Comunicação inadiável durante a 14ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apelo ao Governo Federal por maior celeridade na execução das obras de transposição do Rio São Francisco.

Autor
Raimundo Lira (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Raimundo Lira
Casa
Senado Federal
Tipo
Comunicação inadiável
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Apelo ao Governo Federal por maior celeridade na execução das obras de transposição do Rio São Francisco.
Publicação
Publicação no DSF de 25/02/2016 - Página 31
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, GOVERNO FEDERAL, AGILIZAÇÃO, EXECUÇÃO, OBRA DE ENGENHARIA, TRANSPOSIÇÃO, RIO SÃO FRANCISCO, BENEFICIO, POPULAÇÃO, REGIÃO NORDESTE, ENFASE, LIGAÇÃO, LOCAL, ESTADO DA PARAIBA (PB), ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN).

    O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Maioria/PMDB - PB. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero aqui, nesta oportunidade, manifestar, mais uma vez, as grandes preocupações dos nordestinos em relação à crise hídrica que assola o Nordeste, há cinco anos.

    Temos, mesmo sem uma previsão técnica, algumas chuvas no Nordeste brasileiro, que estão enchendo algumas barragens, mas efetivamente não temos uma estação invernosa normal que possa garantir a segurança hídrica até a chegada da transposição do Rio São Francisco, que vai beneficiar 12 milhões de nordestinos em mais de 100 Municípios.

    Quero aqui, Sr. Presidente, mobilizar a Bancada dos Senadores do Nordeste no sentido de que façamos juntos uma atuação mais forte para que essa transposição prossiga com um ritmo maior do que o atual. A previsão de chegada nos Estados da Paraíba e do Rio Grande do Norte, principalmente, é até o primeiro trimestre, no mais tardar no segundo semestre de 2017, mas aí teremos alguns problemas emergenciais.

    Eu faço um apelo no sentido de o Governo apressar, antecipar - mesmo com todas as dificuldades financeiras -, investir de uma forma mais forte, mais consistente para aumentar o ritmo, a velocidade dos trabalhos na transposição. Sabemos que mais de 10 mil trabalhadores estão trabalhando nessa obra. É uma obra muito grande.

    Quero também falar para o meu Estado diretamente: a comissão que acompanha a transposição do Rio São Francisco, que eu tenho a honra de presidir no Senado Federal, desde o seu início vem trabalhando no sentido de que o Ministério da Integração Nacional apresse os estudos técnicos de viabilidade econômica e de meio ambiente do chamado Ramal Piancó, com apenas 30km de canal, que vai atender, que vai abastecer o maior reservatório da Paraíba, o conjunto Coremas-Mãe d'Água, com capacidade de 1,1 bilhão de metros cúbicos.

    Esse é um investimento relativamente pequeno, que não chega a 5% do total do orçamento da transposição do Rio São Francisco, mas que vai perenizar o Rio Piancó, atendendo mais de 18 Municípios, e vai também perenizar o Rio Piranhas até chegar ao Rio Grande do Norte e abastecer a Barragem Armando Ribeiro, a maior do Estado do Rio Grande do Norte, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos.

(Soa a campainha.)

    O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Maioria/PMDB - PB) - Exatamente nesta semana, Sr. Presidente, está havendo uma mobilização do povo do Vale do Piancó, coordenada pelo Padre Djacy Brasileiro, o grande sonhador desta obra, que está mobilizando padres da igreja católica e pessoas da sociedade de modo geral, para que essa obra seja realizada, porque é de fundamental importância. Nós podemos ter carência de muitas coisas, Sr. Presidente, menos da água. Portanto, a solução hídrica é emergencial.

    Eu quero aqui comunicar o objetivo desse espaço que V. Exª me cedeu: no próximo dia 14 de março, dois dias após a Convenção Nacional do PMDB, em Brasília, eu e o Senador José Maranhão, acompanhados do Deputado Hugo Motta, faremos...

(Soa a campainha.)

    O SR. RAIMUNDO LIRA (Bloco Maioria/PMDB - PB) - ... uma visita às cidades do Vale do Piancó e uma visita especialmente à cidade de Coremas, onde verificaremos as avarias existentes na maior barragem da Paraíba, que é o sistema Coremas-Mãe D'água.

    Estamos apelando para o DNOCS e para o Ministério da Integração Nacional que façam a correção dessas falhas imediatamente, para que possamos dar mais tranquilidade ao povo da região do Piancó.

    Sr. Presidente, essas eram as comunicações que eu queria fazer neste instante. Agradeço o espaço que V. Exª me cedeu mesmo já estando no horário da Ordem do Dia.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/02/2016 - Página 31