Discurso durante a 20ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da realização de audiência pública com o Ministro dos Transportes, Antonio Carlos, juntamente com autoridades de Mato Grosso, no intuito de agilizar a construção e duplicação da BR-163, que beneficiará a produção agrícola e seu escoamento pelo porto de Miritituba, no Pará.

Autor
Wellington Fagundes (PR - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Registro da realização de audiência pública com o Ministro dos Transportes, Antonio Carlos, juntamente com autoridades de Mato Grosso, no intuito de agilizar a construção e duplicação da BR-163, que beneficiará a produção agrícola e seu escoamento pelo porto de Miritituba, no Pará.
Publicação
Publicação no DSF de 03/03/2016 - Página 80
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • REGISTRO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, PARTICIPAÇÃO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), GRUPO, AUTORIDADE PUBLICA, ESTADO DE MATO GROSSO (MT), MUNICIPIO, GUARANTÃ (SP), OBJETIVO, DEBATE, ASSUNTO, AGILIZAÇÃO, LICITAÇÃO, OBRAS, CONSTRUÇÃO, AMPLIAÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, PEIXOTO DE AZEVEDO (MT), MATUPA (MT), DIVISA, ENTE FEDERADO, ESTADO DO PARA (PA), BENEFICIO, PRODUÇÃO AGRICOLA, PAIS, ESCOAMENTO, PORTO, REGIÃO NORTE.

    O SR. WELLINGTON FAGUNDES (Bloco União e Força/PR - MT. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, já estando inscrita a Senadora Rose, peço a permissão de V. Exª apenas para fazer um comunicado.

    Nós tivemos, agora há pouco, uma audiência com o Ministro dos Transportes, Antonio Carlos, do meu Partido, o PR, juntamente com o Vice-Prefeito da cidade de Guarantã, Deputado Pedro Satélite, do Estado de Mato Grosso, representando a Assembleia Legislativa. Lá estavam também as trades interessadas, principalmente, na questão da construção e duplicação da BR-163.

    Nós já temos essa estrada concessionada em Mato Grosso, da divisa de Mato Grosso do Sul até a cidade de Sinop. E agora, no novo PIL, o Ministério, junto com a ANTT, fez as audiências públicas, realizadas em três oportunidades, inclusive aqui, em Brasília.

    Hoje fomos discutir também com o Movimento Pró-Logística e também com a Frente Parlamentar de Transportes e Armazenamento, a qual eu presido, buscando uma equação para que essa licitação seja feita o mais rápido possível e, claro, com sucesso.

    Queremos registrar um ponto que lá colocamos e do qual não abrimos mão: que seja inclusa a duplicação do trecho de Peixoto de Azevedo, Matupá até Guarantã, divisa do Pará.

    Então, essa estrada é a estrada troncal do Estado de Mato Grosso, a estrada mais importante, eu diria, hoje, para a produção agrícola do Brasil. Tudo passa pela BR-163.

    E o nosso interesse, de Mato Grosso, é principalmente que, do Estado do Pará até o Porto de Miritituba, não só ela tenha a sua conclusão, a sua conservação - nesse período de chuva, é um problema muito sério -, mas principalmente que essas obras, através da concessão, possam consolidar o desenvolvimento da Região Norte do Brasil.

    Eu agradeço à Senadora Rose e a V. Exª por me permitirem fazer aqui essa colocação na esperança de que possamos ter realizado isso.

    Com certeza, aquela região pode responder muito rápido em produção, em produtividade e geração de renda para o Brasil.

    Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/03/2016 - Página 80