Pela Liderança durante a 19ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas ao governo do Acre pelas precárias condições de trafegabilidade em que se encontra a BR-364.

Registro das visitas políticas efetuadas por S. Exª a Municípios do Estado do Acre para o pré-lançamento de candidatos do PSD às eleições municipais.

Autor
Sérgio Petecão (PSD - Partido Social Democrático/AC)
Nome completo: Sérgio de Oliveira Cunha
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela Liderança
Resumo por assunto
GOVERNO ESTADUAL:
  • Críticas ao governo do Acre pelas precárias condições de trafegabilidade em que se encontra a BR-364.
ATIVIDADE POLITICA:
  • Registro das visitas políticas efetuadas por S. Exª a Municípios do Estado do Acre para o pré-lançamento de candidatos do PSD às eleições municipais.
Publicação
Publicação no DSF de 02/03/2016 - Página 92
Assuntos
Outros > GOVERNO ESTADUAL
Outros > ATIVIDADE POLITICA
Indexação
  • CRITICA, GESTÃO, GOVERNO ESTADUAL, ESTADO DO ACRE (AC), MOTIVO, PRECARIEDADE, SITUAÇÃO, RODOVIA, LOCAL, ENTE FEDERADO, SOLICITAÇÃO, DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), FISCALIZAÇÃO, COBRANÇA, REPARAÇÃO, ASFALTO, ESTRADA.
  • REGISTRO, VISITA, ORADOR, MUNICIPIOS, ESTADO DO ACRE (AC), REFERENCIA, PARTICIPAÇÃO, LANÇAMENTO, CANDIDATO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO SOCIAL DEMOCRATICO (PSD), ELEIÇÕES, VEREADOR, PREFEITO.

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Senador Paulo Paim, primeiramente, queria lhe parabenizar. Fico pensando aqui como seria este Senado sem o Senador Paim! Segunda-feira, terça-feira, todos os dias aqui. Sempre que é preciso ele está aqui, presidindo as sessões, para que nós possamos fazer uso da tribuna.

     Então, eu queria parabenizar V. Exª, parabenizar o povo do Rio Grande do Sul por nos dar a oportunidade de tê-lo aqui como nosso Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Permite-me só uma frase?

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) - Sim.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Eu gostei muito do seu Estado, e a sua presença lá, com certeza, deu um brilho àquela audiência pública da CDH, para discutirmos o direito dos trabalhadores.

    Agradeço muito a V. Exª.

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) - O prazer foi todo nosso! Eu que tive o prazer de recebê-lo ali, junto com os demais colegas Parlamentares, Deputados Estaduais. Antes de começar a ler a nossa audiência, eu disse que o Acre estava recebendo uma das maiores autoridades que nós temos aqui no Senado, pela sua postura, pela sua forma de fazer política e pelo respeito que o senhor tem para com os seus companheiros nesta Casa.

    Obrigado, Paim!

    Meus amigos, o que me traz à tribuna nesta noite de hoje é fazer um relato da nossa viagem, que fizemos na quinta-feira. Saímos de Rio Branco muito cedo e fomos até Cruzeiro do Sul, em uma comitiva de 17 pessoas. Tentamos arrumar uma van, mas, infelizmente, hoje, no nosso Estado, temos a BR-364 com 648km. Você não consegue alugar uma van, porque a situação da estrada é tão precária que as pessoas têm medo de rodar.

    Pegamos, então, dois carros, duas camionetes, traçadas, e fomos até Cruzeiro do Sul, mas a situação da estrada é tão precária, tão caótica! É de cortar o coração.

    Aqui, nós temos que reconhecer o esforço do Governo Federal, que está fazendo uma operação de tapa-buraco, usando aquelas pedras rachão, como eles chamam, naqueles lugares mais críticos. Só que as caçambas que estão levando esse material estão destruindo o pouco que restava na estrada. Não sei como uma estrada em que foram gastos mais de R$2 bilhões, nos governos do PT, pode estar praticamente desmanchando. É verdade, nós estamos no inverno, mas, se você constrói uma estrada, uma BR federal, e, se quando vem a chuva, a estrada derrete, isso não é estrada.

    Então, eu lamento!

    Estivemos conversando com as pessoas que usam aquela estrada frequentemente, ouvindo aqueles depoimentos. É de cortar o coração a quantidade de carros quebrados às margens da estrada, carro pequeno, carro grande. Eu conversava com um dos proprietários de uma empresa que está prestando serviço na região: de cada dez carretas que vão levando pedras, cinco, quando voltam, têm que ir direto para a oficina. As pessoas estão lá, trabalhando, porque têm que trabalhar, numa crise como esta, mas fica um trabalho praticamente inviável.

