Pela ordem durante a 24ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Comentário sobre a precariedade no fornecimento de energia elétrica no esatado de Roraima-RR.

Autor
Romero Jucá (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RR)
Nome completo: Romero Jucá Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
MINAS E ENERGIA:
  • Comentário sobre a precariedade no fornecimento de energia elétrica no esatado de Roraima-RR.
Publicação
Publicação no DSF de 09/03/2016 - Página 74
Assunto
Outros > MINAS E ENERGIA
Indexação
  • COMENTARIO, GRAVIDADE, SITUAÇÃO, RORAIMA (RR), MOTIVO, PRECARIEDADE, FORNECIMENTO, ENERGIA ELETRICA, REGIÃO, ENFASE, INTERRUPÇÃO, SERVIÇO, CRITICA, GOVERNO FEDERAL, FUNDAÇÃO NACIONAL DO INDIO (FUNAI), DEPARTAMENTO NACIONAL DE INFRA-ESTRUTURA DOS TRANSPORTES (DNIT), CIRCUNSTANCIAS, DEMORA, LIBERAÇÃO, LICENÇA, OBJETIVO, REALIZAÇÃO, OBRAS, CONSTRUÇÃO, LINHA DE TRANSMISSÃO, ORIGEM, MUNICIPIO, MANAUS (AM), ESTADO DO AMAZONAS (AM), DESTINO, BOA VISTA (RR), SOLICITAÇÃO, RESOLUÇÃO, CRISE, SISTEMA DE GERAÇÃO, ENTE FEDERADO.

    O SR. ROMERO JUCÁ (Bloco Maioria/PMDB - RR. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, eu pedi a palavra exatamente para protestar e relatar aqui o meu inconformismo com a situação que vive hoje o povo de Roraima, especialmente o povo de Boa Vista e de sete Municípios de interior, no que tange à situação da energia no Estado.

    Hoje, ontem e há algum tempo, Roraima vive apagões permanentes por conta, primeiro, das falhas de geração na Venezuela. Situação grave. A situação que vive a Venezuela, Senador Ivo Cassol, é gravíssima, e isso repercute em Roraima, já que a energia que abastece Roraima originariamente é vinda da Venezuela.

    Para enfrentar esse desafio, nós aprovamos, cinco anos atrás, a construção da linha Manaus-Boa Vista, vinda de Tucuruí, para que Roraima fosse interligada ao Sistema Nacional. Pois bem. Essa linha, Senador Elmano, deveria estar inaugurada em janeiro de 2015! Nós estamos em março de 2016, e a obra ainda não começou, porque a Funai não dá autorização para que os postes possam passar na área de servidão do DNIT, que não é área indígena! Mas fica perto da área indígena. Isso é um absurdo.

    Eu quero responsabilizar aqui o Governo Federal, quero responsabilizar a Funai, quero responsabilizar o próprio PT, que tem um ex-Senador presidente da Funai, Senador João Pedro - e a indicação da Funai em Roraima também é do PT -, porque o que estão fazendo é um crime contra o Estado de Roraima!

    Nós tivemos ontem um apagão o dia todo - hospitais, postos de saúde, escolas sem funcionar. Hoje novamente. E as termelétricas, que nós colocamos lá e fizemos investimento cobrando do Governo Federal, ontem não tinham óleo diesel para gerar os motores. Ou seja, um completo descalabro, um completo abandono a que está relegado o povo de Roraima.

    Eu quero aqui protestar. Quero dizer que cobrei hoje do Presidente da Eletrobras, do Sr. Costa, cobrei do Ministro Eduardo Braga. Nós temos que tomar uma posição para que essa linha seja construída e para que haja abastecimento de combustível nas termelétricas que estão lá como reserva estratégica, para não deixar o povo de Roraima abandonado à míngua, sem ter energia.

    Portanto, quero fazer este registro e dizer do meu inconformismo, da minha raiva, do meu protesto, para que Roraima não continue passando a situação por que está passando.

    Nós queremos uma solução urgente. Primeiro, com o combustível; depois, que a linha de transmissão seja construída para que o Estado de Roraima possa efetivamente ser interligado ao restante do Sistema Nacional. Existe tanta energia lá em Rondônia, Senador Ivo Cassol, e nós lá sem condição de ter uma luz acesa, uma unidade de saúde funcionando e tudo o mais.

    Fica aqui, portanto, o meu registro. Fica aqui o meu protesto e a vontade urgente de cobrar do Governo Federal as providências necessárias.

    Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/03/2016 - Página 74