Discurso durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

* Anúncio de reunião a ser realizada no estado do Amazonas a fim de debater o combate à pirataria, aos assaltos e ao tráfico nos rios amazônicos.

Satisfação com a proposta de desenvolvimento de uma matriz de energia eólica, solar e termoelétrica nas comunidades de Pedra Branca e Maturuca, no município de Uiramutã (RR).

Autor
Telmário Mota (PDT - Partido Democrático Trabalhista/RR)
Nome completo: Telmário Mota de Oliveira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SEGURANÇA PUBLICA:
  • * Anúncio de reunião a ser realizada no estado do Amazonas a fim de debater o combate à pirataria, aos assaltos e ao tráfico nos rios amazônicos.
MINAS E ENERGIA:
  • Satisfação com a proposta de desenvolvimento de uma matriz de energia eólica, solar e termoelétrica nas comunidades de Pedra Branca e Maturuca, no município de Uiramutã (RR).
Publicação
Publicação no DSF de 19/02/2016 - Página 8
Assuntos
Outros > SEGURANÇA PUBLICA
Outros > MINAS E ENERGIA
Indexação
  • ANUNCIO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, PRESENÇA, GOVERNADOR, REGIÃO NORTE, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA (MJ), MINISTERIO DA DEFESA, LOCAL, ESTADO DO AMAZONAS (AM), ASSUNTO, DEBATE, FORMA, COMBATE, PIRATARIA, ASSALTO, TRAFICO, PARTICIPAÇÃO, ESTADOS, REGIÃO.
  • ALEGRIA (RS), APOIO, EDUARDO BRAGA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DE MINAS E ENERGIA (MME), PROJETO, AUTORIA, INSTITUTO, PESQUISA, UNIÃO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), OBJETIVO, INSTALAÇÃO, ENERGIA EOLICA, ENERGIA SOLAR, COMUNIDADE INDIGENA, MUNICIPIO, UIRAMUTÃ (RR), RORAIMA (RR), COMENTARIO, IMPORTANCIA, FATO, MELHORIA, SITUAÇÃO, ABASTECIMENTO, ENERGIA, ENFASE, ENERGIA RENOVAVEL, ENTE FEDERADO.

    O SR. TELMÁRIO MOTA (Bloco Apoio Governo/PDT - RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Senadora Vanessa, que muito orgulha o Estado do Amazonas, hoje nós tivemos uma reunião com o Ministro da Justiça e vai ser feita uma reunião no seu Estado, envolvendo todos os Governadores - eu vou tratar bem disso amanhã -, todos os secretários, a Ministra da Defesa, a Ministra da Justiça, para que façamos um trabalho em grupo, integrado, a fim de combater a pirataria, os assaltos, o tráfico nos rios amazônicos, envolvendo todos os Estados do Norte.

    Foi muito boa a reunião, e amanhã eu quero trazer esse assunto, que achei da maior importância.

    Mas, Srª Presidente, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, telespectadores, telespectadoras e ouvintes da Rádio Senado, hoje eu venho a esta tribuna extremamente feliz, Srª Presidente. O meu Estado, hoje, passa por uma crise energética lamentável. Nós estamos ali com aquela questão da linha de Tucuruí para fazer integração paralisada, mas, esses dias, eu fui convidado para ir ao Município do Uiramutã, em uma comunidade chamada Maturuca, e lá eu recebi das mãos dos coordenadores uma proposta alvissareira, uma proposta para abastecer de energia mista, eólica, solar e termoelétrica, as comunidades de Pedra Branca e do próprio Maturuca.

    Esse estudo foi feito pelo ISA (Instituto Socioambiental), instituto muito importante, junto com a Universidade Federal do Maranhão. Fizeram, desde 2013, dois anos de estudo, levantaram ali a viabilidade da energia eólica, fizeram os testes e ali tiveram a certeza da implantação dessa energia.

    Mais importante, sempre a comunidade do Maturuca foi a resistência das grandes lutas contra aquilo que podia afetar as comunidades indígenas, inclusive a conquista da terra Raposa Serra do Sol se deu com o quartel general em Maturuca. E o Maturuca, neste momento, com muita sabedoria, com muita inteligência, com muita responsabilidade, sai na frente com essa nova proposta.

    Então, levei isso ao Ministro Eduardo Braga - um Ministro que é da nossa região, que conhece a nossa região -, que ficou extremamente empolgado, abraçou de corpo e alma, de imediato, essa questão e já colocou toda a equipe do Ministério para liberar, para colocar em ação esse projeto, junto naturalmente com o Governo do Estado. Assim, nós vamos ter, pioneiramente, a primeira energia eólica, solar - já existe a termoelétrica - na Região Norte, e a primeira em comunidades indígenas.

    Então hoje é um dia realmente que me deixa muito feliz, estou contente por o Ministro ter entendido essa situação de pioneirismo, de necessidade, e, com isso, nós estamos abrindo uma porteira imensa para a energia de Roraima toda - nós temos uma corrente já muito forte lá, que pega nas Cordilheiras da Guiana até a Venezuela, passando pelo território brasileiro, que são em áreas indígenas. Ora, a partir da hora em que Maturuca comunga com essa situação, nós temos a possibilidade de fazer o abastecimento total do Estado de Roraima por meio da energia eólica, e até ainda exportar energia; uma energia limpa, uma energia que vem renovar, que vem inovar. Com essa proposição, hoje ganhamos o dia.

    Mais uma vez, eu quero aqui agradecer ao instituto ISA, à Universidade Federal do Maranhão e principalmente ao Ministro Eduardo Braga, por sua sensibilidade, seu compromisso com a nossa região e sobretudo, o seu interesse em fazer com que isso realmente aconteça. Por isso que eu digo: quando se leva uma boa proposição, quando se leva uma boa proposta, o Governo Federal abraça, e abraça imediatamente.

    Eu queria hoje dar esta notícia ao povo de Roraima, ao povo de Uiramutã, ao pessoal de Maturuca: esse projeto vai vingar, esse projeto vai acontecer, e nós vamos levar para Roraima uma grande solução; uma energia limpa, uma energia que possa dar sustentação aos interesses, uma energia tranquila, segura para os investidores no nosso Estado. Inclusive quero convidar o Senador Blairo para investir em Roraima, porque agora nós vamos ter energia suficiente.

    Muito obrigado, Senadora Grazziotin.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 19/02/2016 - Página 8