Fala da Presidência durante a 17ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a homenagear os 111 anos de fundação do Rotary International e 100 anos da Fundação Rotária.

Autor
Hélio José (PMB - Partido da Mulher Brasileira/DF)
Nome completo: Hélio José da Silva Lima
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM:
  • Sessão Especial destinada a homenagear os 111 anos de fundação do Rotary International e 100 anos da Fundação Rotária.
Publicação
Publicação no DSF de 02/03/2016 - Página 21
Assunto
Outros > HOMENAGEM
Indexação
  • ABERTURA, SESSÃO ESPECIAL, ASSUNTO, HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, INSTITUIÇÃO BENEFICENTE, ASSISTENCIA SOCIAL, AMBITO INTERNACIONAL, REGISTRO, HISTORIA, ELOGIO, ATUAÇÃO.

     O SR. PRESIDENTE (Hélio José. Bloco Maioria/PMB - DF) - Antes de começar o meu pronunciamento, eu quero dizer que o meu mandato aqui - o mandato do Senador Hélio José - está aberto a todos os nossos colegas do Rotary, para poder discutir projetos, para poder encaminhar questões que são importantes na visão de vocês, que têm toda uma experiência, no dia a dia, de atender a coletividade e de fazer um trabalho comunitário tão bonito como o que vocês fazem. Então, o meu gabinete é o nº 19 da Ala Teotônio Vilela e estará sempre aberto a todos daqui de Brasília. O meu nome é Hélio José e estou às ordens. Obrigado.

     Sessão especial de homenagem ao Rotary Internacional e à Fundação Rotária.

     A história da organização que homenageamos hoje é extremamente inspiradora aos brasileiros nestes tempos de crise, porque ilustra a força que as pessoas têm quando se unem por uma causa e essa causa é boa.

     O Rotary Internacional começou como um pequeno grupo de jovens profissionais habitantes de Chicago, que, em 1905, se reuniram, pela primeira vez, para celebrar a amizade. Com o passar dos anos, os debates daqueles jovens amigos, liderados pelo advogado Paul Harris, centraram-se em maneiras de fazer o bem comum e de promover a harmonia entre os povos.

     Em 1917, os rotarianos tiveram a ideia de constituir um fundo que financiasse iniciativas beneficentes mundo afora. Nascia a Fundação Rotary. Com a difusão do ideal rotariano e o consequente encorajamento de outros idealistas do bem, a Fundação viabilizou inúmeros projetos independentes e assim se tornou essencial para transformar a visão de Harris em realidade. O impulso desse ideal revelou-se irrefreável.

     Como sabemos, o Rotary Internacional e a Fundação Rotária cresceram exponencialmente e, hoje em dia, figuram entre as maiores instituições de caridade do mundo, com mais de 1 milhão de membros. Então, quero homenagear a todos aqui, Ubiracy, porque é muito importante o trabalho que vocês fazem.

     Suas inúmeras campanhas de erradicação de doenças, de treinamento de professores, de promoção da paz em zonas de conflito, de fomento ao empreendedorismo e ao emprego, de auxílio às pessoas com deficiência, entre diversas outras, tornaram-se símbolos de eficiência e de eficácia em ajuda humanitária e para o desenvolvimento. Seu modelo de captação e governança é reconhecido mundialmente - onde a gente vai, o Rotary está ajudando as pessoas. É muito importante esse trabalho. E o que é mais surpreendente é que essas entidades fizeram o que fizeram sem nunca terem deixado de ser o que sempre foram: um clube de amigos que se reúnem periodicamente, que se socializam, que se divertem, que discutem os problemas da comunidade.

     Por tudo isso, o Rotary Internacional e a sua Fundação têm um legado moral muito importante, movidos pela força do ideal, da solidariedade, do espírito de comunhão e da fé no progresso humano. As entidades rotarianas nunca pararam de se expandir e se aperfeiçoar, o que é sempre muito importante. Não é outro o manancial em que o nosso País há de beber para resolver os seus problemas atuais, e é por isso que o sucesso dos rotarianos é tão inspirador no contexto que vivemos atualmente.

     Vejam que, no Brasil, que está abalado com a questão da zika, com a questão da chikungunya, com a questão da dengue, esse trabalho todo de conscientização e de aproximação com a comunidade que vocês têm é fundamental neste momento que está todo mundo assombrado com essa crise.

     Eu quero dar um muito obrigado a todos pelo convite que me foi dado para estar aqui.

     Declaro aberta esta sessão com muita honra.

     Antes de passar a palavra para o nosso primeiro orador, eu quero anunciar a presença de algumas autoridades aqui.

     O Embaixador da República da Eslovênia, Sr. Alain Brian Bergant. (Palmas.)

     Muito obrigado pela presença.

     O Diretor do Rotary Internacional entre os anos de 1999 e 2001, Sr. Hipólito Sérgio Ferreira. (Palmas.)

     Muito obrigado pela presença, Sr. Hipólito.

     O Diretor do Rotary Internacional entre os anos de 2009 e 2011 e Curador da Fundação Rotária entre 2011 e 2015, Sr. Antonio Hallage. (Palmas.)

     Srªs e Srs. Coordenadores Regionais, também o nosso abraço e a nossa saudação a todos - sei que há gente de longe que veio para esta homenagem, não é, Ubiracy?

     Srªs e Srs. Governadores do Rotary, o trabalho que vocês fazem é de grande essencialidade. Então, nossos cumprimentos.

     Srªs e Srs. Presidentes de Rotary Clubs, que são todas as organizações. Senhoras e senhores rotarianos e familiares aqui presentes, que vieram aqui nos prestigiar neste dia tão

importante.

     Vamos passar a palavra agora para a Governadora do Distrito 4530 do Rotary Internacional, a Srª Vera Lúcia Camilo Ribeiro, para o seu pronunciamento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 02/03/2016 - Página 21