Discurso durante a 27ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cobrança ao Governo Federal da instalação de universidades federais em Jataí e Catalão, no Estado de Goiás.

Autor
Wilder Morais (PP - Progressistas/GO)
Nome completo: Wilder Pedro de Morais
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO:
  • Cobrança ao Governo Federal da instalação de universidades federais em Jataí e Catalão, no Estado de Goiás.
Publicação
Publicação no DSF de 11/03/2016 - Página 19
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, CUMPRIMENTO, PROMESSA, AUTORIA, DILMA ROUSSEFF, PRESIDENTE DA REPUBLICA, ASSUNTO, CRIAÇÃO, CENTRO UNIVERSITARIO, LOCAL, MUNICIPIO, CATALÃO (GO), JATAI (GO), GOIAS (GO).

    O SR. WILDER MORAIS (Bloco Parlamentar Democracia Progressista/PP - GO. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Obrigado, Presidente, Dário Berger.

    Srªs Senadoras, Srs. Senadores, no início de novembro de 2015, a Presidente Dilma Rousseff anunciou que faria duas universidades federais em Goiás: uma em Jataí, no sudoeste do Estado, e outra em Catalão, no sudeste. Pensou-se que era o fim de uma luta que já durava 60 anos. Vim a esta tribuna, comemorei a implantação das duas universidades e reivindiquei a criação de outras, como a universidade federal do Entorno de Brasília. Aprovei emenda, no Plano Plurianual de 2016 a 2019, autorizando o Executivo a implantar a universidade também no norte e nordeste de Goiás. Os valores são estimados em R$200 milhões.

    Tudo parecia certo para as universidades federais referidas pela Senhora Presidente da República. Como foi dada como certa a sua construção, houve festa, foguetório, comentários positivos, mas a alegria durou pouco.

    A Senhora Presidente garantiu que visitaria Goiás, uma quinzena após a ótima notícia. No dia 19 de novembro, Dilma Rousseff conheceria as futuras instalações das universidades federais do sudoeste e do sudeste. Em Jataí e Catalão houve novas festas, novos foguetórios e novos agradecimentos, e a Senhora Presidente não apareceu em nenhum dos dois lugares. A ilustre visita foi remarcada para uma semana após. Novas festas, novos foguetórios, novos agradecimentos e nova decepção, a Senhora Presidente não apareceu por lá.

    Passaram-se os meses, mudou-se o ano e nada de Dilma. Pior ainda, nada das universidades. Claro que a comunidade reagiu. O Governador Marconi Perillo e outros militantes da educação insistem e trabalham, a todo instante, pelas novas universidades. Tem sido essa a rotina também do Reitor da Universidade Federal de Goiás, Orlando Amaral, e dos diretores regionais da UFG, Alessandro Martins e Thiago Jabur, de Jataí e Catalão.

    No fim de fevereiro, o Sr. Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reafirmou o compromisso da Presidente Dilma. Não tenho motivos para achar que o Ministro Mercadante vai protelar. Mercadante sabe das necessidades de nosso povo, tão em busca de conhecimento, tão carente de pesquisa.

    Na semana passada, Sr. Presidente, novamente visitei Catalão. Conversei com diversas pessoas, professores, estudantes, políticos. E a pergunta era a mesma que fiz, no plenário, em novembro do ano passado: cadê a universidade? O Ministro Mercadante respondeu que o projeto está pronto, passa por ajustes e será enviado ao Congresso Nacional. Novamente Goiás acreditou em Mercadante, só nos resta crer em sua palavra. Desde a sua volta, a esperança também retornou.

    O Prefeito de Catalão, Jardel Sebba, está lutando bravamente pela universidade federal do sudeste goiano. É a mesma missão do Prefeito de Jataí, Humberto Machado, que faz tudo pela universidade federal do sudoeste goiano.

    O Governador Marconi Perillo tornou esse sonho possível, inclusive doando o terreno para implantação da universidade federal do sudoeste. Marconi concedeu um terreno de mais de 80 alqueires em Jataí, em áreas nobres, numa das cidades com maior produção agroindustrial do País. São 80 alqueires goianos - e o alqueire goiano tem o dobro do tamanho do alqueire paulista. Foram 4 milhões de metros quadrados. Portanto, a área que Marconi doou para apenas uma das universidades é quase dez vezes maior que o Vaticano, é o dobro do tamanho de Mônaco para o campus de Jataí.

    As prefeituras também se desdobram para atender. As próprias câmaras municipais colaboram. A Mesa Diretora do Poder Legislativo de Catalão economiza para ajudar a administração. Assim, facilita ao Prefeito Jardel Sebba ser parceiro de Marconi na atração de boas novidades, como a universidade federal. O Presidente da Câmara de Catalão, Juarez Camilo Rodovalho, devolveu à prefeitura R$2,64 milhões, em 2015, sacrificando o duodécimo para fazer o bem da educação. Em meio à crise econômica causada pela política, o Presidente Juarez Camilo merece aplauso nacional pelo seu esforço. O Governador Marconi Perillo ajuda, o Prefeito Jardel Sebba ajuda. Falta apenas o esforço do Governo Federal.

    O Estado de Goiás merece, no mínimo, reconhecimento. Catalão e Jataí são regiões com alta produção industrial, agropecuária e mineral. O problema é que a Pátria educadora está adiando a aplicação dos impostos arrecadados em Goiás. Nosso Estado tem somente uma universidade federal. O sudeste e o sudoeste goianos fazem fronteira com Minas Gerais. Quando se atravessa a linha do mapa, a atenção é outra: Minas Gerais possui três vezes mais habitantes do que Goiás e onze vezes mais universidades federais. Parabéns para Minas! Melhores dias para Goiás!

    A proporção, em Goiás, é de uma universidade para cada 6,61 milhões de habitantes. É uma das piores médias do Brasil. Mas ainda há tempo de reparar esse abandono.

    Basta a Senhora Presidente da República cumprir o que anunciou para Goiás.

    Com a palavra, o Sr. Ministro Aloizio Mercadante.

    Com a esperança, o povo do Estado de Goiás, que ainda não terminou a batalha de 60 anos por mais universidades.

    Obrigado, Sr. Presidente.

    Era esse o meu pronunciamento.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 11/03/2016 - Página 19