fora do microfone.)

    O SR. PRESIDENTE (Jorge Viana. Bloco Apoio Governo/PT - AC) - Vai ser muito rápida a Ana Amélia. (Fora do microfone.)

    Acho que a Senadora Vanessa colabora.

    Com a palavra V. Exª, Senadora Ana Amélia.

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Serei bem breve, Sr. Presidente.

    O Rio Grande do Sul está vivendo, como o resto do Brasil - como há pouco o Senador Paim abordou -, o problema do zika vírus e todas as contaminações que o mosquito Aedes aegypti está provocando, seja pela dengue, seja pela chikungunya ou, mais perigosamente, pelo vírus zika, que está sendo causa da maior preocupação, que é a microcefalia, que vai representar um sofrimento muito grande para a família e um peso também para o Estado nos gastos com saúde e com a assistência social que será necessária para essas crianças que não terão capacidade de aprendizado, que não terão uma vida normal, regular.

    As famílias já estão padecendo desse gravíssimo problema, e também a área médica brasileira, com os nossos pesquisadores buscando o encontro de uma saída através de uma vacina preventiva, mas, basicamente, os cuidados que teremos nessa guerra para vencer esse mosquito que está dando tanta dor de cabeça a todos nós brasileiros.

    A negligência está acontecendo no setor desde que esse mosquito existe no Brasil - há muito tempo. Temos que reconhecer que falhamos demais nas políticas de combate e também nas preventivas.

    É exatamente nessa medida que o Brasil está pagando um alto preço pelos cortes dos recursos federais na prevenção e controle das doenças infecciosas. Um levantamento feito pelo jornal Folha de S.Paulo mostra que os desembolsos federais para essas medidas caíram quase 10%, entre 2014 e o ano passado, passando de R$5,1 bilhões para R$4,6 bilhões. As despesas estaduais foram reduzidas em até 79%.

    Lá no Rio Grande do Sul está faltando BCG, que é fundamental na prevenção, por exemplo, à tuberculose e também à hanseníase.

    Vale lembrar que, no ano passado, a epidemia de dengue bateu recorde no Brasil, com 1,6 milhão de casos notificados e 863 mortes. A microcefalia, associada ao vírus da zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, também segue fazendo vítimas: o número de casos confirmados de microcefalia no Brasil cresceu 14% em uma semana - como foi dito aqui agora há pouco - e já chega a 462 registros, segundo dados oficiais. Dados extraoficiais dão conta de que a doença já fez milhares de vítimas. Por isso, todo o cuidado é pouco nesse processo, que é também uma responsabilidade de todos nós.

    Senadora Vanessa, Senador Alvaro, Senador Aloysio, meu caro Presidente Jorge Viana, já estou encerrando.

    Vai começar nesta quinta-feira, em Caxias do Sul, um dos eventos mais conhecidos, que é a Festa Nacional da Uva. Caxias do Sul é uma das mais diversificadas e industrializadas cidades da Serra Gaúcha. Tive a oportunidade, agora na sexta-feira, de estar lá, porque foi inaugurado um centro de acolhimento dos turistas na Praça Dante Alighieri, no coração da cidade, por uma emenda de minha autoria, para minha alegria. Foi inaugurado um moderno centro com toda a questão da sustentabilidade, com acessibilidade para os portadores de deficiência, mas o mais importante de tudo isso - e o mais grave também - é que, nessa cidade de Caxias do Sul, nas últimas semanas, foram 14 mil pessoas desempregadas, Senador Aloysio - 14 mil pessoas desempregadas!

    Caxias do Sul é uma espécie de motor da economia do Rio Grande do Sul, reconhecida no Brasil inteiro. A mesma cidade que está contabilizando - eu diria - o lado mais perverso da crise econômica também começa essa feira registrando...

(Soa a campainha.)

    A SRª ANA AMÉLIA (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - RS) - ...uma das piores perdas de uva de todos os tempos, uma safra comprometida com acidentes climáticos perversos, um granizo, uma geada, um calor fora de época e uma perda - estima-se até agora, pelos cálculos oficiais - de metade da produção de uva destinada à produção de vinhos, de espumantes e de suco de uva, que hoje é uma das bebidas mais consumidas no Brasil. Então, estamos muito preocupados porque a Festa da Uva de 2016, que é uma confraternização das etnias, da colonização italiana, de todo empreendedorismo daqueles produtores de uvas e de vinhos e daquela cultura forte italiana na região da Serra, vai começar sob a égide de perdas dramáticas na produção da uva e também do impacto que isso terá na produção de vinhos e espumantes.

    Eu queria dizer que a Câmara Setorial do Vinho estará reunida no dia 3, aqui em Brasília para fazer a avaliação final para saber se confirma mesmo a perda da metade da produção de uvas em nosso Estado. Isso é trágico. Estou indo agora a uma audiência com a Ministra Kátia Abreu. Entre outros temas, vou tratar dessa questão porque foi retirado o subsídio ao seguro a que os pequenos agricultores da Serra tinham direito. Eles perderam a safra e perderam o subsídio ao seguro agrícola, ao seguro da produção das frutas daquela região. Eu queria me solidarizar com Caxias do Sul, desejar que a Festa da Uva, apesar das dificuldades... Até a própria oferta de uva para os visitantes será mais controlada por conta dessa escassez, mas esperamos que a qualidade do vinho ali produzido, do suco de uva e do espumante continue merecendo os prêmios internacionais, que são um prêmio àquela boa gente lá de Caxias do Sul.

    Então, era esse meu registro.

    Muito obrigada, Senadora Vanessa e Senador Jorge Viana.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 17/02/2016 - Página 14