    Nada contra as empresas. Eu penso que as pessoas que fizeram aquela estrada, que dizem que fizeram a estrada têm que prestar contas. É dinheiro público! Eu estou falando de quase R$2 bilhões e de uma região que é importante, que atende ao Município de Sena Madureira. Ali, há um trecho que está de certa forma bom; agora, de Sena Madureira a Manoel Urbano, de Manoel Urbano a Feijó, esses trechos estão horríveis; de Feijó a Tarauacá, muito ruim; e de Tarauacá a Cruzeiro do Sul, um trecho muito ruim.

    Portanto, as pessoas correm risco, se o inverno se estender, de ficar isoladas, e os governos do PT que estiveram à frente do nosso Estado sempre criaram essa expectativa.

    Quando cheguei a Cruzeiro do Sul, visitei alguns empresários que tinham estrutura para trazer suas mercadorias através de balsa; desmontaram toda essa estrutura e hoje estão reféns da estrada. Hoje não se pode trazer uma carreta com um peso maior, com uma tonelada maior, porque é proibido pelo governo.

    A situação é muito grave.

    Em relação às mercadorias, nesses Municípios dos quais estou falando, os preços subiram muito por conta dos fretes, que ficam muito caros, e, no final, quem paga é a população do nosso Estado.

    Fica aqui o meu protesto e a minha indignação por ter sentido na pele. Gastamos mais de 13 horas para rodar 600km de caminhonete traçada, porque, se não for de caminhonete, não se consegue chegar a Cruzeiro do Sul. Isso para mim é um absurdo, uma pouca vergonha! Os órgãos fiscalizadores, como o Tribunal de Contas da União e o DNIT, têm que responsabilizar essas pessoas que fizeram - não vou chamar de estrada - aquela pouca vergonha, porque hoje a população do Juruá está pagando um preço caríssimo por conta da irresponsabilidade dos governantes.

    Mas, meus amigos, eu queria falar também das coisas boas. Na nossa comitiva, na comitiva do PSD, do nosso Partido, estivemos visitando o Município de Rodrigues Alves. Fomos muito bem recebidos por nosso companheiro Everaldo, pelo nosso companheiro Jaílson. Fizemos uma reunião maravilhosa, lotaram o espaço, apresentaram os nossos pré-candidatos - mais de 20 pré-candidatos.

    Isso me anima muito, me deixa feliz, porque sei o quanto é difícil fazer política no nosso Estado, política de oposição. Aqueles nossos irmãos de Rodrigues Alves entenderam a nossa mensagem. Estão na luta, e, se Deus quiser, vamos participar dessas eleições municipais de uma forma muito forte e muito positiva.

    Estivemos também no Município de Mâncio Lima. Fomos recebidos na Câmara de Vereadores com um grupo grande, comandado pelo Vereador Kennedy, que é nosso amigo, nosso irmão, junto com um grupo grande de pré-candidatos a vereadores.

    Isso mostra a força do Partido, hoje, no Juruá; isso me anima muito, não só a mim, mas a toda a militância.

    Estava lá a nossa militância jovem; estava lá a Marfisa, representando o movimento das mulheres; estava o nosso Deputado Jairo Carvalho, que é um grande líder do nosso Partido; pessoas que têm nos ajudado muito. Sem eles, sem o apoio do Partido, esse trabalho não seria possível.

    Estivemos também, na sexta-feira - na quinta-feira estivemos nestes dois Municípios, em Rodrigues Alves e em Mâncio Lima -, em Cruzeiro do Sul. Lá, sim, graças a Deus, acho que agora conseguimos resolver o problema de Cruzeiro do Sul, comandados pelo Luiz do Correio e pelo nosso amigo, Dr. Rafael Deni, que é uma liderança nova, que veio para o Partido trazendo muitos filiados. À noite, fizemos um evento reunindo mais de 400 pessoas, num espaço bonito.

    Isso mostra que, em Cruzeiro do Sul, o PSD vai se tornar uma força no Município, que é um Município importante, onde sempre tivemos dificuldade em estruturar nosso Partido.

    Portanto, estou muito feliz com o que eu vi em Cruzeiro do Sul. Estamos focados agora em formar a nossa chapa de vereadores. Saí de Cruzeiro do Sul muito animado.

    Fomos a Tarauacá. Tarauacá já é um Município onde temos uma base com uma ex-Prefeita, que é a Drª Marilete, junto com o Cleudo. No sábado, fizemos uma festa maravilhosa. Mais de 500 pessoas lotaram o espaço numa festa bonita. Ela é a nossa pré-candidata a prefeita de Tarauacá. Tem todo o nosso apoio. Não iremos medir esforços para eleger a nossa pré-candidata, porque sabemos do seu compromisso, sabemos da sua competência. No pouco tempo em que ela esteve à frente da prefeitura de Tarauacá, ela fez um belo trabalho.

