Pela ordem durante a 24ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Apreensão com a invasão do MST à empresa Nortox, produtora de agrotóxico, no município de Rondonópolis (MT).

Autor
José Medeiros (PPS - CIDADANIA/MT)
Nome completo: José Antônio Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL:
  • Apreensão com a invasão do MST à empresa Nortox, produtora de agrotóxico, no município de Rondonópolis (MT).
Publicação
Publicação no DSF de 09/03/2016 - Página 75
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Indexação
  • APREENSÃO, SITUAÇÃO, MUNICIPIO, RONDONOPOLIS (MT), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), MOTIVO, INVASÃO, AUTORIA, GRUPO, SEM-TERRA, VITIMA, EMPRESA PRIVADA, PRODUÇÃO, AGROTOXICO, REPUDIO, ATIVIDADE, MOVIMENTO SOCIAL, ENFASE, POSSIBILIDADE, ENCERRAMENTO, EMPRESA, ENTE FEDERADO.

    O SR. JOSÉ MEDEIROS (Bloco Socialismo e Democracia/PPS - MT. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, uso da palavra para fazer também um registro.

    Agora há pouco, o Senador Caiado denunciou, aqui no plenário, a invasão da sede da Televisão Anhanguera, em Goiânia.

    Eu queria também fazer um registro. Moro numa cidade de Mato Grosso que tem 200 mil habitantes, uma pequena cidade - aliás, os três representantes do Estado de Mato Grosso são de Rondonópolis. É uma cidade que, como qualquer outra do Brasil, precisa gerar emprego e depende dos empregos para que sua população possa viver.

    Há uma grande empresa que se instalou no Município, a Nortox. Ela produz agrotóxicos que são liberados pela Anvisa, e, sem eles, a agricultura brasileira não funciona. O MST achou por bem fazer bandeira política desse tema e invadiu a empresa. O nosso temor é que, amanhã ou depois, um empresário desses se aborreça e vá embora do Estado, com prejuízo para a cidade e para o Estado.

    Então, fica aqui nosso registro, nosso repúdio. Há n bandeiras que o MST pode ter, inclusive a de regularização fundiária - o Governo está aí e não tem feito muito esforço. Mas, não: quer fazer graça, quer fazer panfletagem em cima de coisa séria.

    Fica aqui o meu protesto e o meu repúdio a esse tipo de ação.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 09/03/2016 - Página 75