Discurso durante a Sessão Solene, no Congresso Nacional

Sessão solene destinada à promulgação da Emenda Constitucional nº 91, de 2016, que altera a Constituição Federal para estabelecer a possibilidade, excepcional e em período determinado, de desfiliação partidária, sem prejuízo do mandato.

Autor
Rose de Freitas (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/ES)
Nome completo: Rosilda de Freitas
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SISTEMA POLITICO:
  • Sessão solene destinada à promulgação da Emenda Constitucional nº 91, de 2016, que altera a Constituição Federal para estabelecer a possibilidade, excepcional e em período determinado, de desfiliação partidária, sem prejuízo do mandato.
Publicação
Publicação no DCN de 19/02/2016 - Página 4
Assunto
Outros > SISTEMA POLITICO
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, PROMULGAÇÃO, EMENDA CONSTITUCIONAL, POSSIBILIDADE, ALTERAÇÃO, FILIAÇÃO PARTIDARIA, AUSENCIA, PERDA, MANDATO ELETIVO.

     A SRª ROSE DE FREITAS (Bloco Maioria/PMDB-ES. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente Waldir Maranhão, embora V.Exa. tenha encerrado a sessão, eu quero dizer algumas palavras.

     Eu defendi que se fizesse a tão propagada, a tão divulgada reforma política aos poucos, em detalhes, porque há matérias que têm grande importância para o País, mas, muitas vezes, não são significativamente debatidas. Essas matérias vêm ao plenário e são votadas.

     Vemos agora uma oportunidade a mais para que as pessoas possam definir seu partido ou participar de uma agremiação política, não sendo a forma ideal através de janelas e de pequenos expedientes, que são verdadeiros retalhos de uma reforma política que não acontece como um todo, apesar de ser tão importante para o País.

     Quero parabenizar V.Exa., Deputado Waldir Maranhão, por estar aqui presente. Sei que significa muito essa rearrumação de forças políticas dentro das agremiações partidárias. Eu, particularmente, faço isso de maneira formal, mas ainda espero, ansiosamente, que um dia nós possamos debater no Congresso a verdadeira reforma política de que este País precisa.

     Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DCN de 19/02/2016 - Página 4