    À noite também inauguramos mais uma quadra de grama sintética, junto com o Prefeito Rodrigo, que é do PT. Nós sempre temos dito que acima dos interesses político-partidários estão os interesses da população. Temos alocado emenda para todos os prefeitos. Lá em Tarauacá temos um prefeito do PT, o Prefeito Rodrigo, e tivemos o prazer de inaugurar mais uma quadra de grama sintética. Essa é a segunda quadra de grama sintética que inauguramos no Município de Tarauacá.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Posso aproveitar o gancho?

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) - Claro, Sr. Presidente.

    O SR. PRESIDENTE (Paulo Paim. Bloco Apoio Governo/PT - RS) - Adoto exatamente o mesmo sistema de V. Exª. Minhas emendas são para todos os Municípios do Rio Grande, independentemente de questão partidária. Fico feliz em saber que temos a mesma prática.

    O SR. SÉRGIO PETECÃO (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PSD - AC) - V. Exª sabe, Senador Paim, que lá nós somos oposição ao Governo do PT, mas tenho dito que, com a dificuldade por que passa o nosso Município, nós não podemos excluir nenhum Município. Eu tenho ajudado muito o Prefeito Marcus Alexandre, da nossa capital, que é do PT. É uma pena que o Governador não pense assim, pois ele não faz convênio com prefeito de oposição. Por isso a dificuldade por que nossas prefeituras estão passando.

    Então, estivemos em Tarauacá inaugurando uma quadra de grama sintética. É gratificante ver a satisfação daquela juventude, daquela criançada, quando uma quadra de grama sintética é inaugurada, e você paga R$100,00, R$150,00, para usar aquele espaço. E nós, durante o nosso mandato, por meio de emendas do Governo Federal, estamos levando esse benefício à população mais carente. Esse é um apelo que as pessoas me faziam, na periferia de Rio Branco, quando eu era ainda deputado estadual, e depois, quando passei a Deputado Federal. Eu não sei como é no Rio Grande, mas na nossa capital existem quadras particulares, a juventude só tem acesso se pagar. E nós estamos fazendo quadras públicas, para que pessoas de baixa renda, pessoas menos favorecidas e mais humildes tenham acesso. Em Tarauacá, eu vi a satisfação da criançada, que me abraçava e agradecia, o que, para mim, é muito gratificante.

    Estivemos também em Feijó, estruturando o Partido. Graças a Deus, já temos em Feijó o PSD, que está começando, com muita dificuldade, e nós vamos nos empenhar para fortalecer o PSD em Feijó.

    No domingo, almoçamos, em Manoel Urbano, com o Pastor Aldemar, em uma reunião maravilhosa. Ele é nosso pré-candidato, Vice-Prefeito, uma pessoa que tem sofrido muito com a situação que o Município vive hoje. Infelizmente, como vice, ele não pode fazer nada. Manoel Urbano passa por uma situação difícil, e ele, atendendo a um apelo nosso, colocou o seu nome para pleitear a Prefeitura de Manoel Urbano.

    É uma pessoa por quem tenho um carinho muito grande, uma pessoa muito preparada e que, se Deus quiser, vai nos dar muita alegria ainda no Município de Manoel Urbano, já que a cidade passa por uma dificuldade muito grande, está esburacada e feia, e a nossa esperança é o Pastor Aldemar.

    Portanto, eu estou vivendo o melhor momento da minha carreira política. Graças a Deus, conseguimos estruturar o Partido nos 22 Municípios. Na quinta-feira da próxima quinta-feira, iremos ao Alto Acre. Quero lamentar e pedir que o Governo do Estado se sensibilize com aquela situação, que acione o Deracre, com toda aquela estrutura, a fim de resolver a atual situação da nossa BR-364.

    Ontem, eu conversava com um colega deputado estadual do PT, e ele disse: "Mas nós estamos no inverno!". É verdade, mas nós temos um BR. Vocês já imaginaram se todas as estradas que nós temos no País no inverno se tornassem intrafegáveis? Mas é porque a estrada foi malfeita. Os recursos destinados à estrada não foram aplicados na estrada. A grosso modo, eu não sou engenheiro, mas penso que se tivesse sido construído um viaduto de Rio Branco até Cruzeiro do Sul não haveria tanto gasto de recurso como foi gasto naquela estrada. E hoje a estrada está praticamente intrafegável.

    Portanto, fica aqui o meu apelo para que o DNIT fiscalize, cobre e não receba aquela estrada sem antes responsabilizar as pessoas, os governos envolvidos naquela obra, pois não existe estrada. O que existe é praticamente um ramal, um ramal de difícil acesso. E as pessoas que receberam esses recursos têm que prestar conta, porque a estrada que ali está não condiz com os R$2 bilhões que foram gastos

    Obrigado, Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/03/2016 - Página 92